Na era digital, inovar na forma como empresas interagem com seus colaboradores tornou-se essencial para garantir resultados consistentes e fortalecer a cultura organizacional. A gamificação, técnica que consiste na aplicação de mecanismos e dinâmica de pontuações, similar a de jogos lúdicos em outros âmbitos para motivar e ensinar os usuários de forma lúdica, aparece como uma ferramenta estratégica para engajar equipes, melhorar a produtividade e otimizar processos internos.
Segundo um estudo da TalentLMS, empresas que utilizam gamificação observam um aumento de 83% na motivação dos colaboradores e 72% reportam melhora no engajamento no trabalho. Para Raquel Sodré, CEO da Noz Comunidades, empresa especializada em soluções para engajamento no setor B2B2C, a gamificação vai além de oferecer um ambiente dinâmico; ela transforma a forma como as pessoas se relacionam com o trabalho e com a empresa.
“Gamificar não é apenas criar uma competição ou oferecer recompensas: é entender como motivar as pessoas ao alinhá-las aos objetivos estratégicos da empresa, mantendo o foco no desenvolvimento humano. Ao integrar elementos interativos e intuitivos no cotidiano corporativo, conseguimos não só engajar as equipes, mas também otimizar processos e criar uma comunicação mais eficaz dentro das organizações”, afirma Raquel.
Outro ponto crucial para o sucesso dessas iniciativas é a otimização da interface utilizada pelos colaboradores. Plataformas gamificadas devem ser intuitivas e proporcionar uma experiência fluida, destaca a executiva. “Ferramentas mal desenhadas podem gerar o efeito oposto e desmotivar os colaboradores. A Noz, por exemplo, desenvolve soluções que priorizam uma interface amigável e objetivos claros, garantindo que a experiência seja positiva desde o primeiro acesso”.
Empresas de diversos setores já colheram os benefícios dessa abordagem. Um exemplo prático é a aplicação de gamificação em programas de treinamento, onde elementos de desafio e recompensas têm acelerado o aprendizado e aumentado a retenção de conteúdo em até 60%, de acordo com a mesma pesquisa.
Com resultados sólidos e uma abordagem focada nas pessoas, a gamificação surge como uma aliada poderosa para empresas que buscam inovar em suas estratégias e construir um ambiente corporativo mais produtivo e engajador.
Sobre a Noz
Criada em 2018, a NOZ é uma plataforma que conecta marcas e seus públicos em um espaço interativo, promovendo o engajamento e o relacionamento por meio de conteúdos direcionados, treinamentos e um sistema de recompensas robusto baseado na gamificação de várias frentes. A empresa conta com uma um arsenal de ferramentas como o calendário de eventos, formulários, galeria de arquivos, links úteis e mural de aniversariantes, tudo isso com o intuito de nutrir o relacionamento entre os membros da comunidade, atendendo clientes como Suvinil. PetroRio e Grupo Fleury, para oferecer uma experiência completa na palma da mão.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
gabriela.andrade@pinepr.com