Até o momento, em Pernambuco foram registrados 1.195.996 casos de Covid-19 e 23.116 mortes pelo vírus. O estado aplicou 23.089.336 doses da vacina monovalente e 1.209.052 vacinas da bivalente contra a doença. Os dados são do Ministério da Saúde.
Recife é o município que possui o maior número de doses aplicadas, tanto da monovalente, quanto da bivalente, com 4.621.664 e 243.595 respectivamente. Já a cidade de Ingazeira é a que possui menos aplicações da vacina monovalente, com 14.062 e Xexéu é a que possui o menor número de bivalentes aplicadas, com apenas 254.
A infectologista Karen Morejón destaca a necessidade de manter a vacinação bivalente contra a Covid-19 em dia. Ela ressalta que, apesar da redução de casos, ainda existem pacientes que desenvolvem quadros graves da doença, sobretudo aqueles com comorbidades.
“Então, mais uma vez, nós reforçamos a necessidade dessa vacina e reforçamos a necessidade de se fazer a vacina bivalente quando indicada, então todos nós devemos ter essa vacina atualizada assim como eu para falar, atualizadas também as outras vacinas do nosso calendário”, alerta.
De acordo com o governo de Pernambuco, a rede de vacinação é organizada individualmente por cada município. Portanto, é essencial consultar a prefeitura, a secretaria de saúde municipal ou uma unidade de saúde local para identificar os pontos de vacinação mais próximos de sua residência.
Veja Mais:
Número de testes positivos para covid mais que dobra em 1 mês, indica Abramed
Piso da enfermagem: reunião para decidir sobre ajuste salarial está marcada para 26 de outubro