Esse é o tema que a nutricionista Cynthia Antonaccio CEO da Equilibrium Latam fala durante o BHB Food Festival 2023, que acontece de 24 a 25 de outubro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
São Paulo , outubro de 2023 – Apesar de 59% dos brasileiros, segundo dados da ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres – já ter experimentado algum tipo de suplemento, o volume de consumo aqui no Brasil ainda tem muito a crescer em per capta e frequência, além de outras variedades, pois o mercado ainda está focado em VMS (vitaminas e minerais) . Nos EUA, um mercado de U$ 113 bilhões, além de ter mais indivíduos consumindo suplementos é um mercado mais amplo e tem uma diversidade de tipos e marcas de suplementos
A Nutricionista Dra. Cynthia Antonaccio, fundadora da Equilibrium Latam e realizadora do BHB Festival 2023 aborda o tema do mercado de suplemento e a ciência e observa: “Um fato curioso, quando perguntamos aos nutricionistas sobre marcas de suplementos vem uma referência atualmente às marcas que começaram com suplementação esportiva, com proteínas e uma estratégia de comunicação.
A ciência e os profissionais de saúde são fundamentais no processo de inovação em suplementos. Um porque os novos ingredientes nascem a partir dos novos estudos e das demandas do consultório. A pluralidade das prescrições que chegam nas quase 10 mil farmácias de manipulação no Brasil é sinal disto. O caso da cannabis medicinal, em que a ciência comprovou seus benefícios em diversas doenças pode ser outro exemplo, junto com outros mais próximos já conhecidos, como a Vitamina D, que surgiu em várias marcas e formatos, a partir da descoberta de diversos benefícios. E não paramos por aí, novos benefícios são descobertos e associados com os botânicos como a cúrcuma e o própolis, a NAC -l N-acestilcisteína, coenzima Q10 Vitamina B12, a própria Creatina , que antes era utilizada em questões ergogênicas e hoje já tem estudos vinculados ao funcionamento cerebral e a longevidade.
Novos ingredientes surgem para novas necessidades de pacientes e assim criam-se novos segmentos de suplementos, como adaptógenos, é por isso, diz Antonaccio “que queremos estar à frente da inovação, olharmos esses novos estudos e ver o que tem sido estudado pela ciência e que já começa a ser lançado no mercado lá fora ou no Brasil, por empresas menores ou pelas farmácias magistrais que são ambientes a serem olhados para consolidar as descobertas científicas”.
A Importância da Farmácia Magistral na formulação das prescrições de médicos e nutricionistas dos novos ingredientes e ativos apresentados nas pesquisas científicas
No Brasil as farmácias magistrais não trabalham com o registros da Anvisa, elas operam com as novas formulações que médicos e nutricionistas prescrevem, a partir de novos ativos trazidos pela ciência e que ainda não são comercializados pelas farmácias convencionais, mas que os especialistas e prescritores, que estudam nos congressos começam a indicar para seus pacientes e são elaborados nas farmácias magistrais, para entendermos quais são esses ingredientes e começarmos a aprová-los para gerarmos uma estrutura ampliada no mercado e passe a ser produzido em escala e comercializado nas farmácias tradicionais.
O papel da comunicação para educação do consumidor sobre suplementos
Empresas, médicos nutricionistas e uma comunicação mais assertiva no PDV, organizada pelo trade marketing, por exemplo, podem ser fundamentais para educação do consumidor sobre suplementos.
A grande massa da população usa multivitamínicos, proteína de whey, que é bem difundida, suplemento de cálcio, vitamina B12, Vitamina C, mas há muito lançamento que se não for organizado por benefício, dificultará a venda. Se não há educação simples e eficiente, o consumidor abandona, e o não mudará o quadro apontado pela Mintel, de que o consumidor brasileiro consome pouco volume, apesar de já ser crescente sua entrada na categoria. Até o próprio profissional de saúde muitas vezes não tem informação de qualidade, por isso buscamos educá-lo por meio da academia da nutrição. Sem a informação de que esses suplementos são para consumo constante e, acabam abandonando o consumo da categoria.
“ Os pontos de vendas, precisam ser melhor educador quando eles fazem as categorias, como se fez com os produtos da dermatologia, essa mesma estratégia de comunicação nos PDV pode avançar também em relação às informações sobre suplementos, é um dos caminhos que acreditamos , precisa ser trilhado e organizados urgentemente”, diz Cynthia.
A especialista ainda pontua: “O mercado externo também está influenciando neste contexto, porque a ciência estuda, os médicos prescrevem lá e os profissionais daqui querem, e não têm produto no mercado, e os pacientes que têm poder aquisitivo maior, importam esses produtos por meio de sites que já possuem estratégia comercial para o mercado brasileiro. Então é necessária esta construção, e quanto mais chegarmos num mercado latente, mais elementos técnicos teremos para que a ANVISA passe a regular e organizar esse setor”.
Grandes players nacionais e internacionais falam no BHB Festival 2023 sobre os avanços e desafios sobre o mercado de suplementos no Brasil
Grandes marcas como: Nestlé Health Science, Puravida, Procter & Gamble, Hypera Pharma, Nutrify e Vitafor, entre outras, mostrarão o que estão realizando no setor de suplementos no Brasil.
É o caso da Hypera Pharma, player e líder brasileiro; Procter & Gamble, que está se lançando no setor, e a própria Nestlé Health Science, que atuava fortemente em nutrição clínica e agora passa a ampliar para o segmento de vitaminas e minerais, adquirindo várias marcas no exterior e no Brasil , e estarão na programação do BHB , numa mesma com apresentação e mesa falando sobre esses desafios e o crescimento no Brasil.
Além disso, a Equilibrium está trazendo canais de varejo verde mostrar como o ponto de venda está indo para esse caminho, se posicionando em ser um local de saúde.
E Carol Godoy trará cases da Equilibrium de educação do consumidor e do profissional junto com Adrian Franciscato com o case da Puravida, mostrando que quanto mais o consumidor recebe consome educação da marca, mais ele compra.
A palestra de Cynthia Antonaccio será no dia 24 de outubro das 11h55 às 12h05.
Sobre Cynthia Antonaccio
É manauara e mãe do Tomás, residente há 30 anos em São Paulo. E sempre empreendedora em saúde e nutrição, fundou a Equilibrium e já tem em sua história uma cadeia de restaurantes saudáveis, e uma carreira de estudo, com mestrado em Nutrição pela Universidade de São Paulo, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM e especialização em Design Thinking.
Como fundadora da Equilibrium, Cynthia e sua equipe de mais de 30 profissionais lideram projetos de inovação e comunicação, com foco no conteúdo que une ciência e comportamento do consumidor, além de comunicação estratégica com influenciadores de saúde. Em 2014, introduziu a abordagem “Nutrição Comportamental” no Brasil. O Instituto . Desde 2017, após um aprendizado no Vale do Silício e na Universidade de Stanford, mudou o foco do negócio empresa para iniciativas de educação e digitais como os projetos Academia da Nutrição e BHB Food.
BHB Festival 2023
Dias 24 e 25 de outubro
Das 8h às 18h
Centro de Convenções Rebouças
Avenida Rebouças, 600 – Pinheiros, em São Paulo (SP)
Redes Sociais:
Instagram:
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Vídeo da 12º edição BHB:
Baixe a programação no link:
Informações e ingressos
Credenciamento de Imprensa e Influenciadores até 20/10:
Contato com a Imprensa:
JM – Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852
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