Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • RECEITAS
  • TECNOLOGIA
  • DIVERSOS
  • SHOPPING
  • CASA E DECORAÇÃO
  • MODA E BELEZA
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • BEM-ESTAR
  • ALIMENTAÇÃO
  • PET

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Em Porto Alegre, encontre as melhores massagistas especializadas em terapias sensuais

04/08/2025

Custos ocultos em obras e como evitar surpresas financeiras

02/08/2025

iGaming brasileiro ganha destaque e se fortalece no BiS SiGMA Americas 2026

31/07/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • RECEITAS
  • TECNOLOGIA
  • DIVERSOS
  • SHOPPING
  • CASA E DECORAÇÃO
  • MODA E BELEZA
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • BEM-ESTAR
  • ALIMENTAÇÃO
  • PET
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - O cliente no centro do processo de faturamento
TECNOLOGIA

O cliente no centro do processo de faturamento

22/12/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por Danilo Pecorari  

Categoricamente, a jornada financeira entre empresas e clientes passou por mudanças significativas devido à digitalização e automação. A centralização na experiência do cliente resultou em personalização, foco na segurança e implementação de tecnologias como inteligência artificial. E grande parte desse fenômeno atual tem origem na forma como departamentos de cobrança têm utilizado as informações financeiras disponíveis. Hoje, no intuito de construir uma comunicação efetiva e próxima à realidade de cada usuário, insistir em abordagens desgastantes, pouco convidativas e que terminem em contatos que apenas prejudiquem a relação entre as partes, podem gerar impactos absolutamente negativos.  

Antes de qualquer coisa, é necessário – e até obrigatório – que olhemos para o assunto também incluindo o ponto de vista do cliente que está recebendo a fatura. Neste caso, a transparência nas transações é essencial, destacando-se pela clareza nas informações sobre os produtos ou serviços adquiridos e a identificação das datas de vencimento e condições de pagamento de forma evidente. O suporte ao cliente ganha importância, sendo crucial para esclarecimentos e resolução de dúvidas. Além disso, a percepção de valor em relação aos custos, opções de pagamento flexíveis e comunicação proativa sobre alterações nos preços contribuem para uma experiência de faturamento que fortalece o relacionamento, promovendo a confiança e satisfação do cliente. 

A comunicação financeira não é uma etapa trivial ou secundária, mas um meio fundamental para que vínculos sejam fortalecidos e essa ponte entre empresa e cliente acabe devidamente aproveitada, sob o risco de comprometer um longo processo de fidelização. Inegavelmente, a margem para erros é enxuta.  

Uma comunicação com atritos pode render danos financeiros, exigir tempo hábil dos profissionais envolvidos e provocar estragos imensuráveis para a imagem da empresa. Em síntese, sabemos quanto as organizações podem perder com comunicações financeiras ineficientes, descentralizadas na experiência do cliente, mas e o que elas têm a ganhar? Sem dúvidas, direcionar o cliente ao centro do Financial Customer Experience Management é abrir portas para uma série de possibilidades transformadoras, inclusive no processo de faturamento.  

É preciso visualizar os dados como aliados estratégicos

Um bom ponto de partida para que o cenário mude na comunicação financeira é a validação de dados na base de cobrança. Se entender o cliente para exercer uma abordagem assertiva mostra-se um objetivo prioritário, é preciso que a empresa tenha os artifícios para tal. Com tecnologias de hipersegmentação, por exemplo, essa atividade pode ser conduzida de maneira automatizada, avançando sobre volumes elevados de informações financeiras. Sem processos onerosos, que sobrecarreguem o capital humano e flertem com erros nocivos à atividade, designar à tecnologia o papel de estruturar um conjunto de dados financeiros integrados e devidamente validados é um passo primordial para que as melhores soluções sejam estipuladas, em prol de decisões compatíveis com a situação de cada usuário.

