O mercado imobiliário brasileiro está em plena ascensão! Apesar da situação político-econômica em 2024, os financiamentos imobiliários registraram um crescimento impressionante de 22,3% em relação a 2023, alcançando a marca histórica de R$ 186,7 bilhões, o segundo maior volume já registrado, conforme dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Além disso, foram financiados 586,2 mil imóveis, um aumento significativo de 13,8%. Com o mercado aquecido no último ano, e o uso cada vez maior de produtos como o home equity (crédito com garantia imobiliária), existem grandes expectativas para o futuro.
Especialistas afirmam que em 2025, a tendência é de um mercado mais amadurecido, com produtos mais adaptados às necessidades dos consumidores e um crescimento significativo da adesão tanto para esta nova modalidade de financiamento (home equity), como uma expectativa de crescimento do número de transações e de empréstimos para aquisição da casa própria.
UCIup no Brasil
Diante de um cenário positivo para o setor financeiro, a UCI Brasil deu um passo estratégico no setor de franchising.
O Grupo UCI, conta com mais de 30 anos na Europa, e faz parte de uma joint venture entre o Banco Santander e BNP Paribas, garantindo solidez e confiança para seus parceiros e clientes. No Brasil, a UCI foi fundada em 2012 a partir da união de dois especialistas em crédito imobiliário: o Grupo Província (com mais de 40 anos no mercado) e o Grupo UCI. No Brasil, a UCI é especialista na intermediação de crédito e tem por ambição ampliar a rede através do modelo de negócio de franquias de investimento baixo de rápido retorno.
Com o objetivo de levar seus produtos e soluções de intermediação financeira de forma mais acessível e personalizada a diferentes regiões do Brasil, a UCIup busca fortalecer sua presença nacional, oferecendo aos franqueados a oportunidade de se beneficiarem de uma marca consolidada e com forte expertise no setor. Essa expansão por meio de franquias reflete a confiança da empresa no crescimento do mercado imobiliário e sua determinação em ampliar o alcance de suas soluções inovadoras, garantindo a mesma qualidade de atendimento e suporte que a tornou referência no segmento.
“A expansão para o Brasil reflete nossa visão estratégica de crescimento nos mercados com grande potencial e de elevado dinamismo. Após consolidar nossa atuação na Europa, identificamos no Brasil um cenário promissor, com alta demanda por soluções de crédito imobiliário e uma economia em pleno desenvolvimento. Nossa expectativa é criar uma rede sólida de franqueados, ajudando empreendedores a prosperarem e ampliando nosso impacto no setor imobiliário e na sociedade em geral. O Brasil representa uma oportunidade única para alavancar nossa expertise e consolidar nossa marca no mercado”, reflete Cátia Alves, diretora de estratégia e inovação da UCIup e membro do comitê de direção do Grupo UCI.
Desde a implantação da UCI no Brasil, já foram assinados mais de 12.900 contratos com um total de financiamento de R$ 3,5 bilhões. A UCI ainda faz parte da Great Place to Work, com o selo de qualidade, onde o objetivo é reconhecer empresas espalhadas pelo mundo que se destacam por pontos como cultura, nível de confiança e de satisfação dos colaboradores.
Diferenciais do negócio
A UCIup se destaca no mercado por oferecer uma solução completa e acessível para quem deseja atuar no segmento de intermediação do crédito imobiliário. O diferencial está no suporte especializado ao franqueado, desde a capacitação contínua, assessoramento no desenvolvimento do negócio, apoio no marketing orientado ao próprio franqueado até ao acesso a uma estrutura robusta, que inclui uma plataforma de multibancos.
Além disso, é utilizada tecnologia e processos ágeis para proporcionar mais eficiência na intermediação financeira, garantindo um atendimento personalizado e assertivo tanto para clientes quanto para parceiros.
Cátia pontua que outro grande diferencial é todo o know-how que a empresa trás da Europa, principalmente nas finanças sustentáveis, porque combina baixo investimento inicial com alto potencial de retorno, permitindo que franqueados cresçam de forma responsável e comprometidos com a sociedade. “Trabalhamos com crédito imobiliário acessível e adaptado, promovendo segurança financeira para clientes e franqueados. Além disso, oferecemos suporte estratégico contínuo, garantindo operações eficientes e alinhadas com o mercado, sem comprometer a saúde financeira da rede”, diz.
Modelo de negócio
A UCIup oferece soluções completas na intermediação de crédito imobiliário, incluindo crédito com garantia imobiliária (home equity), financiamento de imóveis residenciais e comerciais, financiamento de terrenos, portabilidade de financiamento e consórcio de imóveis, proporcionando uma vasta gama de produtos à disposição dos parceiros e flexibilidade e oportunidades para quem deseja comprar, investir ou otimizar suas condições de pagamento.
