O Brasil tem se destacado como um grande polo de inovação, registrando um crescimento expressivo no número de startups nos últimos anos. Segundo o Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups, realizado pela Abstartups em parceria com a Deloitte, desde 2020 houve um aumento de 41,9% de fundação de startups. Esse crescimento tem movimentado a economia brasileira de forma que a média de faturamento entre essas empresas foi de R$737 mil no ano de 2024.
O setor de startups, por sua natureza inovadora, exige não só resiliência de seus fundadores, mas também um olhar atento para as inovações e segmentos em alta. De acordo com o mapeamento, os segmentos que mais cresceram foram as Edtechs, liderando com 10,1%, seguidos pelas Fintechs com 9,7% e o segmento das startups da área de tecnologia, com 9,2%, que ultrapassaram as Healthtechs e Life Science que estavam numa posição de destaque no ano de 2023. Além disso, mais da metade das startups brasileiras atuam no modelo B2B, e os hubs de inovação representam 49,1% dos principais players do ecossistema.
Principais tendências de startups
Um grande sonho presente nas startups é a internacionalização, o que torna essa tendência emergente no mercado. Cerca de 11,1% delas já adotam essa medida, enquanto 60,4% estudam a possibilidade como um próximo passo.
Outro grande investimento tem sido a introdução da inteligência artificial no cotidiano. Segundo uma pesquisa realizada pela Founders Overview 2024, o uso da tecnologia está presente em 78% das startups.
Entre os quesitos principais para as startups, é necessário um investimento para que o negócio alavanque. De acordo com o mapeamento da Abstartups, 34,9% delas já receberam um investimento com o valor médio de R$1,1 milhão, sendo os principais deles os investidores anjos, com 39,8% e os programas de aceleração, com 13,9%. Neste caso, a procura por um aporte é maior que a oferta, já que 46,7% das empresas buscam por uma aplicação.
“O principal objetivo das startups é solucionar problemas que retardam o processo de desenvolvimento e inovação tanto para o mercado quanto para a sociedade. A tendência da criação de startups no Brasil é extremamente positiva, pois quanto mais empresas empenhadas a resolver obstáculos, mais soluções inovadoras e disruptivas nós teremos. Por isso, é necessário que investidores e empreendedores invistam nesse universo”, explica Mariane Takahashi, CEO da Abstartups.
Desde 2011, quando o mercado de startups ainda era incipiente no Brasil, a Abstartups já acreditava no grande potencial desse ecossistema. Desde então, tem investido continuamente em projetos e estudos para aprimorar as estratégias do setor, impulsionando seu desenvolvimento. Um de seus principais objetivos é fomentar o mercado e ampliar as oportunidades para a criação de novas startups e ajudá-las a crescer de forma sustentável. Nos próximos anos, a inteligência artificial será uma aliada estratégica nessa jornada, assim como o impacto ESG, que já é e continuará sendo um direcionamento essencial para o crescimento.
Sobre a Abstartups
Fundada em 2011, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), nasceu em um momento em que o conceito de startups ainda era novidade no Brasil. Ao longo dos anos, empreendedores de diversas regiões do país começaram a se conectar, impulsionando um movimento que viria a transformar o cenário de inovação nacional. A Abstartups surgiu da união desses empreendedores, com a missão de criar uma rede coesa e colaborativa, voltada para o aprendizado, fomento e geração de oportunidades para startups brasileiras.
Hoje, a associação existe para construir o ambiente ideal para que as startups possam transformar o Brasil. A atuação da associação ocorre de maneira transversal ao ecossistema, buscando criar e fomentar relações entre todos os seus agentes. Ao longo dos seus 13 anos de existência, já realizou 150 eventos com mais de 180 mil empreendedores impactados.
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GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
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