A itens, marca de iluminação especializada em design autoral brasileiro produzido em pequenas fábricas e comunidades de artesãos, participa da 21ª edição da SP-Arte, a principal feira de arte e design do Brasil, que acontece de 2 a 6 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Consolidado como um ponto de encontro essencial para artistas, designers, curadores, colecionadores e entusiastas da arte, o evento reúne o setor de design no térreo do Pavilhão, com uma seleção curada de estúdios que operam no diálogo entre arte e design autoral. Para esta edição, a itens apresenta uma série de lançamentos que celebram a cultura, legado artesanal e a natureza brasileiras, traduzidas em peças de iluminação com forte carga simbólica e narrativa. Cada coleção explora materiais e técnicas tradicionais, ressignificando elementos históricos, artesanais e naturais por meio de uma abordagem contemporânea. “Há um equilíbrio entre funcionalidade e expressão artística, com referências que vão da Renda Renascença ao Sertão, do impacto climático à delicadeza do vidro soprado, inspirado pela fauna, flora e também pelo povo brasileiro e seus saberes”, revela Mariana Amaral, diretora criativa da itens.
Coleção REDOMA, desenho Ana Neute para itens – Um tributo à renda Renascença
A itens, marca referência em iluminação autoral brasileira, apresenta REDOMA, uma coleção assinada por Ana Neute, com direção criativa de Mariana Amaral. A coleção será lançada numa instalação especial, trazendo uma série de luminárias que unem o design contemporâneo à tradição artesanal. Inspirada na delicadeza e precisão da renda Renascença, a coleção homenageia o trabalho das Rendeiras da Aldeia, que há gerações mantêm viva essa arte manual.
A renda, reconhecida como patrimônio cultural imaterial, é o elemento central das peças, protegida por uma estrutura de vidro jateado que recebe luz internamente, criando um efeito etéreo e acolhedor. Para reforçar sua simbologia, uma segunda redoma de vidro transparente envolve a peça, representando a preservação e a valorização desse saber ancestral. Além das versões em vidro, a coleção também conta com modelos que apresentam cúpulas de latão polido, refletindo as rendas ao seu redor e criando um jogo sofisticado de luz e sombras. Essa combinação de materiais permite composições variadas, agregando leveza, brilho e textura a ambientes residenciais e comerciais. Mais do que iluminar, REDOMA conta histórias. Cada luminária celebra o coletivo Rendeiras da Aldeia de Carapicuíba, formado por mulheres que encontraram na renda não apenas uma forma de expressão, mas também de autonomia e fortalecimento cultural. Desde 2006, o grupo, liderado por mestras como Wilma da Silva, preserva essa tradição, transmitindo seu conhecimento de geração em geração.
Mariana Amaral destaca: “Além da tradição envolvida na Renda Renascença, a coleção REDOMA traz a força do feminino coletivo, unindo o trabalho das rendeiras, de uma designer e uma diretora criativa. A simbologia fica ainda mais mágica quando assistimos ao processo: as rendeiras entoam cantigas enquanto tecem, ritmando o trabalho e carregando cada peça de brasilidade e emoção. Através da nossa parceira Rede Artesol achamos e selecionamos essa comunidade, que fez um lindo trabalho conosco, representando fortemente os valores e crenças não só delas, mas também da nossa marca e do nosso público”.
Coleção MARIA BONITA, desenho Mariana Amaral para itens – uma homenagem à força e bravura feminina do Sertão brasileiro
MARIA BONITA, assinada por Mariana Amaral, como o próprio nome diz, é inspirada na icônica Maria Bonita, primeira mulher cangaceira e símbolo de resistência e bravura no Sertão brasileiro. O principal destaque da coleção é a luminária de piso/ totem, que combina metal, latão e vidro soprado colorido, criando uma peça que une tradição, história e significado, ao exaltar uma figura feminina que transgrediu padrões exercendo um papel até então inédito para uma mulher no sertão brasileiro.
Com uma extensa faixa de luz LED que percorre a peça, a iluminação marcante e quente ressalta o colorido dos vidros e lembra o calor e a tonalidade do sol no Nordeste. Outro elemento marcante da peça são os detalhes em latão, acessórios que representam as joias e pepitas de ouro – uma alusão à busca pelo ouro pelos cangaceiros de Maria Bonita e Lampião. “A MARIA BONITA se destaca como um dos principais lançamentos da itens nesta temporada, reafirmando o compromisso da marca em traduzir e relembrar a cultura brasileira em peças autorais e inovadoras. Mais que uma luminária, as peças da coleção são itens de colecionador, uma mistura de arte, poesia e design”, completa Mariana.
