Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - FINANÇAS - No centro da análise: o que esperar do Imposto Seletivo no Brasil?
FINANÇAS

No centro da análise: o que esperar do Imposto Seletivo no Brasil?

18/12/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

No dia 8 de novembro de 2023, depois de décadas de discussão no país, a Reforma Tributária (PEC 45/2019) foi aprovada no Senado – seguindo votação a favor realizada na Câmara dos Deputados, em julho deste ano. O texto, agora, volta para a Câmara para análise final acerca das mudanças propostas pelos senadores. 

 

Como se sabe, a Reforma Tributária tem como principal objetivo simplificar o sistema tributário vigente no país, considerado oneroso, complexo e burocrático pelos contribuintes. Assim, a rigor, trata-se de uma mudança, a princípio, esperada pelo ambiente de negócios brasileiro, que enxerga nesse processo de mudança uma possibilidade de desenvolvimento para a economia do país e de maior segurança fiscal para as organizações.  

 

Contudo, trata-se, naturalmente, de uma discussão que levanta polêmicas, sobretudo devido a novos mecanismos de cobrança que passariam a existir dentro do novo regime tributário, como é o caso do Imposto Seletivo.  

 

Possíveis perdas 

 

Dentre outros pontos apresentados pela PEC, a criação do Imposto Seletivo é um dos que concentra maiores discordâncias e polêmicas. Também conhecido como “Imposto do Pecado”, trata-se de um tributo federal (com a divisão de arrecadação entre os outros entes federativos) que incidirá sobre a importação, produção ou comercialização de bens e serviços considerados prejudiciais à saúde e/ou ao meio ambiente – como bebidas alcoólicas e cigarros, por exemplo.  

 

Apesar de um aparente consenso em relação aos impostos que incidem sobre esses bens, as discordâncias se apresentam em relação à taxação de outros produtos, como é o caso de alimentos ultraprocessados, agrotóxicos, veículos poluentes, entre outros. E questões relacionadas ao Imposto Seletivo já têm movimentado projeções de mercado no ambiente brasileiro. 

 

De acordo com um estudo encomendado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), estima-se que as exportações brasileiras de minerais metálicos podem sofrer uma redução de até R$ 1,16 bilhão anuais caso se mantenha a incidência do Imposto Seletivo sobre a extração de recursos naturais não-renováveis.  

 

Isso porque, conforme os autores do estudo, a criação do tributo poderia causar um aumento de preços e, assim, uma queda nas exportações – e, resultaria, ainda, na perda de competitividade nos cenários nacional e internacional. Por ora, o texto da reforma permite a cobrança de 1% do Imposto Seletivo na extração desses recursos.  

 

Ressalvas e discordâncias 

 

Mesmo que haja um entendimento de que produtos que causam malefícios à saúde devem ter uma taxação diferente, existem ressalvas – principalmente em termos sociais – para que a situação não se agrave por causa do aumento de preços.  

No caso do álcool, especialistas e pesquisas apontam para a possibilidade de os consumidores migrarem para outros produtos similares, porém mais graves e piores para a saúde. Já em relação aos ultraprocessados, existe o receio de que preços mais altos prejudiquem sobretudo as camadas mais pobres da população – principais consumidoras desses produtos.  

Já em outros setores, como o de Energia, as discordâncias se dão por questões econômicas e de competitividade. Isso porque uma eventual tributação especial no segmento pode tornar insustentáveis os contratos de transmissão e geração de energia, além de representar um obstáculo para a renegociação de contratos e, ainda, um desestímulo de investimentos no setor.  

Lei complementar 

 

Por mais que represente um tributo novo, o Imposto Seletivo apresenta similaridades com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o qual, conceitualmente, representa um imposto seletivo – ou seja, suas alíquotas são reduzidas conforme a essencialidade do produto.  

As alíquotas do novo imposto – que financiará fundos como o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – ainda podem ser alteradas ou zeradas para produtos específicos, a partir de uma posterior Lei Complementar. Isso porque o texto aprovado pelos deputados permitia que, após a promulgação da PEC, uma medida provisória (MP) instituísse o imposto.  

A previsão é a de que o Imposto Seletivo passe a ser cobrado apenas a partir de 2027, ano em que será extinto o IPI.  

É preciso, nesse sentido, que os contribuintes que sofreriam eventuais impactos provenientes do Imposto Seletivo aguardem os novos capítulos da Reforma Tributária – que, conforme supracitado, poderá sofrer novas alterações na Câmara e, inclusive, passar por vetos da Presidência da República. 

Desse modo, poderemos ter uma real clareza sobre o peso do “Pecado” no caixa das empresas. 

 

 

*Ralf França é Sócio Especialista em Planejamento Tributário no Ferreira & Vuono Advogados. Pós-Graduado em Direito Tributário, possui mais de 14 anos de carreira, lidando diretamente com temas como Regimes Tributários, Proteção Patrimonial, Sucessório, Holdings, dentre outros. 

 

Sobre o F&V Advogados 

O Ferreira & Vuono Advogados é um escritório jurídico empresarial com mais de 15 anos de experiência no mercado. Com um time de profissionais altamente capacitados, o escritório oferece suporte para ajudar as empresas a pensarem de maneira estratégica em seus negócios, obtendo um melhor planejamento e execução em suas atividades, sem excedentes preocupações com os aspectos jurídicos e com a mais alta segurança jurídica. Com um atendimento personalizado, ágil, transparente e confiável, o Ferreira & Vuono Advogados já atendeu mais de 300 empresas e administrou mais de 1.800 processos. Mais de R$ 270 milhões em tributos já foram recuperados. Veja mais: https://ferreiravuono.com.br/. 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Quais são os melhores investimentos para quem deseja morar em Portugal?

10/02/2025

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024
EM DESTAQUE

Serviço de Limousine em Miami: Perfeito para Casamentos e Festas

26/07/20240

Nove araras-azuis-de-lear são devolvidas à natureza com apoio de SP

12/04/20240

“Terror no Cinema”: Museu da Imagem e do Som prorroga megaexposição

02/02/20240

Torcedores de futebol impulsionam faturamento de bares e restaurantes

19/07/20240

Drones: O futuro da limpeza predial e de grandes estruturas está voando

15/01/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.