Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Inteligência artificial no atendimento? Especialista conta como usar a tecnologia da maneira certa
TECNOLOGIA

Inteligência artificial no atendimento? Especialista conta como usar a tecnologia da maneira certa

22/08/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Com a evolução do atendimento ao cliente, os consumidores hoje esperam uma resposta instantânea e uma experiência aprimorada, independentemente do setor, produto, preço ou canal de comunicação. No entanto, apesar dos benefícios da adoção de tecnologias e ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), ainda há um longo caminho a percorrer em termos de atendimento ao cliente e fidelização do consumidor.

Neste contexto, Willian Pimentel, Diretor Geral da Freshworks na América Latina, acredita que o futuro do atendimento ao cliente será mais brilhante do que nunca, mas exige que os líderes do setor pensem sistematicamente sobre como, quando e onde aplicar IA para melhorar a experiência.

“O aumento das expectativas dos clientes, que esperam um serviço eficiente e permanente, semelhante ao oferecido por empresas como a Amazon, reduziu a qualidade do CX em um momento de grande melhoria tecnológica. Os clientes querem tudo ao seu alcance e esperam um contato mínimo, por isso as empresas devem adotar novas ferramentas para atender a essas expectativas”, diz Pimentel.

Essa abordagem muitas vezes resulta em experiências ruins para os clientes, segundo o Diretor da Freshworks. “Um exemplo é que, quando a IA é aplicada indiscriminadamente, ela pode lidar bem com as chamadas iniciais, mas não resolver problemas mais complexos. Os clientes acabam frustrados quando seus problemas são direcionados incorretamente ou quando as soluções de IA são insuficientes.”

Para Willian Pimentel, é fundamental aplicar a IA de forma sistemática, começando pelos problemas mais simples e abordando gradualmente os mais complexos. O especialista explica que a IA pode realizar análises excelentes e compreender rapidamente os problemas dos clientes, mas quando erra, pode errar muito. “Portanto, a supervisão humana é necessária para garantir que as soluções de IA sejam precisas e emocionalmente inteligentes. Isso significa permitir que a IA lide com problemas simples e cotidianos, enquanto os agentes humanos lidam com os problemas mais complexos”, comentou.

Como alternativa para empresas que estão atrasadas no atendimento ao cliente e desejam atualizar rapidamente, o executivo da Freshworks destaca que elas devem primeiro entender seus desafios específicos. “As novas empresas de SaaS podem enfrentar problemas complexos que exigem uma gestão cuidadosa. A IA generativa pode ajudar a construir rapidamente um repositório robusto de conhecimentos e estabelecer um sistema de classificação eficaz utilizando IA. Isto significa categorizar os problemas com base na sua complexidade e garantir que os problemas mais simples sejam resolvidos rapidamente, enquanto os mais complexos são sinalizados para intervenção humana”. 

Pimentel também enfatiza que devem ser implementadas políticas e procedimentos claros: “Em um ambiente B2C, isso é essencial para que os sistemas de IA forneçam suporte eficaz. Por exemplo, a IA pode lidar com problemas simples seguindo protocolos predefinidos, mas os agentes humanos devem intervir quando a IA encontra problemas que demandem maior raciocínio”, finalizou.

 

Sobre Willian Pimentel

Willian Pimentel é Diretor Geral da Freshworks Inc. (NASDAQ:FRSH) na América Latina. O executivo é responsável pela estratégia de expansão e liderança de vendas da empresa na região. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de ITSM e CX, Willian tem capacidade de identificar tendências e oportunidades de crescimento como ninguém. Antes da Freshworks, o executivo também ocupou cargos de liderança na Avaya e na Citrix.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Samsung TV Plus: acerte a programação do Dia das Mães com opções gratuitas e variadas

09/05/2025

Odyssey Cup define os últimos classificados e anuncia Showmatch interativo com influenciadores

09/05/2025

 Dia das Mães: confira o guia de presentes da LG Electronics para cada tipo de mãe

09/05/2025
EM DESTAQUE

Shopping Bougainville promove Páscoa Encantada e Deliciosamente Divertida

09/04/20250

Nespresso Professional apresenta café Indonesia: um blend único e sustentável

02/12/20240

Accesstage projeta tokenizar mais de R$ 30 milhões em antecipação de recebíveis

12/08/20240

Em ação inédita, Domino’s oferece Coca-Cola 2L por R$4,90 neste fim de semana

10/11/20240

‘Essenciais para salvar a vida da minha filha”, diz pai de bebê desengasgada por PMs

08/03/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.