Presença constante na mesa dos brasileiros, o macarrão, um dos produtos essenciais mais consumidos no país, se destaca não só pela sua versatilidade, mas também pela estabilidade de preço, que tem resistido às oscilações econômicas recentes. Segundo dados da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas, referência em inteligência de dados para o varejo e indústria, enquanto a cesta básica de mercearia sofreu um aumento significativo de 13,5% no terceiro trimestre, o preço da massa manteve-se estável, consolidando-se como uma escolha acessível para milhões de brasileiros.
Com mais de 93% do volume de vendas concentrado em opções de menor preço, como as massas tradicionais e de sêmola, o macarrão continua a ser um dos principais alimentos no carrinho do shopper. A massa de sêmola, por exemplo, responde por quase metade do volume total de vendas, reforçando sua popularidade. Em contrapartida, massas de maior valor, como as de grano duro e as caseiras, somam apenas 7% do consumo, embora tragam um apelo diferenciado para públicos mais exigentes.
Acompanhando as mudanças nos hábitos dos consumidores – que buscam uma alimentação equilibrada ou sofrem com restrições alimentares -, a procura por opções mais saudáveis do item vem crescendo, assim massas integrais e sem trigo, embora ainda representem uma pequena parcela (2,3%), já começam a ganhar mais espaço na cesta do consumidor.
Com preços que variam de R$ 6,85 nas opções tradicionais até R$ 21,75 nas versões mais premium, como as massas de grano duro, o macarrão permanece como um item essencial, seja pelo preço ou pela capacidade de transformar qualquer refeição em um momento especial.
Não à toa o Brasil é o quarto maior consumidor de massas no mundo, atrás apenas de China, Itália e Estados Unidos, mostra a força deste mercado, conforme aponta a Organização Mundial de Pasta (IPO). O consumo por aqui, além de ser significativo, carrega um forte valor afetivo, pois o macarrão é um alimento que facilmente se adapta a diferentes momentos, desde refeições rápidas e econômicas até pratos mais elaborados. “O macarrão é extremamente versátil e acessível, adaptando-se tanto aos hábitos alimentares quanto às restrições de consumo, e seu preço mais estável em comparação com outros produtos da mercearia básica é um grande diferencial”, afirma Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech.
Sobre a Scanntech
Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 45 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.
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