Um casamento sem um noivo combinando com a noiva, e com um traje à altura do tão badalado vestido, tem tudo para começar errado. Mas como escolher a melhor opção e não errar em um momento tão importante? O primeiro item a se pensar é o horário do casamento. Cerimônias durante o dia pedem ternos claros, enquanto aquelas realizadas durante a noite exigem opções escuras, até mesmo um black tie.
Especialista em casamentos e uma das maiores referências do setor no Sul do Brasil, o empresário Afonso Braga Neto passou por esse desafio recentemente. Noivo, Afonso casará em março de 2025 e, depois de muito procurar e experimentar, optou por um terno dentro do estilo black tie, mas com alguns diferenciais. “Eu e minha noiva optamos pelo black tie por ser atemporal, bem na pegada do nosso casamento. Além disso, pensamos na experiência única que é para os convidados em se vestir neste estilo e também por trazer uma visão estética mais harmônica para as fotos e vídeos”, explica o empresário.
Agora, ficou curioso para mais dicas sobre o traje masculino ideal para a tão esperada cerimônia de casamento? Afonso Braga Neto fala um pouco sobre os tipos mais comuns de ternos e como escolher o modelo ideal para diversos formatos de festas:
Ternos claros: se a ideia é casar ao ar livre, durante o dia, em uma chácara ou praia, as cores claras para ternos são as mais indicadas. Via de regra, eventos sociais realizados durante o dia requerem tons claros. A cartela de cores varia, mas geralmente as opções são em tons de azul-claro, cinzas e beges. Camisas brancas por baixo são sempre uma boa pedida. “A gravata não é obrigatória, mas caso o noivo opte por uma, é preciso combinar com o tom do terno, da camisa e do paletó. Preto, branco e azul marinho combinam com tudo, mas existem outras possibilidades”, destaca Afonso. Um terno em cinza claro pode ter uma gravata em azul-marinho, vinho ou verde-escuro. “Bege combina com tons terrosos e o azul claro ou cinza fica perfeito com gravatas em tons pastel”, complementa o especialista.
Ternos escuros: azul ou preto, são indicados para eventos noturnos. O terno preto, deve ser usado com cuidado, optando por uma camisa branca, com gravata preta lisa ou com listras finas. Uma opção mais moderna é utilizar uma camisa preta junto ao terno, o estilo all black, neste caso o recomendado é colocar uma gravata igualmente preta. E os sapatos, claro, sempre pretos. “Para os noivos que optarem por ternos azul marinho, as combinações são mais fáceis. O azul marinho combina com camisas e gravatas em branco, vermelho, amarelo, verde, rosa, cinza, bege, nude, amarelo mostarda, verde e rosa. Um look monocromático, todo em azul, é uma boa pedida. Os sapatos, sempre marrom ou pretos”, sugere Afonso.
Black-tie: o traje mais clássico de todos é o black tie. A regra é clara: black tie é composto por camisa branca, calça preta, gravata preta, smoking ou paletó preto e sapatos pretos. O smoking é o paletó do black tie, sempre com lapela em cetim e apenas um botão. “Outra opção, um pouco mais criativa, é o azul no paletó, com todas as outras combinações iguais a da opção preta. Sempre usar em eventos de gala, festas mais requintadas”, completa o especialista.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA EMILIA RODRIGUES SILVEIRA
emilia@pmaisg.com.br