Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - RECEITAS - Mr. Black Café Gourmet conta o que será tendência em 2025 nas cafeterias
RECEITAS

Mr. Black Café Gourmet conta o que será tendência em 2025 nas cafeterias

fatimabrasil25/04/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

O mercado de café gourmet no Brasil segue em ascensão, impulsionado pela crescente demanda por produtos de alta qualidade e experiências diferenciadas. Em 2025, as tendências de consumo apontam para um público cada vez mais exigente, que busca sabor, sofisticação e sustentabilidade em cada xícara.

 

O consumo de café no Brasil cresceu 1,11% em 2024, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Isso significa que os brasileiros consumiram 21,92 milhões de sacas em 2024, contra 21,67 milhões em 2023. Já o consumo per capita de café torrado e moído entre 2023 e 2024 caiu 2,2% (de 5,12 kg por habitante por ano para 5,01 kg), por conta do crescimento da população.

 

De acordo com especialistas do setor, os consumidores estão mais atentos à origem dos grãos, métodos de torrefação e processos sustentáveis de produção. Além disso, há uma valorização crescente de cafeterias especializadas e marcas que oferecem uma experiência sensorial completa.

 

A franquia Mr. Black Café Gourmet, referência no segmento, acompanha essa evolução e traz inovações que atendem às expectativas do mercado. Cristian Figueiredo, CEO da franquia, conta quais são as principais tendências observadas pelo setor:

 

– Cafés especiais e personalizados: o consumidor busca cada vez mais blends exclusivos, com perfis de torra e moagem adaptados ao seu paladar;

 

– Sustentabilidade e comércio justo: há uma maior conscientização sobre o impacto ambiental e social da cadeia do café, impulsionando a demanda por produtos orgânicos e certificados;

 

– Novas experiências de consumo: o consumo de café vai além do tradicional espresso. Métodos como cold brew, cafés infusionados e drinks à base de café ganham espaço no mercado;

 

– Expansão do delivery e autoatendimento: a conveniência continua sendo um fator determinante, com o crescimento de pedidos via aplicativos e máquinas de autoatendimento em estabelecimentos;

 

– Inovação em receitas e experiência do cliente: as cafeterias investem em novas receitas de cafés e aprimoram a experiência do consumidor, tornando cada visita única e especial.

 

“Com essa nova configuração do mercado, a Mr. Black tem se consolidado como uma das principais opções para quem busca investir no setor de cafeterias premium. A marca aposta na qualidade dos grãos, no treinamento especializado de seus franqueados e em um portfólio diversificado que atende a todos os perfis de consumidores”, reforça Figueiredo.

 

Tendências em cafeterias para 2025

 

Não é novidade que para conquistar e agradar o cliente é necessário se diferenciar da concorrência. Por isso, muitas cafeterias estão inovando tanto no cardápio quanto na experiência do cliente para se destacarem no mercado. 

 

Cristian conta sobre o que será tendência este ano em cafeterias, como por exemplo, novas receitas e métodos de preparo do café. “O cliente gosta de novidades e os jovens do que pode se tornar instagramável. Daí a necessidade de criar novas receitas ou detalhes que chamem a atenção e rendem boas fotos, como por exemplo a apresentação do café com novas decorações e até mesmo customização”, diz o empresário.

 

Acompanhamentos diferenciados como bolos artesanais, cookies recheados, croissants e opções mais saudáveis, como pães de fermentação natural e sobremesas sem glúten também estarão em alta. “Na Mr. Black a nossa grande aposta é o bolo red velvet, uma receita que eu trouxe de viagem a Nova York e que é o maior sucesso em todas as nossas unidades. Esse bolo vai bem com um cafezinho ou qualquer outra bebida. O sabor azedinho do glacê agrada a todos e em qualquer combinação”, fala.

 

Tecnologia e interação com cardápios digitais, programas de fidelidade e até cafés com QR Codes que contam a história do grão usado é algo que promete mudar esse mercado. “Aqui na Mr. Black utilizamos o programa fidelidade, a cada 1 visita o cliente ganha um ponto, juntando 10 pontos ele resgata qualquer café da casa. Essa ação possibilitou um aumento de 10% nas vendas e tem ajudado na fidelização. Essa estratégia vale muito a pena”, revela Figueiredo.

