Saber como agir em situações de emergência pode salvar vidas. Foi com esse objetivo que os jovens em medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Esperança, de Itapetininga, participaram na última sexta-feira (18/10) de uma palestra sobre “Primeiros Socorros para Leigos”.
A ação foi ministrada pelo enfermeiro intervencionista, instrutor de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e técnico em segurança do trabalho, José Francisco de Moura Generoso.
Durante a palestra, o profissional, que já trabalhou nove anos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e há 12 em APH, orientou os jovens sobre o que fazer em diversas situações, como mal súbitos, crises convulsivas, engasgamentos, fraturas e hemorragias, mostrando ainda possíveis sinais e sintomas de cada um desses problemas.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CASA, Maria Tereza Cavalheiro Martins, a palestra foi muito positiva. “Os jovens ficaram interessados no assunto e tiraram várias dúvidas. Abordar este tema com eles foi muito importante pois um primeiro atendimento feito da maneira correta pode salvar vidas”, comentou.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destaca ainda que os conhecimentos adquiridos na palestra serão levados para a vida toda. “O que eles aprenderam poderá contribuir para o futuro, incentivando os jovens até mesmo a se interessarem em atuar nessa área profissionalmente”, concluiu.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br