Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - FINANÇAS - IA, Open Finance e experiência do clientes: oportunidades para fintechs e bancos
FINANÇAS

IA, Open Finance e experiência do clientes: oportunidades para fintechs e bancos

30/07/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A transformação digital tem movimentado o mercado de bancos e fintechs, com novidades que prometem revolucionar a maneira como as instituições financeiras operam e interagem com seus clientes. O crescimento da IA (Inteligência Artificial) para melhora da eficiência operacional; a relevância do Open Finance, especialmente para ampliar a personalização da experiência do cliente; e a colaboração  entre fintechs e bancos tradicionais para impulsionar novas soluções ditam as tendências e apontam para  oportunidades para o setor.

Entre os principais ganhos da IA, por exemplo, estão a automação de processos. Instituições financeiras estão cada vez mais adotando este recurso para modificar a forma como realizam tarefas repetitivas, reduzindo custos operacionais e diminuindo a incidência de erros humanos. Os principais exemplos incluem a automatização de processos operacionais e atendimento ao cliente através de chatbots inteligentes.

Outra aplicação que terá impacto positivo é a personalização de serviços a partir do uso e análise de dados. Algoritmos de machine learning, por exemplo, analisam o comportamento dos clientes e podem prever suas necessidades, oferecendo soluções financeiras sob medida.

A utilização da Inteligência Artificial também tem sido eficaz para prevenção de fraudes. Sistemas baseados em IA podem identificar padrões anormais e suspeitos em tempo real, alertando as instituições sobre possíveis atividades fraudulentas antes que causem danos significativos.

 

Bancos e fintechs mais colaborativos em prol da inovação

Bancos e fintechs devem ampliar ainda mais a força para parcerias estratégicas nos próximos anos. Os benefícios são inúmeros, combinando a agilidade e a inovação das fintechs com o potencial de escala e a confiança das empresas e dos bancos estabelecidos. Isso resulta em produtos e serviços inovadores que atendem melhor às necessidades dos clientes.

As fintechs têm liderado a inovação em soluções de pagamento, incluindo carteiras digitais, pagamentos por aproximação (NFC) e soluções de pagamento instantâneo. Essas inovações estão tornando as transações financeiras mais rápidas, seguras e convenientes para os consumidores, além de aumentar a  inclusão financeira dos brasileiros, com a oferta de serviços bancários a populações desatendidas ou subatendidas.

Força do Open Finance, Blockchain e Criptomoedas 

Os movimentos de Open Banking e Open Finance estão ganhando cada vez mais tração globalmente, tendência que está transformando o setor financeiro.  A iniciativa permite que clientes compartilhem dados financeiros com terceiros de forma segura e estruturada, possibilitando uma maior competição e inovação, o que resulta em produtos e serviços mais competitivos e personalizados. 

O blockchain e as criptomoedas, por sua vez, estão remodelando o cenário financeiro, oferecendo maior transparência, segurança e eficiência nas transações. O uso de contratos inteligentes em blockchain vem revolucionando a maneira como os acordos têm sido firmados. Esses contratos auto executáveis garantem que as transações sejam realizadas de forma segura e transparente, sem a necessidade de intermediários.

As instituições financeiras estão usando criptomoedas cada vez mais para facilitar pagamentos internacionais, diminuindo custos e aumentando a velocidade das transações. A tecnologia blockchain permite transferências praticamente instantâneas e com menores taxas de transação.

Outro ponto alto é o quanto a tokenização de ativos físicos e digitais que vem se popularizando. Isso permite que ativos como imóveis, obras de arte e até mesmo ações sejam representados como tokens em blockchain, facilitando a negociação e aumentando a liquidez.

 

Foco na Experiência do Cliente

Por fim, a melhoria da experiência do cliente terá relevância ainda maior nos próximos anos e deve ser o foco do setor financeiro. A criação e o desenvolvimento de interfaces de usuário intuitivas e amigáveis com aplicativos bancários com design simplificado e funcionalidades claras que ajudam a aumentar a satisfação e a lealdade do cliente devem ganhar mais espaço.

Outra tendência que já está se tornando um padrão é o aumento da oferta de uma experiência omnichannel, na qual os clientes podem interagir com a instituição financeira por meio de múltiplos canais (telefone, chat, e-mail, redes sociais), de forma integrada e consistente. Isso garante que os clientes recebam suporte e atendimento de alta qualidade, independentemente do canal utilizado. Com uma comunicação cada vez mais horizontalizada, as ferramentas de feedback para coletar opiniões dos clientes e fazer melhorias contínuas em seus serviços terão mais e mais relevância, com destaque para pesquisas de satisfação e análise de sentimentos em chats e redes sociais. 

 

Cristiano Rocha é formado em Engenharia de Computação pela PUC-RIO. Possui mestrado em Inteligência Artificial pela mesma universidade e é pós-graduado pela Harvard Business School em Gestão de Negócios na América Latina. Experiente empreendedor da cena tech brasileira, fundou a AfferoLab, a maior empresa de educação e treinamento corporativo do Brasil, vendida em 2015 para o grupo de mídia alemão Bertelsmann. Em 2016, cofundou a BizCapital, focada em empréstimos online para pequenas empresas, onde passou a ser responsável por liderar o time de Data Science e Crédito e, depois de sete  anos, se juntou à Open Co, fintech de crédito sem garantias detentora das marcas Geru e BizCapital, após a fusão com a última. Na Open Co, o executivo assumiu o cargo de CRO (Chief Risk Officer). Cristiano também é um investidor anjo ativo no ecossistema brasileiro, tendo investido em startups de sucesso.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THALITA BATISTA ARIFA ESTEVES
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Quais são os melhores investimentos para quem deseja morar em Portugal?

10/02/2025

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024
EM DESTAQUE

ANVISA aprova novo tratamento para HPN, condição sanguínea rara que pode ser fatal

19/02/20250

Evite o Derretimento do Chocolate no Verão: Dicas de Armazenamento e Cuidados Essenciais

13/01/20250

Sindilojas Caxias orienta sobre horários de atendimento no final do ano

13/12/20230

Sedentarismo aumenta o risco de diabetes

19/11/20240

Natal personalizado: Como os Funkos Pop e a cola instantânea tornam os presentes inesquecíveis

26/11/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.