Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como fazer exercício para perder barriga?

24/05/2025

Melhores Praias no Nordeste Para Viajar Gastando Pouco

23/05/2025

Como fazer uma rotina de cuidados com a pele?

23/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - NTT DATA apresenta tecnologia baseada em IA que simula consumidores reais para impulsionar pesquisas e criação de produtos e campanhas de marketing
TECNOLOGIA

NTT DATA apresenta tecnologia baseada em IA que simula consumidores reais para impulsionar pesquisas e criação de produtos e campanhas de marketing

11/05/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A NTT DATA, empresa líder em serviços de TI e negócios digitais, está desenvolvendo uma solução baseada em inteligência artificial (IA) generativa que cria perfis digitais a partir de um público-alvo para simular consumidores reais.

Chamada “personas digitais”, a tecnologia começou a ser desenvolvida em outubro do ano passado por meio da combinação de informações obtidas de pesquisas reais com dados sintéticos, proporcionando uma representação detalhada de pessoas reais. O objetivo é que elas sejam usadas no desenvolvimento de produtos, campanhas de marketing e pesquisa de mercado. Atualmente, a realização de pesquisas com usuários e consumidores é cara e demorada, com recrutamento complexo envolvendo privacidade e consentimento.

A persona digital é gerada a partir de dados etnográficos coletados do público-alvo, abrangendo aspectos como faixa etária, valores pessoais e motivações. Essas informações são cruciais, pois influenciam diretamente as opiniões e comportamentos dos consumidores. A personalidade e outros detalhes são sintetizados para enriquecer a base, com uma camada de contexto específica para cada pesquisa adicionada, o que aumenta significativamente a assertividade das respostas das personas.

Entre os casos de uso de personas digitais, destacam-se:

Design Thinking: Simulação de workshops para testar ideias e soluções inovadoras antes do envolvimento de humanos.

Entrevistas em profundidade para pesquisas de mercado: Simular a realização de pesquisas qualitativas com perguntas abertas, fornecendo insights sobre expectativas e necessidades do público.

Atendimento ao cliente: Simular interações com clientes em diversos cenários de atendimento para treinamento de equipes de suporte, bem como treino de chatbots.

Análise de campanhas publicitárias: Analisar textos, imagens e realizar testes A/B para identificar mensagens e elementos visuais mais eficazes para diferentes públicos.

Discussão entre as personas para coleta de pontos de vista: Focus Groups com personas digitais para simular discussões e debates, obtendo diversos pontos de vista e identificando padrões de comportamento e opiniões.

Simular o impacto de decisões estratégicas: Avaliar como modificações em produtos ou serviços, alterações de preço ou lançamentos de campanhas impactam diferentes segmentos do público-alvo.

“Cada persona digital é projetada para agir e reagir de forma similar aos seres humanos, com o objetivo de facilitar o entendimento das necessidades e preferências do usuário final e, por sua vez, auxiliar na criação de soluções mais centradas no usuário”, diz Eli Rodrigues, diretor de Experiência Digital da NTT DATA. “Num contexto de empresas cada vez mais pressionadas por custos e tendo que lançar novidades num prazo cada vez mais curto, o uso correto dessa tecnologia traz eficiência a esse processo.”

A tecnologia está sendo testada em caráter experimental com clientes da NTT DATA em setores como bancos, telecomunicações e bens de consumo. Nos primeiros testes, as aplicações de personas digitais mostraram uma redução de tempo pela metade o desenvolvimento da pesquisa. A expectativa é disponibilizar oficialmente para o mercado antes do final deste ano.

     
Informações para a Imprensa:
Juliana Fernandes – [email protected] – (11) 97077-6233
Ivan Verona – [email protected] – (11) 98837-1111
[email protected]
 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

CP Games se destaca no principal encontro de iGaming do Brasil

06/05/2025

Lava e seca: Tecnologia e eficiência para roupas limpas e bem cuidadas com inovação e praticidade

28/04/2025

O futuro da informação: o jornalismo em tempos líquidos

28/04/2025
EM DESTAQUE

População de rua ganha centro para inserção no mundo do trabalho paulistano

01/02/20240

Shopping Iguatemi Brasília realiza Festa de Natal neste sábado, 09

09/12/20230

Empresário Cristiano Queiroz recebe prêmio Gente que é Notícia, o mais tradicional de Barretos e região

13/12/20230

Roost estabelece escritório em Santa Catarina

18/12/20231

Com alta de 2,3%, setor de serviços desponta como opção promissora e assertiva para investimento

15/03/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Como fazer exercício para perder barriga?

24/05/2025

Melhores Praias no Nordeste Para Viajar Gastando Pouco

23/05/2025

Como fazer uma rotina de cuidados com a pele?

23/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.