Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Painéis de LED impulsionam negócios e se consolidam como ferramenta estratégica no varejo e serviços

13/05/2025

BiS SiGMA antecipa tendências do mercado

13/05/2025

Tachyonix e WA FENIX fortalecem ecossistema SAP com colaboração voltada à aceleração digital

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - NEGÓCIOS - Negociação com fornecedores: 3 estratégias poderosas para economizar e impulsionar os negócios
NEGÓCIOS

Negociação com fornecedores: 3 estratégias poderosas para economizar e impulsionar os negócios

12/09/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Boa capacidade de negociação com fornecedores é uma habilidade essencial para o sucesso de qualquer empresa. Estabelecer parcerias duradouras e vantajosas pode determinar a eficiência operacional e a competitividade no mercado. Além de contribuir para a redução de custos, uma negociação eficaz garante a qualidade dos produtos e serviços adquiridos e a pontualidade nas entregas. Ao desenvolver uma abordagem assertiva, as empresas conseguem construir relacionamentos de confiança com seus fornecedores, que, por sua vez, podem resultar em condições mais favoráveis, como melhores prazos de pagamento, descontos exclusivos e acesso a inovações. Assim, dominar a arte de negociar também impulsiona o crescimento sustentável do negócio.

Pensando nisso, Andrea Avedissian, Gerente de Marketing da Zippi, fintech que entrega capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores, compartilha 3 dicas para fazer uma boa negociação. Confira:

 

Compare com outros fornecedores

Antes de tudo, faça uma pesquisa para conferir o valor que outros fornecedores cobram pelo mesmo produto ou serviço. Saber o preço da concorrência dá mais poder na negociação e permite identificar variações significativas de preço e qualidade, bem como os diferentes benefícios oferecidos, como condições de pagamento, prazos de entrega e serviços adicionais. Por exemplo: Maria, dona de uma pequena confeitaria, precisava comprar 100kg de farinha de trigo. Antes de fechar negócio com seu fornecedor habitual, ela fez uma pesquisa rápida:

 

Fornecedor A: R$3,50/kg

Fornecedor B: R$3,30/kg (frete grátis acima de 50kg)

Fornecedor C: R$3,40/kg (5% de desconto para pagamento à vista)

 

Com essas informações, Maria voltou ao seu fornecedor habitual e conseguiu negociar o preço de R$3,25/kg, com entrega gratuita. Resultado? Uma economia de R$25 na compra e frete grátis. Quanto mais você souber sobre os preços e condições do mercado, mais munição terá para negociar.

 

Tenha seus objetivos em mente para não se perder na conversa

Se faça perguntas como: quanto de desconto espera conseguir? Além do valor, o que mais gostaria de negociar (frete, prazo de entrega, forma de pagamento). Definir claramente seus objetivos antes de iniciar a negociação ajuda a manter o foco e a evitar concessões desnecessárias. Considere também aspectos como a flexibilidade nas quantidades mínimas de pedido, condições de suporte pós-venda, exclusividade de produtos, e políticas de devolução. Estabeleça prioridades para cada um desses pontos e tenha clareza sobre onde está disposto a ceder e onde não pode comprometer. Manter uma lista desses objetivos à mão durante a negociação pode servir como um guia para garantir que todas as suas necessidades sejam abordadas.

 

Prepare os argumentos previamente

Por que você acha que merece um desconto? Compra bastante do mesmo fornecedor? Sempre paga em dia? Vai pagar à vista? Tenha essas respostas prontas e bem fundamentadas para apoiar suas demandas durante a negociação. Destacar a fidelidade e o volume de compras que realiza, pode ser um forte motivo para conseguir um desconto ou condições especiais. Se você tem um histórico de pagamentos pontuais, utilize isso como prova de sua confiabilidade financeira. Preparar argumentos sólidos e específicos demonstra que você pensou cuidadosamente na negociação, está ciente do valor que oferece como cliente e busca um acordo justo e vantajoso para ambas as partes. Utilize argumentos como:

“Sou cliente fiel há 5 anos, nunca atrasei um pagamento.
“Meu volume de compras aumentou 30% no último ano.”
“Estou considerando expandir para uma segunda loja, o que dobraria meus pedidos.”
“Posso garantir pagamentos à vista se tivermos um desconto de 7%.”

Os pagamentos à vista, aliás, ajudam bastante no poder de convencimento, pois pode beneficiar o fornecedor com uma liquidez imediata, o que justifica uma redução de preço. Contar com um capital de giro semanal pode ser uma alternativa para conseguir efetuar pagamentos de forma imediata, por Pix. 

Negociar não é apenas sobre economizar dinheiro. Também  é sobre construir relacionamentos, criar valor e impulsionar seu negócio para o próximo nível. Com estas estratégias em mãos, você está pronto para transformar cada negociação em uma vitória. Quanto mais você negociar, mais habilidoso se tornará. 

Sobre a Zippi

A Zippi é uma fintech que entrega capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores. Fundada por ex-alunos do ITA e MIT André Bernardes, Ludmila Pontremolez e Bruno Lucas, a fintech criou um meio de pagamento de crédito instantâneo para microempreendedores brasileiros. A Zippi soluciona os desafios de seus clientes por meio de produtos e serviços adaptados para as necessidades de pequenas empresas, microempreendedores e autônomos, focando na agilidade, relevância e eficiência, ajudando a atingir todo o potencial do negócio.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA APARECIDA DOS SANTOS
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

BiS SiGMA antecipa tendências do mercado

13/05/2025

Em abril, preços de todos os combustíveis caem no Sudeste, aponta Edenred Ticket Log

13/05/2025

Mercado cambial: 4 maneiras de como as notícias econômicas e políticas podem afetar

13/05/2025
EM DESTAQUE

Confiança do comércio sobe 2,2 pontos em agosto

30/08/20230

Golpes digitais avançam no Brasil; “brasileiro precisa estar mais alerta”.

27/10/20240

Objective anuncia nova estratégia de parcerias com a meta de crescer 25% em 2024

13/08/20240

Mais de 146 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos em 2023

19/01/20240

Na segunda edição anual do SIGNAL São Paulo, Twilio apresenta a próxima era de engajamento do cliente

28/08/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Painéis de LED impulsionam negócios e se consolidam como ferramenta estratégica no varejo e serviços

13/05/2025

BiS SiGMA antecipa tendências do mercado

13/05/2025

Tachyonix e WA FENIX fortalecem ecossistema SAP com colaboração voltada à aceleração digital

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.