São Paulo, 05 de março de 2025 – Do total de dívidas dos consumidores vencidas em setembro de 2024, 60,6% foram regularizadas em até 60 dias da negativação, ou seja, até novembro. Os dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, também mostraram que as contas cujo valores eram acima de R$ 10 mil foram as mais priorizadas no período (75,6%).
“As dívidas de maior valor, como financiamentos de veículos e imóveis, costumam ser as mais onerosas e podem resultar na perda dos bens por falta de pagamento. Dessa forma, os consumidores costumam dar prioridade ao pagamento desses compromissos”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack. Confira, nos gráficos a seguir, a evolução mês a mês e a visão por valor da dívida:
Camila Abdelmalack elucida, ainda, que a comparação entre setembro de 2024 com igual período de 2023 indica “uma elevação modesta na recuperação das dívidas, o que reforçaa dificuldade das pessoas em acertar suas contas diante o contexto de alta taxa de juros e aceleração da inflação alta taxa de juros e da inflação”.
O ranking por setor das dívidas revelou que “Bancos e Cartões” foi o foco dos consumidores: do total de contas vencidas nesse segmento em setembro, 70,1% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência (novembro). “Securitizadoras” foi o que menos recebeu pagamentos (5,9%). Veja, no gráfico a seguir, a visão completa com a comparação do mesmo mês em 2023:
Ceará foi destaque entre as UFs
Ainda segundo o indicador, no detalhamento por Unidades Federativas (UFs), foi o Ceará que se destacou com 70,3% das contas no vermelho regularizadas no período. Já o Distrito Federal registrou a menor porcentagem (37,5%). Veja o levantamento no gráfico abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, acesse.
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
Você também lê esta notícia no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA TERESINHA SOSSMEIER
maria.sossmeier@edelman.com