A rede trabalha com dois modelos de negócios: home office e store in store, que seguem a mesma estrutura operacional, incluindo valor de investimento. O franqueado atua de forma independente, utilizando a estrutura existente, seja em um ambiente residencial (home office) ou integrado a uma imobiliária, parceiro, coworking comercial (store in store). Em ambos os casos é oferecido suporte completo, incluindo tecnologia, treinamento e materiais para a captação e conversão de clientes.
Para empreender com a UCIup o investimento inicial total é de apenas R$ 24.800,00 (já incluso taxa de franquia, equipamentos e capital de giro). Estima-se que um franqueado consiga faturar no primeiro ano, em média R$ 17.300 por mês, obter um lucro mensal mínimo de R$ 11.800 e o retorno do capital é esperado em 4 meses.
Cátia salienta que o franqueado recebe com base no volume de operações realizadas. Por isso, o faturamento bruto médio mensal pode variar conforme a performance do franqueado, o volume de vendas e as condições do mercado. “Acreditamos que o sucesso do negócio está relacionado com a dedicação e perfil empreendedor do franqueado, independentemente do tamanho ou localização da cidade”, diz a diretora.
Bancos para obtenção de crédito
UCIup possui parceria com diversos bancos e instituições financeiras para a obtenção de crédito imobiliário, oferecendo aos clientes uma ampla variedade de opções e condições. Entre eles, Santander, Bradesco, Itaú e Banco Inter, além de instituições especializadas, como Oxy, GVCash, Ponte e Galeria.
A franquia ainda conta com a plataforma multibancos, disponível tanto via web quanto por aplicativo, que permite simular, cadastrar e realizar propostas simultâneas em diversos bancos, integrada a um sistema de CRM, facilitando a comparação e escolha das melhores opções para o cliente com rapidez, maior taxa de aprovação, conversões e sem complicação.
Perfil para empreender
Cátia conta que para investir nesse negócio, a franquia busca por profissionais como bancários, corretores de imóveis, agências imobiliárias, além de investidores em geral que se identifiquem com os valores da empresa; seja motivado pelo crescimento no mercado imobiliário; tenha perfil comercial; gostar de atuar no mercado financeiro; ou profissional de crédito imobiliário independente.
A diretora de estratégia e inovação conta que o papel do franqueado da UCIup é fundamental para representar a marca localmente, oferecendo soluções financeiras de qualidade no mercado imobiliário. “Ele opera dentro de um modelo comprovado, com suporte contínuo da franqueadora, contribuindo para a expansão da marca e para a realização dos sonhos dos clientes. Seu papel vai além da operação, sendo um facilitador da transformação financeira na comunidade local”, informa a executiva.
Suporte ao franqueado
O suporte da UCIup ao franqueado é completo e abrange diversas áreas, como marketing, comercial, gestão, compliance, operações, financeiro e treinamentos. Além de ainda ser oferecido orientação personalizada, em campanhas de marketing, estratégias de vendas, treinamentos contínuos e acompanhamento operacional, assegurando o sucesso e crescimento de cada unidade.
“Nossa principal vantagem é o acompanhamento contínuo, que vai desde a adaptação local do modelo de negócios até o treinamento constante e análise de desempenho. Oferecemos assistência em áreas essenciais como marketing, capacitação de equipes e otimização do uso de ferramentas tecnológicas, garantindo que cada franqueado tenha os recursos necessários para o sucesso”, conta Cátia.
Expansão
A UCIup nasceu em 2024 e em tão pouco tempo no franchising, conta com 5 operações franqueadas, presentes no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A expansão para este ano será focada nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo, um mercado estratégico e promissor para os negócios da marca. Para isso, o objetivo da franqueadora é alcançar 32 unidades até o final deste ano, um volume de financiamento de R$ 100 milhões das franquias e de R$ 1 bilhão da franqueadora, com faturamento previsto de R$ 18 milhões.
“O setor tem apresentado um crescimento constante ano após ano, e vemos 2025 como um ano promissor para o crédito imobiliário, especialmente no que diz respeito ao home equity. Por isso, estamos muito confiantes com a expansão dos negócios e crescimento da empresa”, finaliza Cátia Alves, diretora de estratégia e inovação da UCIup e membro do comitê de direção do Grupo UCI na Espanha.
Sobre a UCIup
A UCIup nasceu em 2024 direto para o franchising, e faz parte do Grupo UCI que surgiu na Europa há mais de 30 anos. No Brasil, a UCIup é especialista em crédito imobiliário, com soluções completas incluindo financiamento de imóveis residenciais e comerciais, financiamento de terrenos, crédito com garantia imobiliária (home equity), portabilidade de financiamento e consórcio de imóveis. Atua com modelo de negócio home office e store in store, com investimento inicial de R$ 24.800,00 e prazo de retorno de 4 meses. https://uciup.com/
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renata Brito Rodrigues Lucas
fatoseideias@fatoseideias.com.br