Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

12/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

12/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

12/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - Inteligência Artificial em sala de aula: uma ameaça ou uma oportunidade para o desenvolvimento criativo dos alunos?

Inteligência Artificial em sala de aula: uma ameaça ou uma oportunidade para o desenvolvimento criativo dos alunos?

03/09/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

São Paulo, setembro de 2024 – O uso crescente da inteligência artificial (IA) nas escolas tem gerado debates e reflexões sobre seu impacto na aprendizagem e, principalmente, na criatividade dos alunos. Críticos do tema argumentam que a AI, ao automatizar processos educativos, acaba por limitar a liberdade criativa dos jovens. No entanto, há uma perspectiva crescente que defende que, quando usada de forma adequada, a IA pode ser uma ferramenta para ampliar as capacidades criativas dos alunos, em vez de restringi-las.

A IA como facilitadora

A inteligência artificial, longe de ser um substituto da criatividade humana, pode atuar como um facilitador. Para Moacir Filho, CEO da e.ducar, uma solução educacional integral especializada em metodologias ativas e inovações pedagógicas e tecnológicas, as ferramentas de IA podem assumir tarefas repetitivas e operacionais, liberando tempo e espaço mental para que os alunos se concentrem em atividades que realmente requerem inovação e pensamento crítico. “Isso permite que os alunos dediquem mais tempo a projetos mais complexos e criativos do aprendizado, como os que envolvem resolução de problemas, planejamento estratégico ou mesmo experimentação artística”, afirma.

O equilíbrio necessário no uso da Inteligência Artificial

Embora a IA ofereça algumas vantagens, profissionais da área reforçam a necessidade de um uso equilibrado e supervisionado por educadores. A IA deve ser vista como uma ferramenta complementar que potencializa o ensino e a criatividade, mas que não substitui a orientação humana. “O verdadeiro desafio está em integrar a IA de maneira que ela complemente as capacidades humanas, sem que o desenvolvimento do pensamento criativo seja comprometido por inovações que devem ser usadas para somar, não restringir”, defende Moacir.

O estudo “Como a inteligência artificial impacta a criatividade dos alunos?”, publicado este ano no Journal of Creativity, oferece uma perspectiva equilibrada sobre o uso da IA na educação. Em um experimento, estudantes universitários foram solicitados a fazer um brainstorming sobre usos criativos objetos do dia a dia, primeiro sem a ajuda de tecnologia e depois usando o ChatGPT. Os resultados concluíram que a IA é uma ferramenta útil de brainstorming, ajudando a gerar mais ideias e estimular o pensamento criativo. 

Entretanto, também existem preocupações sobre a dependência excessiva da tecnologia. Alguns alunos avaliados relataram que, ao verem as sugestões da IA, tinham dificuldade em criar suas próprias ideias, o que pode impactar negativamente suas habilidades de pensamento criativo e autoconfiança.

Enquanto a IA pode ampliar as possibilidades criativas dos alunos, é necessário um uso cuidadoso para evitar que a tecnologia se torne uma “muleta” que prejudique o desenvolvimento de habilidades essenciais. “Ensinar os alunos a serem pensadores criativos por conta própria, antes de introduzir a IA, pode ser a chave para equilibrar os benefícios da tecnologia com o desenvolvimento humano. O desafio está em integrar essas tecnologias de forma a complementar, e não substituir, o potencial humano, garantindo que a criatividade e a tecnologia caminhem lado a lado”, conclui o CEO da e.ducar.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Caroline Vaz dos Santos
[email protected]

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

12/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

12/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

12/05/2025
EM DESTAQUE

Em 2025, indústria de petróleo e gás deve focar em eficiência financeira e retorno de investimentos em tecnologia

27/01/20250

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado de Finados

31/10/20230

PositivoSEG explica diferenciais dos principais equipamentos de segurança eletrônica e dá dicas para montar um sistema eficiente

17/11/20230

20 Fatecs de SP são autorizadas a realizar pesquisas em parceria com empresas

28/01/20240

Tici Pinheiro brilha em camarote na Sapucaí com cabelos longos e coque alto assinado pelo expert Romeu Felipe

20/02/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

12/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

12/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

12/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.