Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dentista das celebridades, Dr. Paulo Antonioli conquista São Paulo com sorrisos que transformam vidas

10/05/2025

Hospital do Amor se preparar para mais uma edição do Baile de Debutantes Fadas Madrinhas

10/05/2025

Heloísa Perissé revela bastidores da cura de câncer raro e detalhes de sua vida pessoal no PodSempre

10/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - FINANÇAS - Influenciadores digitais devem fazer a declaração do Imposto de Renda? 
FINANÇAS

Influenciadores digitais devem fazer a declaração do Imposto de Renda? 

08/05/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Criadores de conteúdo digital, quando remunerados, em casos de obrigatoriedade de apresentação da declaração do Imposto de Renda, devem declarar os ganhos obtidos pelas plataformas. Para os ganhos recebidos pela pessoa física, a tributação dependerá da fonte pagadora, podendo ser mensalmente pelo Carnê-Leão Web, caso os rendimentos sejam de outra pessoa física ou do exterior, ou pela retenção do IR na fonte, caso o pagamento seja feito por empresa domiciliada no Brasil. Em ambos os casos, os ganhos integram a Declaração de Ajuste Anual.  

Segundo Daniel de Paula, coordenador tributário da IOB, smart tech que entrega conteúdo de legislação e sistemas de gestão contábil e empresarial, influenciadores que optarem pela tributação dos ganhos na pessoa física não precisam abrir um CNPJ, uma vez que a tributação será calculada com base na declaração mensal, na qual a alíquota pode chegar a 27,50% sobre os rendimentos. 

Já nos casos em que o influenciador optar pela tributação dos ganhos como pessoa jurídica, vai precisar ter um CNPJ, escolher o tipo de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), e seguir as regras de tributação de cada regime fiscal.  Os depósitos dos ganhos obtidos devem ser realizados em uma conta bancária de pessoa jurídica os ganhos retirados pela pessoa física dependerá da sua natureza, ou seja, lucros ou pró-labore. 

“A escolha pelo CNPJ pode ser a melhor opção, mas dependerá das simulações efetuadas pelo contribuinte. Porém, quem não tem tanta certeza se vai criar conteúdo por muito tempo e não quer lidar com a burocracia de abrir uma empresa e ter um CNPJ, deve optar pela tributação na pessoa física e depois informar na Declaração de Ajuste Anual”, explica o coordenador tributário da IOB. 

O recolhimento mensal pelo Carnê-Leão Web e a informação na Declaração de Ajuste Anual são obrigatórios para quem receber ganhos de pessoas físicas e do exterior. Quem não declarar está sujeito à multa pelo atraso na entrega, mais multa e juros de mora pelo atraso no recolhimento do imposto.  

“Todo esse trâmite também deve ser realizado por criadores de conteúdo digital que receberam rendimentos por fontes pagadoras estrangeiras, convertendo os valores de dólares para reais. Declarar rendimentos recebidos do exterior é obrigatório e, caso não seja feito, pode resultar além de multas, em crime contra a ordem tributária”, alerta Daniel de Paula. 

 

IOB. Poder para transformar 

A IOB é uma smart tech que reúne o melhor de dois mundos: conhecimento e tecnologia. Um universo de possibilidades construído por mais de 1 mil colaboradores, que potencializam o dia a dia de clientes entre micro, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores econômicos e empresas de contabilidade. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela credibilidade e tradição aliadas a soluções tecnológicas, humanizadas e centradas individualmente em cada um de nossos clientes. A marca também é dona do IOB 360, que transforma o dia a dia dos contadores por meio de experiências completas. 

 

Informações para a imprensa: 

Focal3 Comunicação  

[email protected] 

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Quais são os melhores investimentos para quem deseja morar em Portugal?

10/02/2025

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024
EM DESTAQUE

Showhouse JADERALMEIDA 2025 traz experiência imersiva que celebra o design e a arquitetura em São Paulo

27/02/20250

Gasolina, diesel e etanol ficam mais caros na Região Nordeste na primeira quinzena de julho, aponta Edenred Ticket Log

26/07/20240

Até agosto deste ano, repasse do FPM aos municípios cresceu mais de R$ 6 bi

11/08/20230

Mercado global de Edutechs deve atingir US$ 404,08 bilhões até 2025

21/12/20230

Campanha de cestas de Natal da Cestas Super Brilho inicia com previsão de alta nas vendas, em comparação a 2024

31/10/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dentista das celebridades, Dr. Paulo Antonioli conquista São Paulo com sorrisos que transformam vidas

10/05/2025

Hospital do Amor se preparar para mais uma edição do Baile de Debutantes Fadas Madrinhas

10/05/2025

Heloísa Perissé revela bastidores da cura de câncer raro e detalhes de sua vida pessoal no PodSempre

10/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.