Após o encerramento do Carnaval, o comércio entra em um período estratégico, com duas grandes datas pela frente: a Páscoa (20 de abril) e o Dia das Mães (11 de maio). Segundo a Kantar, as vendas de chocolates em 2024 cresceram 15% em comparação com o ano anterior, impulsionadas principalmente por formatos tradicionais, como barras (22,5%) e caixas (45,3%). Cerca de 44% dos lares brasileiros compraram chocolates, com o autosserviço sendo o principal canal de vendas. Para o Dia das Mães, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo projetou um volume de vendas de R$ 13,2 bilhões, um aumento de 3,5% em relação a 2023. Aproveitar o alto fluxo de consumidores nessas datas exige que os lojistas desenvolvam um planejamento focado na fidelização a longo prazo. Esse cenário destaca a importância de estratégias de marketing bem estruturadas, gestão eficiente de estoque e atendimento de excelência.
Pensando nisso, André Seibel, CEO do Circuito de Compras – Feira da Madrugada (CDC), reconhecido como o maior Shopping Popular da América Latina, compartilha 5 estratégias para capacitar os funcionários e otimizar o funcionamento das lojas. Confira abaixo:
Decoração e organização da loja
Aposte em uma decoração que cative seus clientes. Um ambiente bonito e acolhedor proporciona uma experiência memorável, incentivando novas visitas e despertando o interesse do consumidor. Detalhes como embrulhos personalizados e essências exclusivas ajudam a criar uma identidade única e a gerar lembranças positivas da marca. Use objetos que mantenham a essência da loja, reforçando a marca de maneira coesa e encantadora, sem poluir o visual.
Treinamento de equipe e contratação de freelancer
É fundamental garantir que a equipe esteja preparada para lidar com o público. A contratação de freelancers se torna uma solução eficaz em datas comerciais, permitindo suporte em setores como vendas, marketing e estoque. Esses profissionais oferecem flexibilidade de horários, facilitando ajustes para os dias e horários mais movimentados. Além disso, é essencial realizar um treinamento com os colaboradores fixos da loja para integrar os freelancers ao fluxo de trabalho e à gestão de estoque, garantindo que as vendas ocorram de maneira fluida e eficiente.
Organização de estoque
Como mencionado anteriormente, o estoque é um aspecto crucial da operação da loja. Para garantir que você tenha a quantidade ideal de produtos para atender à demanda, é fundamental analisar as vendas anteriores, focando nos itens que mais saíram no período. Isso ajuda a evitar rupturas no estoque. Além disso, reorganizar o espaço de maneira estratégica facilita tanto a recepção de novas mercadorias quanto o processo de venda.
Eventos interativos
Durante os 12 meses do ano, é essencial cultivar a fidelidade do cliente. Promoções ao vivo criam expectativa e atraem consumidores. Além disso, utilizar as redes sociais para realizar ações criativas é uma excelente estratégia para aumentar o número de seguidores e impulsionar vendas. Os participantes compartilham sua interação com a marca de forma orgânica, gerando engajamento e visibilidade para a loja. Ao marcar amigos em publicações, eles ampliam o reconhecimento da marca, atraindo ainda mais potenciais clientes.
Experiência do cliente
Nas redes sociais, responder rapidamente às dúvidas dos clientes demonstra cuidado e atenção, o que pode se transformar em vendas. A interatividade é fundamental; enquetes, por exemplo, não apenas engajam o público, mas também ajudam a identificar quais produtos poderiam ser promovidos ou quais estão sendo mais apreciados pelos consumidores. Solicitar feedbacks pós-compra é uma estratégia eficaz para conquistar a fidelidade do cliente e identificar áreas de melhoria que podem impulsionar ainda mais suas vendas. Além disso, a presença da marca nas redes sociais aumenta a visibilidade e potencializa as conversões.
“As estratégias de fidelização do cliente são fundamentais, pois são elaboradas não apenas para o consumidor, mas também para o lojista, que interage diretamente com ele. Como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, é essencial organizar a loja para atender à alta demanda, garantindo que o cliente tenha uma experiência positiva e retorne,” complementa Seibel.
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GIOVANNA MONTAGNER FERNANDES
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