A Kofisa, indústria de refrigeração comercial que tem uma linha pautada em equipamentos para cozinhas industriais, como geladeiras e balcões de serviço, relatou melhorias em diversas áreas da empresa após adesão ao Nomus ERP Industrial. Cliente da Nomus desde 2019, a empresa realizava a gestão de toda a produção através de um software próprio, mas sentia falta de funcionalidades importantes para a gestão da empresa, conforme relata Daniel Silva, gerente comercial do Kofisa:
“Quando a Kofisa começou, em 2005, utilizávamos um sistema próprio desenvolvido por um dos donos da empresa, que era programador. Por sermos uma empresa pequena naquele momento, o software atendeu nossa fabricação por algum tempo, até que fomos obrgados a procurar um ERP mais completo. Utilizamos um outro ERP por alguns anos, mas faltavam muitas funcionalidades que considerávamos fundamentais para otimizar a gestão da empresa. Fomos busscar uma alternativa, até conhecermos a Nomus em 2018, e a partir de 2019, realizamos a implantação do sistema, com o qual estamos muito satisfeitos até hoje”.
A Kofisa buscava por um ERP que fosse capaz de gerenciar todas as tarefas dentro da indústria, passando por tarefas administrativas, financeiras, regulatórias e de produção. Daniel relata que esse foi o principal diferencial para a escolha da Nomus como fornecedora: “Toda a construção específica para atender indústrias, foi o que chegou mais próximo do que precisávamos. Nossa empresa é obrigada, por exemplo, a atender algumas normas de certificações regulatórias, e fomos construindo todas essas obrigatoriedades através do sistema da Nomus. Além disso, o sistema contribuiu muito ajudando a sintetizar controles que a gente realizava de forma muito mais manual, como o sistema de contas a pagar e contas a receber. Isso possibilitou melhorarmos muito nossa gestão financeira”, comenta.
Atualmente, a empresa realiza a gestão de diversas áreas do negócio através do ERP da Nomus, como a parte administrativa, compras, faturamento, financeiro, vendas e produção e emissão de ordens. Além disso, a Kofisa utiliza o CRM parametizado da Nomus, ao invés do padrão. Daniel explica como essa personalização auxilia na administração da indústria:
“Como somos obrigados a seguir uma portaria do Inmetro, essa portaria determina que temos que ter o controle sobre todos os alinhamentos efetuados pela empresa. Então o CRM parametrizado possibilita que eu filtre o atendimento antes de determinar se é uma assistência técnica, se é um atendimento comercial, ou se é necessário abrir uma ordem de serviço para uma assistência sem garantia. Ou seja, esse CRM personalizado me permite segmentar todos os contatos que chegam através dos canais de comunicação da empresa, permitindo que eu direcione o chamado para o setor competente. E o mais importante, tudo isso fica armazenados com todas as outras informações dentro do sistema, garantindo total controle sobre elas”.
Através dos relatórios e dashboards personalizados da ferramenta, Daniel consegue acompanhar a rotina de toda a empresa, passando pela rotina de vendas, faturamento, contas a pagar e a receber, emissão de ordens, entre outras áreas fundamentais. Para ele, o principal ganho que a Kofisa obteve com a adesão ao Nomus é uma melhora no controle de seus indicadores:
“Essa personalização dos dashboards e a praticidade que eles oferecem de conseguirmos verificar todos os setores da empresa em quatro ou cinco abas nos trouxe muito mais segurança no planejamento na tomada de decisões em todos os setores. Ter isso tudo funcionando de forma simultânea e em tempo real facilita nossa visão e a ter controle sobre tudo que está acontecendo dentro da empresa.”
“Por todas essas melhorias na nossa administração e na nossa produtividade, estamos trabalhando forte na implantação de cada vez mais funcionalidades. Hoje, tenho a convicção que, se tivéssemos implantado o Nomus ERP Industrial desde nosso início, em 2006, estaríamos em um outro patamar, em relação ao nível de informação e ao desenvolvimento da empresa. Por isso, recomendo para quem trabalha com indústria, se aprofundar e conhecer o sistema, pois nós tivemos muita dificuldade para encontrar um sistema que abrangesse tudo que precisávamos e, após conhecer a Nomus, tenho certeza de que vamos trilhar uma parceria de muito sucesso por muitos anos”, finaliza Daniel.
Sobre a Nomus
No mercado desde 2005, a Nomus desenvolve sistemas de gestão ERP e PCP especialistas no segmento industrial. A empresa se destaca no mercado por ter sido fundada por engenheiros de produção, que projetaram os sistemas para utilizar conceitos avançados de Engenharia de Produção e tecnologia web afim de levar a excelência na gestão para as fábricas brasileiras. Sediada no Rio de Janeiro, a Nomus possui atuação em todo território nacional. Veja mais: https://www.nomus.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEPHANIE FERREIRA
stephanie@ideiacomm.com.br