Por Redação
Maio é tradicionalmente o mês em que celebramos o amor, a força e a presença das mães. Celebramos também o mês do trabalho. Mas para inúmeras mulheres no Brasil, “mãe” é um título multifacetado que se desdobra em jornadas de liderança, resiliência e constante reinvenção, especialmente no universo do empreendedorismo. Longe de ser apenas um mês de celebração, maio escancara a realidade de mães que conciliam o afeto incondicional com a garra de construir seus próprios negócios.
Mais de 10 milhões de brasileiras: essa é a dimensão da poderosa união entre maternidade e empreendedorismo no país. O Sebrae, em seu relatório especial sobre o perfil da mulher empreendedora, escancara essa realidade, revelando uma força econômica vibrante onde a experiência materna se converte em propulsor de novas ideias e negócios.
Essa é a realidade diária de Ludimila Baldijão, consultora de vendas e especialista em gestão comercial, que compartilha o desafio de empreender com dois filhos pequenos. “Conciliar maternidade e empreendedorismo é o meu desafio diário. A culpa de não dar conta de tudo e, às vezes, não estar tão presente bate forte. Mas sigo com a garra de leoa, porque ver meus sonhos crescendo, assim como eles, não tem preço.”
Ludimila é exemplo de uma geração de mães que reinventam a forma de trabalhar. Segundo a Rede Mulher Empreendedora (RME), 55% das mulheres que abrem negócios no país são mães, e muitas começam a empreender justamente após a maternidade, em busca de flexibilidade, propósito e autonomia.
“Ser mãe e empreendedora é viver a arte do equilíbrio todos os dias”, afirma Érika Manske, mentora de negócios digitais. “Troquei o consultório de odontologia pelo digital para estar mais próxima dos meus filhos. Cada desafio me ensinou que é possível ser uma mãe presente e uma empresária de sucesso.” Para ela, empreender também é um legado: “Ensinamos aos nossos filhos, na prática, que sonhos se constroem com amor, coragem e ação.”
Mas a força dessa jornada não esconde os desafios. Segundo a pesquisa “Mulheres no Mundo do Trabalho”, da FGV, mães enfrentam um aumento de até 50% na carga mental e emocional após o nascimento dos filhos. Nesse cenário, o suporte psicológico pode ser um divisor de águas.
“Buscar psicoterapia é um passo importante para que a mãe empreendedora cuide de sua saúde emocional”, explica a psicóloga Flávia Trindade, especialista em TCC e sexualidade humana. “A terapia ajuda a lidar com o estresse, desenvolver resiliência e encontrar estratégias práticas para enfrentar as pressões do dia a dia. Afinal, a mulher não precisa escolher entre cuidar dos outros e cuidar de si.”
Flávia destaca ainda a importância de construir redes de apoio e quebrar o mito da mulher que dá conta de tudo. “Maternidade e empreendedorismo são experiências que exigem muito, e reconhecer os próprios limites é um ato de coragem.”
A maternidade empreendedora, por mais desafiadora que seja, também é fértil em aprendizado, amor e potência criativa. “Entre uma lição de casa, um banho e planilhas, construo meu sonho de empreender com garra e a certeza de que o amor pelos meus filhos é meu maior combustível”, resume Ludimila.
Neste maio, nosso olhar para as mães empreendedoras deve ir além das felicitações. O que realmente importa é o apoio que lhes oferecemos: políticas que abram caminhos para crédito, capacitação que fortaleça seus negócios e visibilidade que lhes permita prosperar. Pois, em cada empreendimento materno, reside uma força transformadora, capaz de redesenhar o mundo, um passo de cada vez.
Contribuíram para esta matéria:
Ludimila Baldijão – Consultora de Vendas e Gestão Comercial
Instagram: @ludibaldijao
Érika Manske – Mentora de Negócios Digitais
Instagram: @erikamanske| YouTube: Erika Manske
Flávia Trindade – Psicóloga clínica | TCC | Sexualidade Humana
CRP 08/32761
Instagram: @psiflaviatrindade
Apoio:
Habla Empreendedora – Plataforma de Empoderamento Feminino e Negócios
Instagram e Youtube: @hablaempreendedora
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA FABIANI DA TRINDADE
hablaempreendedora@gmail.com