O jovem Fernando (nome fictício), de 18 anos, que cumprem medida de semiliberdade na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Ribeirão Preto, participou e venceu, na última sexta-feira (08/11), a competição “Jornada de Foguetes do Cerrado em Brasília”.
O evento ocorreu nas dependências do Museu Nacional da República, localizado na Esplanada dos Ministérios em Brasília (DF), e foi realizado durante a 21° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A participação de Fernando na competição ocorreu por conta do jovem ser aluno de um curso técnico concomitante ao ensino médio no Instituto Federal de São Paulo no (IFSP) de Sertãozinho, e já fazer parte da equipe dedicada ao lançamento de foguetes de garrafas PET.
O objetivo da competição é fazer com que os foguetes, que são movidos a uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, alcancem a maior distância possível da base de lançamento.
As equipes então devem utilizar conhecimentos adquiridos nas aulas de matemática, física e química para elaborarem o melhor modelo de foguete e acertarem a proporção mais eficaz do “combustível”.
Além disso, devem respeitar as regras dadas pelas comissões organizadoras do evento, como não utilizar peças metálicas e nem componentes eletrônicos que possam oferecer vantagem na estabilização do experimento.
O foguete da equipe de Fernando bateu a marca de 402 metros, vencendo a competição contra os demais participantes.
De acordo com o jovem, a vitória foi muito importante para a equipe. “A competição é nova e está entrando no calendário dos eventos este ano. Porém, foi como um termômetro, não deixa de ser uma conquista e é uma oportunidade de testarmos nossos conhecimentos”, destacou.
Atualmente, o recorde nacional de lançamento de foguetes é de 560 metros, batido em outubro deste ano durante a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é um dos maiores eventos sobre o tema, realizado durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
O objetivo do jovem agora é continuar aprimorado seus conhecimentos. “Queremos bater esse recorde e estabelecemos para o futuro alcançar a marca dos 600 metros, quem sabe no próximo ano”, disse.
De acordo com o diretor da Semiliberdade, Andre Mazzo, Fernando é um jovem muito inteligente e que tem todo um futuro brilhante pela frente. “Continuaremos apoiando o jovem no que for preciso, para que ele possa trilhar uma história de sucesso”, destacou.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br