 

A inovação nas cafeterias vai além do sabor do café. Trata-se de proporcionar uma experiência completa ao cliente. Desde novas receitas e métodos de preparo até ambientes aconchegantes e instagramáveis, essas mudanças visam atrair e fidelizar um público cada vez mais exigente. 

 

“Com a crescente valorização dos cafés especiais e a busca por diferenciação no mercado, investir em personalização, tecnologia e qualidade no atendimento se tornou essencial. Assim, as cafeterias que apostam nessas tendências não apenas conquistam clientes fiéis, mas também fortalecem sua identidade e se destacam em um setor altamente competitivo”, finaliza o CEO da Mr. Black Café.

 

Mercado vantajoso

 

O preço do café vem aumentando a cada mês, mesmo assim isso não desanimou quem busca abrir uma cafeteria. De acordo com a Euromonitor, há 3,5 mil cafeterias no Brasil, número que sobe para 13 mil se forem contabilizados bares, lanchonetes e padarias que oferecem a especiaria.

 

A Mr. Black Café Gourmet nasceu em 2006 em Belo Horizonte/ MG e em 2012, com o avanço do negócio e algumas lojas espalhadas pela capital mineira, Cristian resolveu dar um novo passo e transformar em franquia. Hoje a marca está presente em seis estados e 36 unidades (5 próprias e 31 franqueadas). 

 

O empresário projeta alcançar 50 unidades em 2025 e faturamento de R$ 40 milhões. Para isso, vem investindo no aumento da capacidade de produção dos alimentos distribuídos para a rede, bem como na estrutura logística e suporte ao franqueado.

 

São mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, sendo que o café é de marca própria,  ampla gama de acompanhamentos como quiches, empanada, broa de milho, bolos e croissants, além de uma linha de sobremesas. Todos os cafés podem ser feitos com leite de aveia para atender ao público com restrição alimentar. O cappuccino cremoso, com receita exclusiva da marca, é o campeão de vendas dentro da franquia, além do tradicional pão de queijo mineiro que pode ser servido com recheio, e da torta red velvet.

 

Um dos diferenciais da Mr.Black Café é o combo 2 em 1 onde há a regionalização de parte do mix de produtos, ou seja, são produtos com altíssima qualidade e em conjunto não saem da cultura regional do franqueado. O investimento é a partir de R$ 156.900,00, com faturamento estimado entre R$ 40 mil a R$ 75 mil, lucro de 20%, e retorno do investimento previsto entre 24 a 36 meses. São quatro modelos de negócios que podem ser abertos em shopping, centros comerciais, prédios, hospitais, faculdades, rua de grande fluxo, supermercados, call centers, e estações de metrô.

 

Sobre a Mr. Black Café Gourmet

Fundada em 2006 em Belo Horizonte (MG), a franquia de cafeteria gourmet consolidou-se rapidamente no mercado, baseando-se em três pilares essenciais: alta qualidade dos produtos, ambiente moderno e acolhedor, e atendimento diferenciado. Em 2012, os gestores implementaram um plano estratégico de longo prazo, expandindo a marca por meio do sistema de franquias. A marca oferece mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, ampla gama de acompanhamentos e conta com quatro modelos de negócios: express, quiosque para shopping, loja de rua ou espaço corporativo, loja para shopping ou aeroportos com investimento inicial a partir de R$ 156.900,00, além de retorno previsto entre 24 a 36 meses. https://mrblackcafe.com.br/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Fatos&Ideias Comunicação – [email protected] 

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected] 

Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 – [email protected]

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renata Brito Rodrigues Lucas
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Festival gastronômico em motéis termina no próximo dia 21

13/05/2025

Além da água mineral natural, Minalba Brasil é destaque na APAS Show 2025 como referência em bebidas não alcoólicas

12/05/2025

Gastronomia como diferencial: Terral investe em espaços gourmets assinados por chefes renomados

12/05/2025
EM DESTAQUE

Preço do café arábica registra alta nesta sexta-feira (10)

10/11/20230

Veolink implanta base avançada no Centro-Oeste

18/01/20240

Veja dicas para conservar os chocolates por mais tempo

28/04/20250

Shopping Interlagos tem campanha com o sorteio de 30 iPhones 15 Pro Max

13/03/20241

Prestigiando a excelência no turfe: Calçada da Fama Vetnil ganhará nova estrela no Jockey Club Sorocaba

24/05/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.