A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) lançou no fim de 2024 a sétima edição do Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups. O documento é um dos principais estudos com dados sobre o segmento de startups, seguindo com o compromisso de compreender e mostrar como está a realidade das startups dentro do cenário brasileiro, dando visibilidade dentro do mercado e também mostrando as atuais dores.
Dentre os principais destaques estão os setores com mais startups: em primeiro lugar ficam as edtechs, com representatividade de 10,1%, seguida pelas fintechs (9,7%) e techs (9,2%). Soluções para outras empresas são maioria: 82,7% possuem foco B2B ou B2B2C. Quanto ao nível de maturidade, 29,9% estão em fase de tração, 25,1% de operação e 20,7% de validação.
Um grande desafio dos últimos anos tem sido a descentralização e a distribuição de startups no país, já que 57,6% delas estão localizadas na região sudeste, sendo que as regiões norte e nordeste, respectivamente, contam com apenas 4,6% e 11,5%.
“Tivemos um crescimento relevante nos investimentos no norte e nordeste do país, mas ainda é necessário trazer um olhar regionalizado que permita a melhor distribuição de recursos pelo território brasileiro. Há alguns anos já estamos fazendo um movimento bastante forte na Abstartups para promover encontros em todas as regiões do país, gerando networking e conectando investidores a iniciativas inovadoras”, finaliza.
O aumento de investimentos e destaques de startups nas regiões Norte e Nordeste também auxiliam na maior diversidade de pessoas, fundadoras das empresas. Segundo a Fundação Seade, os estados da Bahia, Amazonas e Pará são os Estados com maiores proporções de negros, próximas a 80%. Com o aumento de startups nas regiões, o número de pessoas negras e pardas irá crescer, já que de acordo com o último mapeamento, apenas 6% das pessoas fundadoras são pretas e 17,6% são pardas.
Para acessar o mapeamento completo, clique aqui.
Sobre a Abstartups
Fundada em 2011, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), nasceu em um momento em que o conceito de startups ainda era novidade no Brasil. Ao longo dos anos, empreendedores de diversas regiões do país começaram a se conectar, impulsionando um movimento que viria a transformar o cenário de inovação nacional. A Abstartups surgiu da união desses empreendedores, com a missão de criar uma rede coesa e colaborativa, voltada para o aprendizado, fomento e geração de oportunidades para startups brasileiras.
Hoje, a associação existe para construir o ambiente ideal para que as startups possam transformar o Brasil. A atuação da associação ocorre de maneira transversal ao ecossistema, buscando criar e fomentar relações entre todos os seus agentes. Ao longo dos seus 13 anos de existência, já realizou 150 eventos com mais de 180 mil empreendedores impactados.
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GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
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