Luminária DERRETIDA desenho Marcelo Stefanovicz para itens
Criada pelo designer Marcelo Stefanovicz para a itens, com direção criativa de Mariana Amaral, a DERRETIDA, vai além de uma simples luminária de piso – é uma provocação visual e conceitual. Seu design minimalista e elegante evoca a imagem de uma lâmpada derretida, como se o calor estivesse moldando sua própria forma.
om base metálica e tubos de silicone que remetem a lâmpadas T8 em colapso, a peça ultrapassa a função de iluminação e se torna um símbolo poético das mudanças climáticas e do papel da tecnologia na iluminação contemporânea. Fortemente presente nas coleções da itens deste ano, o tubo LED reforça a proposta da marca de unir o artesanal e o industrial, a modernidade e a ruptura, mesclados com o design brasileiro.
Criador compulsivo, disruptivo, moderno e extremamente artístico, Marcelo Stefanovicz colabora novamente com a marca, desta vez com uma luminária exclusiva que combina seu DNA com ao da itens.
Luminária Pendente TANGERINA – Elvira Schuartz para Itens
A itens apresenta a luminária pendente TANGERINA, assinada por Elvira Schuartz, dando continuidade à sua pesquisa sobre formas da natureza ressignificadas no design de iluminação. Produzida em vidro soprado na cor âmbar, a peça captura a essência orgânica e a suavidade das frutas cítricas, transformando-as em um elemento de luz sofisticado e atemporal. Nesta nova colaboração com a marca, Elvira reafirma seu domínio sobre o vidro soprado, explorando volumes, transparências e a materialidade do vidro para criar uma peça que une arte e funcionalidade. TANGERINA não é apenas uma luminária, mas uma celebração da natureza traduzida em design.
VIDA desenho Mariana Prestes para itens com direção criativa Mariana Amaral
Desde 2021 em estudo nas pranchetas da itens, a coleção VIDA toma forma definitiva em 2025, trazendo uma composição luminosa de tirar o fôlego. Fruto da união do DNA e estilo da Itens com o talento, a pesquisa e a observação da designer gaúcha Mariana Prestes, a coleção também se apresenta como uma instalação artística. Em sua primeira coleção autoral de iluminação, Mariana Prestes escolheu homenagear o Cardeal-Amarelo, uma ave em extinção presente exclusivamente no sul do Brasil. Sua alimentação é facilitada pela atividade pecuária da região, representando o equilíbrio entre a relação do homem com a natureza – uma coexistência necessária. Com linhas retas que se encontram, as hastes da luminária Vida representam, de um lado, o racional, o ser humano; de outro, a natureza, simbolizada pelo ponto de luz, tal como ocorre com o nascer e o pôr do sol. Suaves linhas orgânicas criam uma elegante ondulação, remetendo às curvas das coxilhas do bioma Pampa. “A harmonia desse encontro ocorre pelo equilíbrio homem-natureza. Isso, para mim, é a VIDA. Criar com a Itens é uma honra, pois estou ao lado de uma marca com excelência em iluminação, que representa e apoia a criatividade brasileira sob a direção e curadoria de Mariana Amaral. Fazer parte desse time de profissionais que admiro é integrar a seleção dos melhores em design de luminárias. ”, Explica Mariana Prestes.
Exposição de fotos dos bastidores da produção da coleção REDOMA
Ainda no stand da itens, na SP-Arte, será possível conferir uma exposição de fotos dos bastidores da produção da coleção REDOMA. Fotografada por Marco Antonio, o processo da renda ganha rostos através de dez imagens feitas na Comunidade das Rendeiras da Vila.
Serviço: 21ª edição da SP–Arte
Data: de 2 a 6 de abril de 2025 Endereço: no Pavilhão da Bienal
ttps://www.sp-arte.com/
oja conceito Itens Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1111 – Jardim Europa, São Paulo, SP
@itens_ | www.itenscollections.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VANESSA FUSCO DOS SANTOS
vanessa@avesani.com.br