Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - Hipertensão atinge 45% dos brasileiros adultos, mas só 1 em cada 3 controla a doença
BEM-ESTAR

Hipertensão atinge 45% dos brasileiros adultos, mas só 1 em cada 3 controla a doença

fatimabrasil16/04/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto a média global de adultos entre 30 e 79 anos afetados pela hipertensão é de 33%, no Brasil estima-se que esse índice chegue a 45%, o equivalente a 50,7 milhões de pessoas. Desse total, 62% têm diagnóstico confirmado, mas apenas 33% estão com a pressão arterial controlada.

“A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é uma condição em que a força do sangue contra as paredes das artérias permanece elevada continuamente, o que obriga o coração a trabalhar mais para bombear o sangue. Considera-se hipertensa a pessoa com pressão arterial igual ou superior a 140 por 90 mmHg (14 por 9)”, explica o cardiologista Ulisses Gianecchini, do Hospital do Coração, administrado pelo Grupo Santa Casa de Franca.

O especialista destaca que fatores como obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão entre as principais causas da doença. “O sobrepeso e a obesidade, por exemplo, podem antecipar em até 10 anos o surgimento da hipertensão. Além disso, o consumo excessivo de sal e uma alimentação desequilibrada também contribuem para seu desenvolvimento”, afirma.

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações na visão podem ser sinais de alerta. No entanto, em grande parte dos casos, a hipertensão é silenciosa, o que torna essencial a medição regular da pressão arterial, mesmo na ausência de sintomas.

“A hipertensão, na maioria das vezes, não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos e mudanças no estilo de vida. Isso inclui manter o peso adequado, adotar hábitos alimentares mais saudáveis, reduzir o consumo de sal, praticar atividade física regularmente, evitar alimentos gordurosos, moderar o consumo de álcool, parar de fumar e controlar o diabetes”, orienta o cardiologista.

Celebrado em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da doença, que, se não controlada, pode levar a complicações graves, como infarto, insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC).

A neurologista Dra. Thaisa Mourão Vasconcelos de Mattos do Grupo Santa Casa de Franca, reforça que a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o AVC, tanto do tipo isquêmico quanto hemorrágico. “Quando a pressão arterial está descontrolada, há maior chance de rompimento de vasos cerebrais ou formação de coágulos, o que pode resultar em um quadro súbito de AVC. É uma situação que exige atendimento rápido para reduzir o risco de sequelas”, alerta.

Na Santa Casa de Franca, os atendimentos a casos de AVC são realizados de forma especializada, com suporte de equipe multidisciplinar, protocolo de trombólise e acesso ágil a exames de imagem, o que contribui para o diagnóstico precoce e a condução adequada dos casos. A instituição é reconhecida como referência em urgência e emergência neurológica na região e integra o Projeto Angels, iniciativa internacional que busca melhorar a qualidade do atendimento a pacientes com AVC. Em 2023, a Santa Casa conquistou a certificação diamante, concedida pela European Stroke Organisation (ESO), pelo alto desempenho e agilidade no cuidado a pessoas acometidas por acidente vascular cerebral.

 

Estrutura de referência no cuidado cardiovascular

O Hospital do Coração, administrado pelo Grupo Santa Casa de Franca, oferece estrutura voltada exclusivamente ao cuidado cardiovascular, com atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas e de urgência, exames diagnósticos e procedimentos de alta complexidade. A unidade está equipada para tratar desde casos clínicos até intervenções cirúrgicas, com suporte em hemodinâmica, UTI especializada e pronto atendimento cardiológico.

Com equipe multidisciplinar e acompanhamento contínuo, o hospital também realiza avaliações de risco cirúrgico, acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, além de exames como ecocardiograma, teste ergométrico, MAPA e holter, fundamentais para o diagnóstico e controle da hipertensão.

 

Sobre o Grupo Santa Casa de Franca

O Grupo Santa Casa de Franca, referência regional de urgência e emergência em média e alta complexidade, envolve três unidades hospitalares: Hospital Geral, Hospital do Câncer (Unidade Oncológica), Hospital do Coração (Unidade Coronariana), além de um Centro de Reabilitação com atendimento multidisciplinar.

A entidade também atua como OSS (Organização Social de Saúde) e administra os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) das cidades de Franca, Taquaritinga, Casa Branca, Campinas, Vale do Jurumirim, São Carlos e Ribeirão Preto.

Sendo a única instituição de referência terciária do SUS em toda a região, atende a 22 municípios do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), incluindo Franca – o que abrange uma população estimada em mais de 700 mil habitantes.

 

Assessoria de Imprensa do Grupo Santa Casa de Franca:

Isabela Tanasovichi – [email protected] (17) 99109-4334 WhatsApp

 

Predicado Comunicação 

Viviane Bucci – [email protected] (11) 94276-1550 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Carolina Santaro [email protected] (11) 9 3072-8305 WhatsApp

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Mais de 76 mil doses de vacinas são aplicadas no Dia D de Vacinação em São Paulo

12/05/2025

Você sabia que sua saúde bucal pode aumentar o risco de doenças graves?

12/05/2025

São Judas realiza 1º Simpósio de Implantodontia com especialistas renomados

12/05/2025
EM DESTAQUE

Peixe BR comemora inclusão do pescado na cesta básica

13/03/20240

Fintech Zetra firma compromisso com a equidade de gênero e raça e avança na inclusão corporativa

13/06/20240

Apresentador JP Vergueiro foi o responsável pela entrega do Troféu Band Folia 2024

22/02/20240

Sofia Schaadt: a explosão do novo ícone teen da moda e beleza nas redes sociais

26/01/20240

Em Florianópolis, Trattoria Carbone celebra o amor no Valentine’s Day com menu especial

13/02/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.