De volta à Vila Belmiro depois de 12 anos, o jogador que encantou o mundo durante sua passagem pelo Santos, retornou este ano ao clube que o revelou. Neymar Jr chega ao Santos trazendo para os torcedores a esperança de vivenciar novamente grandes momentos e títulos ao lado do Peixe. O atleta vem de uma recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo realizada em outubro de 2023. Neymar utilizou câmaras hiperbáricas para acelerar o processo e garantir que voltaria em plena forma.
Neymar passou por cirurgia no joelho esquerdo por conta de uma lesão muscular. A médica Bruna Harada, ortopedista especialista em cirurgia do pé e tendão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e médica do esporte da Oxy Plastic, o maior centro de medicina hiperbárica do Brasil, explica que a prática que auxiliou a rápida recuperação de Neymar tem ganhado destaque no mundo dos esportes. “A medicina hiperbárica envolve a exposição do corpo a alta pressão com 100% de oxigênio, o que potencializa a absorção de O² pelos tecidos. Isso promove a formação de novos vasos sanguíneos, aumenta a produção de colágeno e reduz a inflamação, fatores que aceleram a cicatrização e diminuem o risco de complicações pós-cirúrgicas”, afirma.
A aplicação da terapia hiperbárica no contexto esportivo não é uma modalidade recente. De acordo com Harada, os primeiros estudos científicos envolvendo esses dois universos datam do início dos anos 90. Ela revelou que o interesse na aplicação da terapia hiperbárica em atletas inicialmente destinava-se à reabilitação de lesões osteomusculares e à redução do tempo de recuperação da dor muscular tardia relacionada ao exercício. “Com o tempo, descobriu-se que atletas expostos a altas concentrações de oxigênio também podem melhorar seu desempenho esportivo”, explica.
Harada revela que um estudo recente publicado pela revista Sports Medicine em fevereiro de 2022, intitulado “Efeitos da oxigenoterapia hiperbárica na respiração mitocondrial e no desempenho físico em atletas de meia-idade: um ensaio cego, randomizado e controlado”, declarou que a prática pode melhorar o desempenho físico em atletas master saudáveis. “Os resultados dos estudos são muito promissores. Observamos um aumento significativo na massa muscular e na capacidade respiratória (VO2 máx) dos atletas após algumas sessões de oxigenoterapia. Isso mostra que a terapia hiperbárica tem um grande potencial para melhorar o desempenho e acelerar a recuperação de lesões, dores musculares tardias e pós-operatórias no ambiente esportivo.”
Uma das principais melhorias inclui o consumo máximo de oxigênio, a potência e o limiar anaeróbico. “São tratamentos que regeneram, revitalizam e transformam. Comprovados, eles hoje oferecem segurança e máximo conforto em cada sessão de terapia. As câmaras são de última geração e operadas por equipes altamente especializadas”, explica Caroline Schmidt da Silva, médica hiperbarista e Diretora Clínica da Oxy Plastic, médica hiperbarista desde 2018 pela Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica.
A Dra. Caroline conta que a medicina hiperbárica promove o aumento da circulação, ajudando como tratamento complementar em algumas estratégias do lipedema, por exemplo, e que as aplicações estão sendo cada vez mais utilizadas no Brasil. “Auxilia na cicatrização de feridas e promove a recuperação muscular de atletas profissionais e amadores. Além disso, auxilia no tratamento de pacientes com dores crônicas, reduz inflamações, tem ação na longevidade, oferece benefícios especiais com curativos e recuperação para atletas”, argumenta. Com especialização em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e pós-graduação em Medicina de Urgência e Emergência pelo Instituto Israelita Albert Einstein, Caroline também é autora de estudos sobre cicatrização de feridas e tem ampla experiência no tema.
Sobre a OXY Plastic
A OXY Plastic é uma clínica de referência em medicina hiperbárica, comprometida em tornar esse tipo de tratamento acessível e disponível para diversas áreas da medicina, promovendo o bem-estar e a prevenção. Localizada no coração do Batel, Curitiba, com mais de 500m² de área construída, a OXY Plastic é o maior centro de medicina hiperbárica do Brasil. Cada sessão de câmara hiperbárica da OXY Plastic dura em torno de uma hora e trinta minutos e a clínica tem capacidade para atender um total de 28 pacientes diariamente.
Além da medicina hiperbárica, a clínica oferece uma ampla gama de serviços, incluindo spa capilar, fisioterapia, spa corporal e tratamentos avançados com curativos e procedimentos de alta tecnologia. Todos os tratamentos são realizados com prescrição médica e, para pacientes sem encaminhamento prévio, é oferecida uma consulta com a médica nutróloga da clínica. A parceria com laboratórios permite a realização de medicação injetável para pacientes com indicação médica, garantindo um cuidado abrangente e de qualidade.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS
milena.v.pereira.santos@gmail.com