Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - Minas Gerais registra mais de 23 mil casos de dengue em 2025
BEM-ESTAR

Minas Gerais registra mais de 23 mil casos de dengue em 2025

fatimabrasil13/02/202501
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Todos os anos a população mineira sofre com as arboviroses, em especial a dengue. Em 2024, Minas Gerais foi o segundo estado brasileiro com maior coeficiente de incidência da doença, com 7.924 casos por 100 mil pessoas. Em 2025, o cenário, por mais que seja um pouco melhor, ainda é preocupante. Até o início de fevereiro, Minas já registrou mais de 23 mil casos da doença e 2 óbitos confirmados.

Embora boa parte da população esteja familiarizada com a doença que acomete o país todos os anos, ela não deve ser banalizada. Gabriel Hypolito, infectologista da Hapvida NotreDame Intermédica, explica que a doença pode se desdobrar em outras complicações, como hemorragias, sangramentos espontâneos, insuficiência renal, alterações no sistema nervoso, dentre outros problemas que podem resultar em morte.

Os sintomas da doença são importantes também para a identificação da gravidade dela. De acordo com Hypolito, 95% dos infectados apresentam quadros com sintomas clássicos, como febre alta,  coceira nas mãos e pés, dor de cabeça intensa, fadiga, náuseas, dores musculares e atrás dos olhos.

Por outro lado, o infectologista afirma que os que representam os outros 5% das vítimas da dengue manifestam sintomas graves, como sangramentos, dores abdominais intensas e dificuldade de respirar. “Esses sintomas indicam que a doença pode evoluir de forma grave. Qualquer que seja o caso, a pessoa deve buscar atendimento médico o quanto antes”, aconselha Hypolito.

O médico também acende o alerta para o debate sobre os diferentes subtipos da dengue, afinal, uma pessoa só é imunizada pelo tipo em que foi infectada e a segunda infecção oferece o risco de desenvolvimento de formas mais graves da dengue.“Isso ocorre devido a um fenômeno chamado de amplificação dependente de anticorpos, em que os anticorpos do primeiro tipo podem facilitar a entrada do novo vírus nas células, agravando a resposta inflamatória e, consequentemente, piorando os sintomas”, explica Hypolito.

Além do atendimento acolhedor das clínicas e hospitais, a Hapvida disponibiliza para seus pacientes atendimento 24h por meio de teleconsulta, uma forma rápida, segura e confortável para receber as orientações dos médicos. 

 

 Tecnologia no combate à dengue

A extinção de focos de água parada é o principal modo de prevenção da doença, de acordo com o infectologista. O problema, no entanto, está também nos locais que não podem ser alcançados por cidadãos ou que, muitas vezes, sequer são identificados como propícios à reprodução do mosquito.

É o que explica Cláudio Ribeiro, CEO da Aero Engenharia, empresa especialista em Geoanalytics. “Muitos focos do Aedes aegypti estão situados em áreas de difícil acesso, onde a população e até mesmo agentes do governo não conseguem alcançar. Por isso, uma tecnologia que permita o mapeamento de regiões de risco, além de um tratamento dos focos com precisão é essencial”.

Com isso, o uso de drones no monitoramento e no tratamento das áreas pode significar mais eficácia no combate aos focos do mosquito. O Techdengue (techdengue.com), tecnologia da Aero Engenharia para o enfrentamento à dengue, age, inicialmente, identificando áreas prioritárias para o monitoramento de acordo com as necessidades de cada município.

A partir de sobrevoos dos drones então, são capturadas imagens georreferenciadas que são processadas e possibilitam a identificação de possíveis focos do Aedes aegypti, como pneus, caixas d’água abertas, piscinas abandonadas, etc. Em seguida, na fase de tratamento, os drones são carregados com larvicida para tratar até 26 focos do mosquito por voo, que dura aproximadamente 30 minutos. “Através de um estudo preliminar da área, é possível erradicar focos inalcançáveis ou não identificados com precisão e segurança, sem gerar riscos para qualquer colaborador”, completa Ribeiro.

Ainda segundo ele, o combate à dengue é um trabalho contínuo e deve ser intensificado fora do período de pico para reduzir a curva de casos e minimizar o impacto nos sistemas de saúde. “O envolvimento da sociedade também é de extrema importância, visto que a eliminação de criadouros domiciliares continua sendo uma medida indispensável”, completa.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORRAINE GABRIELLE SILVEIRA SOUZA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Cinco anos de telemedicina: de emergência a recurso indispensável na saúde

10/05/2025

Mais precisão diagnóstica para reduzir cirurgias desnecessárias de tireoide é aposta da ATA em novo guideline

10/05/2025

ACG Home Care valoriza os Enfermeiros e oferece oportunidade como franqueado

10/05/2025
EM DESTAQUE

Declaração de IR: saiba como se preparar e quais documentos reunir

08/02/20240

Fernanda Marques e Breton conquistam o prêmio European Product Design Awards

21/01/20250

Brasil tem 25,4 milhões de pessoas trabalhando por conta própria, segundo o IBGE

12/10/20230

Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 1,3% na atividade econômica em junho

16/08/20230

GCS Capital expande oportunidades de negócio e fortalece conexão do agribusiness brasileiro com Oriente Médio na Gulfood 2025

31/03/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.