Fortaleza, outubro de 2024 – No episódio de outubro, mês marcado pela conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, o PodSempre, videocast da rede de farmácias Pague Menos, recebe Ana Furtado. Em 2018, a apresentadora foi diagnosticada com câncer de mama e após cinco anos de tratamento, teve sua cura. Durante a emocionante conversa com a apresentadora Juliana Oliveira, a jornalista e escritora compartilhou os momentos dessa jornada para servir como referência para outras mulheres em uma data tão importante como esta, além de ensinar o autoexame de forma prática. Com o tema “Importância da prevenção contra o câncer de mama”, o episódio vai ao ar no dia 09/10, às 12h, pelo YouTube.
Atualmente, o câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres, depois do câncer de pele. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e estima 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Ana conta que sempre realizou o autoexame e foi por meio dele que pôde identificar alguns cistos que, após exames de imagem, que complementam esse rastreio, e diagnósticos, descobriu que eram benignos. No entanto, em um dia específico sentiu um caroço diferente no seio esquerdo, e decidiu acionar a mastologista imediatamente. “Era como se fosse um botãozinho pequenininho, de joystick”, ilustra. Na mesma época, tinha vontade de realizar um procedimento estético, e aproveitaria o momento para fazer a remoção desse incômodo – mas as coisas não saíram como o planejado.
Apesar dos resultados não terem apontado algo negativo inicialmente, a intuição da jornalista dizia que aquele pequeno nódulo poderia ser algo a mais. “Eu continuava fazendo o autoexame e toda vez que eu chegava nesse cisto, alguma coisa acontecia com ele e me incomodava muito. Era como se meu anjo da guarda estivesse falando algo”, relata. Sua intuição estava certa. Foi então que decidiu repetir todos os exames e recebeu o diagnóstico de câncer.
“É um choque. Parece que um buraco abre no chão, você começa a cair e não tem onde você segurar. Vai caindo em um lugar que você desconhece, um lugar que dá um baita de um medo e que você não sabe se um dia vai conseguir sair”, relata. Foi então que ela passou a intensificar seus movimentos em favor do tratamento médico. “Eu continuei caindo nesse buraco, mas acreditei que tinha uma mola no fundo. Eu vou tratar e vou curar. Isso não vai me matar!”.
Nesse momento, entendeu que a relação com a doença precisava mudar. “A forma bélica como a gente trata determinadas coisas as tornam muito maiores e mais importantes do que elas são. Eu entendi que se eu tratasse o câncer como meu maior inimigo, eu estaria dando força pra isso”, pontua. Ana Furtado também passou a enxergar o diagnóstico de uma outra forma, como um aprendizado. Para ela, o câncer mudou o seu olhar para a vida, chegando até a salvá-la. “Eu achava que eu estava sendo feliz, fazendo as melhores escolhas. Vi que não era a protagonista da minha vida, pois fazia o que as pessoas pediam. Não pude escolher o que eu fazia ou com quem eu fazia. Isso sinalizou que eu não estava vivendo o que deveria viver, que estava me fazendo mal e precisava desacelerar e recalcular a rota”, pontua. “O diagnóstico fez com que eu encontrasse um propósito gigantesco na minha vida, e eu me coloquei à disposição!”.
Hoje, a apresentadora é embaixadora do Instituto Protea, que tem o objetivo de ajudar a reduzir a taxa de mortalidade do câncer de mama no Brasil, elevando a quantidade de mulheres tratadas e reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. Mas essa exposição nem sempre foi planejada. Ana relata que pensou muitas vezes em não abrir mais detalhes pois, segundo ela, o paciente oncológico infelizmente personifica todos os estereótipos negativos e tabus, e tinha medo de ter sua história e todas as conquistas apagadas pelo diagnóstico. Felizmente, mudou de ideia e atualmente usa a força de sua carreira e seus canais digitais para gerar essa conscientização.
Ana Furtado também é autora do livro “Até nunca mais: Como aceitei, resisti e superei um câncer”, que escreveu ao final de seu tratamento a fim de dar força e inspirar outras mulheres. “A vida não termina com o câncer e mesmo que ela possa vir a colocar um ponto final, ainda há muita vida para ser vivida. Precisa viver cada dia de uma vez, fazer as pazes com quem precisa, se amar e fazer as coisas que gostaria de ter feito. A vida é um milagre que não pode ser desperdiçado”, pontua.
A jornalista reforça que o câncer tem cura, mas para que ela seja alcançada o mais breve possível, o diagnóstico precoce é essencial. Para reforçar essa conscientização, há 28 anos Ana doa sua imagem para campanhas de Outubro Rosa. Sendo ainda mais didática, a apresentadora ensina, de forma prática, a audiência feminina a realizar o autoexame, que foi responsável pela identificação do nódulo cancerígeno. “É o exame mais simples que toda mulher pode fazer em casa, mas ele não substitui os exames de imagem, que temos que fazer anualmente”, finaliza.
Exames e consultas são parte fundamental de qualquer tratamento. Tendo em vista a importância desse acompanhamento, e para facilitar ainda mais o acesso a exames de rotina, a Pague Menos e Extrafarma oferecem os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, que estão disponíveis em 1.100 lojas da rede. Lançados em 2014, têm o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Esse espaço oferece mais de 60 procedimentos, como testes de glicemia, hemoglobina glicada e aferição de pressão, além de aplicação de injetáveis e diversas opções de exames graças a soluções modernas oferecidas por health techs. Outro diferencial da companhia é a sua capilaridade e estrutura omnichannel, que permite a compra de itens pelo app, site Clique & Retire, Prateleira Infinita, lockers, televendas além de um canal de compras via Whatsapp, criado em parceria com a Suri by Chatbot Maker, oferecendo ainda mais conveniência e praticidade aos clientes.
Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com 1.653 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.
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