São Paulo, 6 de março de 2025. O Grupo Furukawa Electric Co., Ltd. anuncia hoje a integração de suas operações globais de cabos de fibra óptica sob uma nova marca, Lightera, a ser oficialmente lançada no dia 01 de abril de 2025, na OFC Conference, em São Francisco, California (EUA). Esse movimento estratégico contempla as três unidades de negócios de cabos de fibra óptica do Grupo Furukawa Electric: sua divisão de Cabos de Fibra, no Japão, a OFS Fitel, LLC (OFS) e a Furukawa Electric LATAM S.A. (FEL) – sob uma estrutura unificada.
Liderando essa iniciativa global, Foad Shaikhzadeh atuará como Presidente e CEO, enquanto Holly Hulse assumirá o cargo de Presidente e COO. “Estamos entusiasmados em unificar nossas operações sob a marca Lightera, aproveitando nossa expertise global para impulsionar a inovação, a eficiência e o crescimento”, afirmou Shaikhzadeh. “Ao integrar nossos recursos, poderemos atender melhor nossos clientes em todo o mundo e contribuir para moldar o futuro da conectividade em fibra óptica”.
Um movimento estratégico em direção ao crescimento e a inovação
A criação da Lightera reflete o compromisso do Grupo Furukawa Electric em atender às demandas em rápida evolução de indústrias como inteligência artificial generativa, data centers, 5G/6G, serviços públicos, medicina, aeroespacial, defesa e sensoriamento. A nova organização irá operar por meio de quatro divisões regionais: América do Norte (NAR), incluindo a operação global de Specialty Photonics, América Latina (LATAM), Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e Ásia-Pacífico (APAC) — apoiada por oito funções corporativas para coordenação global.
Essa estrutura irá:
Potencializar a sinergia e a colaboração entre as equipes regionais, impulsionando a eficiência e a rentabilidade.
Fortalecer o desenvolvimento de fibras ópticas de alto desempenho e soluções de conectividade, promovendo a inovação no mercado global.
Implementar um novo sistema de gestão que possibilite uma tomada de decisão mais ágil e um alinhamento estratégico entre as regiões.
Expandir o alcance de mercado e contribuir para a Visão 2030 do Grupo Furukawa Electric, promovendo um mundo sustentável e conectado.
Lightera: nome e missão que iluminam o futuro
O nome Lightera simboliza uma nova era impulsionada pela luz, refletindo o potencial do progresso tecnológico e cultural. O logotipo da marca, inspirado em um farol, representa o compromisso da empresa em guiar as indústrias para o futuro, por meio da tecnologia avançada de fibra óptica, baseado na confiança e na confiabilidade estabelecidas ao longo de muitos anos.
À medida que a demanda global por comunicações rápidas, eficientes e sustentáveis continua a crescer, a Lightera oferecerá um portfólio inovador de soluções em fibra óptica, adaptado às necessidades de cada região. Por meio de investimentos estratégicos e avanços tecnológicos, a empresa posiciona-se como uma parceira confiável para clientes em todo o mundo, oferecendo produtos de alto valor agregado que impulsionam o progresso e ajudam a moldar o futuro da conectividade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDREIA DOS SANTOS RODRIGUES
andreia.rodrigues@agenciafr.com.br