Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - O que difere um parceiro estratégico de um prestador de serviço de TI?
TECNOLOGIA

O que difere um parceiro estratégico de um prestador de serviço de TI?

21/02/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por Fernando Brolo

 

Entre as responsabilidades triviais de uma parceria, podemos listar a identificação de necessidades, a elaboração de planejamentos de acordo com os objetivos e prioridades da empresa e a construção de soluções junto ao cliente. Todos esses aspectos são primordiais para moldurar a maturidade do departamento de TI, que nesses cenários, passa a atuar de forma a agregar valor e destacar o potencial do negócio.  

É comum, entretanto, a confusão e a assimilação entre os conceitos de um parceiro estratégico atuante e um prestador de serviços convencional. A realidade é que ambos atuam na esfera de consultoria de TI, mas diferem quanto às suas orientações e diferenciais. Tanto o parceiro estratégico de TI quanto o parceiro de serviços de TI têm muito a colaborar com as empresas, cada um de sua forma e com suas particularidades. Explico as razões. 

 

O mercado de prestação de serviços de TI  

Crescendo de forma considerável, os prestadores de serviços de TI são reconhecidos por atender várias demandas e segmentos. Além de compreenderem a complexidade de mercado, eles prestam auxílio na gestão de TI, no suporte de aplicações, na manutenção de dispositivos e da educação de como funcionam, bem como gerenciam instalações físicas e fazem o monitoramento constante de toda a infraestrutura. 

De maneira simplificada, um prestador de serviço de TI carrega em sua essência o objetivo de auxiliar as empresas a utilizarem a tecnologia corretamente, para terem sucesso nas atividades do cotidiano. Pouco importa para que será feito o uso, o importante é se a metodologia de como usar e se a função programada está tendo êxito, como planejado anteriormente. Aqui, há delimitado um espaço estratégico que o serviço não ultrapassa. 

 

O mercado de parceiros estratégicos de TI  

Hoje, o sucesso e o crescimento de empresas de TI passam pela conversão dessas organizações em parceiros estratégicos. Isso porque, ao priorizar uma abordagem consultiva que vai além da prestação de serviços, um parceiro estratégico é capaz de olhar para toda a operação, desde a gestão de dados e segurança, até as oportunidades de implementar soluções inovadoras e eficientes. Neste universo, a importância está em como o uso das ferramentas é conduzido, assim como quais são as possibilidades de melhoria e de aproveitamento inteligente de recursos, o que pode incluir, inclusive, um acompanhamento pós-venda. 

Buscando a eficiência das operações, uma parceria sólida de estratégia visa também integrar e automatizar processos, resultando em mais maturidade tecnológica e tomadas de decisões mais conscientes. Um grande diferencial de uma parceria estratégica é o atendimento personalizado. Com um apoio singular, buscar por soluções e ferramentas compatíveis com a especificidade da empresa vai garantir mais segurança e resultados, aumentando, naturalmente, a satisfação do cliente.  

 

O futuro é personalizado! 

Com os avanços digitais cada vez mais elencados em um ritmo frenético de evolução, nos dias atuais, a demanda por mais tecnologia na realidade operacional das empresas é inegável. Porém, tão importante quanto receber orientações sobre uso, é ter indicações concretas sobre como sofisticar processos, torná-los mais ágeis e inovadores – sempre com os dois pés em uma postura de aprimoramento contínuo. 

E sem dúvidas, o segredo está na personalização. O próprio conceito de parceria estratégica está findado nesse pilar. Com o trabalho personalizado de uma consultoria especializada, a proximidade com o cliente surge como uma abertura para que todos os detalhes sejam explanados e alinhados, com base em uma visão abrangente de toda a cadeia de transformação digital escolhida pelo usuário.  

De fato, esse é um diferencial de grandes proporções para as duas partes envolvidas no processo: por um lado, para consultorias de TI que buscam se consolidar no mercado, e por outro, empresas que miram a presença massiva de uma tecnologia que atravesse a superfície, oferecendo benefícios que pavimentem um caminho real de produtividade e eficiência.  

 

*Fernando Brolo é Sócio Conselheiro e Diretor Comercial da América Latina na Logithink IT. O executivo possui vasta experiência em canais TOTVS, além de atuação na área comercial e de operações, tendo passado, ao longo de sua carreira, por diversas áreas de negócios, como Gestor Comercial, Executivo de Contas e Vendas, de Operações e de TI.    

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood Benefícios segue inovação acelerada e anuncia mais duas funcionalidades para transformar a gestão de RH

13/05/2025

Painéis de LED impulsionam negócios e se consolidam como ferramenta estratégica no varejo e serviços

13/05/2025
EM DESTAQUE

Polícia de SP prende 8 homens que operavam falsa central de atendimento ao cliente

17/01/20240

Colégio Singular apoia feira de adoção animal da OAB Santo André

19/11/20240

CI&T registra crescimento de receita no primeiro trimestre de 2024

24/05/20240

Neo Química lança Hemovirtus Pro para tratamento de hemorroidas

08/02/20240

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sexta-feira (27) com aviso de baixa umidade em Pernambuco

26/10/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Pela primeira vez, festival Brasil Sabor terá participação de estabelecimentos localizados em favelas

14/05/2025

Carrefour, LinkedIn, Mercedes-Benz, Vivo, Yamaha e outras grandes marcas debatem inovação no supply chain em São Paulo

14/05/2025

iFood celebra recorde de 120 milhões de pedidos mensais com anúncio na Times Square

14/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.