O futuro dos benefícios corporativos está sendo moldado por um novo modelo de gestão, que combina o poder de tecnologias emergentes com a humanização das relações entre empresas e colaboradores. Essa é a proposta que a Biz, plataforma de infraestrutura de pagamentos, serviços bancários, prevenção a fraudes e benefícios flexíveis, traz aos seus clientes para otimizar gastos e processos, mas também para estimular um cuidado genuíno e humanizado, resgatando a empatia no ambiente de trabalho.
A Biz está atenta às transformações que estão por vir, com o objetivo de entrar nesse campo e oferecer soluções cada vez mais customizadas para seus clientes, alinhadas a esse novo caminho. De acordo com Douglas Barrochelo, CEO da Biz, a aposta em novas tecnologias tem sido um elo fundamental para a personalização dos benefícios, permitindo que as empresas ofereçam soluções mais direcionadas às necessidades e preferências de cada colaborador, ao mesmo tempo em que resgata valores essenciais de pertencimento e cuidado com os colaboradores.
“A hiperpersonalização dos benefícios vai além da simples escolha de opções. Vamos para um futuro em que a tecnologia não apenas resolve problemas de forma eficiente, mas também se conecta emocionalmente com as pessoas. Com uma IA sendo parte da operação, por exemplo, já é possível sugerir um restaurante que se encaixa com o gosto pessoal do colaborador e com o saldo disponível no benefício, criando uma experiência verdadeiramente personalizada e humana”, afirma.
A Biz está implementando um novo modelo de “benefícios inteligentes” para que no futuro seja uma opção viável aos gestores de RH, que poderão contar com uma solução que conecta tecnologia, dados e um olhar empático para o colaborador. O objetivo é criar um ciclo de benefícios que não apenas entregue vantagens financeiras, mas cuide do bem-estar emocional e social de seus times. “O futuro não é mais sobre agrupar pessoas em categorias genéricas, mas sobre entender o que cada um realmente quer e precisa”, explica.
Outro ponto crucial para Barrochelo é a regulamentação do setor, um desafio ainda presente no Brasil, onde a falta de fiscalização pode prejudicar tanto as empresas quanto os colaboradores. O segundo parágrafo do artigo 458 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece uma diferenciação clara entre os valores considerados como parte do salário e os benefícios oferecidos aos funcionários. No entanto, é importante lembrar que a natureza salarial ou não dos benefícios pode variar dependendo de como eles são estruturados e se cumprem certos requisitos legais.
Por exemplo, vale-refeição e vale-transporte geralmente não têm natureza salarial, desde que sejam fornecidos de acordo com as normas estabelecidas em lei. Assim, se oferecidos dentro das regras da CLT, os benefícios não são considerados parte do salário. Entretanto, Barrochelo alerta para a necessidade de regulamentação no setor, já que a falta de fiscalização pode prejudicar tanto os colaboradores quanto as empresas. “A regulamentação é um aspecto vital para garantir que os benefícios sejam utilizados de forma eficiente e equitativa, sem limitações de mercado que prejudiquem a experiência do colaborador”, conclui.
Nesse cenário, a função do RH está se transformando e assumindo um papel cada vez mais estratégico. Em vez de se limitar a tarefas operacionais, os gestores de RH precisam olhar para os dados e identificar como os benefícios impactam positivamente a produtividade e a satisfação dos colaboradores. Segundo o CEO, é necessário mostrar, com dados e pesquisas, como um benefício bem estruturado pode gerar uma empresa mais saudável e engajada.
“Ao oferecer benefícios mais assertivos, alinhados com as necessidades dos colaboradores, o RH tem o poder de transformar a cultura da empresa e aumentar a satisfação no trabalho, resultando em um impacto direto no desempenho da organização. É preciso analisar como o benefício personalizado pode impactar positivamente todo o ecossistema”, afirma Barrochelo.
Por isso, a Biz, ao lado de líderes de RH e CEOs das mais diversas empresas, está à frente dessa transformação. Para o futuro, a companhia busca a combinação de inteligência artificial, hiperpersonalização e humanização das relações para aprimorar suas soluções e criar experiências mais satisfatórias para os colaboradores, ao mesmo tempo em que contribui para o crescimento sustentável das empresas. A visão de Barrochelo é clara: a integração da tecnologia com um olhar humano será a chave para um ambiente de trabalho mais feliz, produtivo e engajado.
Sobre a Biz
A Biz é uma techfin que atua para inspirar empresas a inovar, a pensar no futuro e na real oportunidade de desenvolver modelos de banco digital em seu ecossistema de negócios. Com 11,5 milhões de cartões emitidos, a Biz processa mais de R$ 20 bilhões por ano em mais de 100 milhões de transações. No portfólio estão mais de 500 clientes de diferentes segmentos, além dos milhares de estabelecimentos credenciados que utilizam as soluções indiretamente pela intermediação de negócios com estes clientes. Contando com tecnologias de ponta e certificações específicas e obrigatórias do setor, como a certificação PCI e o Selo de Fintech Segura, a empresa possui uma plataforma completa de pagamentos, serviços bancários, prevenção a fraudes e benefícios flexíveis, permitindo que outras marcas possam agregar valor ao negócio, oferecendo serviços financeiros como: conta digital, cartões (débito, crédito, benefícios, cargo), adquirência e soluções de crédito. Tudo isso com marca própria (White Label). A ideia é possibilitar a criação de modelos de operações financeiras de forma simples, ágil, robusta e segura, com o que há de mais moderno no mercado.
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MARINA ESCARMINIO DO NASCIMENTO
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