Logo, entendo ser plausível afirmar que os dados são os pilares de uma jornada financeira – que hoje, é o principal elo entre empresas e consumidores – calcada na experiência, que torne o processo de faturamento mais assertivo, enquanto consequência de uma cadeia produtiva estrategicamente amadurecida. A validação automática é uma das engrenagens que possibilitam essa mudança de direcionamento. Definitivamente, é importante que gestores inseridos nesse contexto optem por ferramentas de DVA (Data Validation Automation), para que todas as passagens continuem recorrentemente avaliadas.  

Personalização, multicanalidade e foco total na experiência do cliente

Com dados refinados, nos deparamos com um leque de oportunidades a serem trabalhadas na linha de frente da comunicação financeira. Além da redução na ocorrência de informações incorretas e, por que não, atritos com os usuários, esse estado de sinergia tecnológica é o pressuposto perfeito para que estratégias personalizadas ganhem forma. Tendo o aporte de referenciais de qualidade, a empresa terá condições de dialogar com seus clientes com mais inteligência, em um momento propício à abordagem e pelo canal certo.  

Por sinal, a multicanalidade, personificada pela extensão da jornada financeira por canais de interesse do usuário, é um diferencial que pesa na balança da comunicação financeira. Aplicando a estratégia multicanal, a fatura pode ser entregue por um espaço menos burocrático, de fácil acesso, como é o caso do WhatsApp. Essa é apenas uma das possibilidades, que podem aumentar a conversão de pagamentos e diminuir a fricção.  

Todos os caminhos levam à experiência, isso é fato. E para atingi-la em sua plenitude, as empresas devem delegar um protagonismo irrestrito ao cliente, o que motiva uma nova interpretação dos dados e sua aplicabilidade na comunicação financeira. Com esse trabalho de refinamento, e o uso pontual de soluções agregadoras, é possível retirar estratégias personalizadas, atrativas do papel e, por decorrência, moldar um futuro de grandes resultados para a jornada de faturamento de todos os clientes, sem exceções.  

Sobre a :hiperstream  

A :hiperstream foi fundada para transformar o relacionamento mais importante que uma empresa tem com o seu cliente: o financeiro. Por meio de uma plataforma 100% SaaS com foco na jornada do dado financeiro, validação e comunicação omnicanal inteligente, cria uma jornada sem erros com uma experiência altamente engajadora e hiperpersonalizada.

Como consequência de uma inundação de comunicações, é muito desafiador atrair a atenção do consumidor final. A fatura/cobrança é, hoje, o relacionamento entre empresa e seus clientes, capaz de gerar, de forma orgânica, mais engajamento. A :hiperstream Cloud Platform proporciona segurança, satisfação do cliente, um novo canal de vendas, experiência do consumidor e excelência em atendimento.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Limites legais do rastreamento de celulares no Brasil

18/07/2025

Como Jogar Lotomania: Guia Completo para Apostar e Ganhar

04/06/2025

CP Games se destaca no principal encontro de iGaming do Brasil

06/05/2025
EM DESTAQUE

Em Porto Alegre, encontre as melhores massagistas especializadas em terapias sensuais

04/08/20256

Quanto Custa Alugar Equipamentos para Eventos? Guia Completo de Preços

25/10/20245

iGaming brasileiro ganha destaque e se fortalece no BiS SiGMA Americas 2026

31/07/20254

Custos ocultos em obras e como evitar surpresas financeiras

02/08/20252

Nutrição esportiva é um campo a ser melhor explorado no Brasil

01/04/20242
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião
46.047.573/0001-71
Endereço: Rua Nove de Julho, 72, Conj 55, Santo Amaro, São Paulo/SP, CEP 04739-010

EM DESTAQUE

Em Porto Alegre, encontre as melhores massagistas especializadas em terapias sensuais

04/08/2025

Quanto Custa Alugar Equipamentos para Eventos? Guia Completo de Preços

25/10/2024

iGaming brasileiro ganha destaque e se fortalece no BiS SiGMA Americas 2026

31/07/2025
CONTATO

E-mail: contato@jornalbrasilatual.com.br

Telefone:  +55 31 9164-0548

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Política Editorial
  • CONTATO

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.