Abrir uma empresa não é tão fácil como pensam, precisa de investimentos, estudo e principalmente uma boa gestão financeira. De acordo com a Pesquisa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 29% dos negócios registrados como MEI encerram suas atividades após os cinco primeiros anos no mercado. Ainda segundo o estudo, o setor com maior impacto é o comércio (30,2%).
Muitas empresas não quebram por falta de clientes, mas por falta de gestão financeira eficiente. O maior erro dos pequenos e médios empresários é focar apenas no faturamento e ignorar os números que realmente importam, como fluxo de caixa e inadimplência. “A ausência de controle sobre o fluxo de caixa, a subestimação dos custos operacionais e a falta de planejamento para o futuro podem levar a um caminho sem volta para a falência. O que torna esse risco ainda mais perigoso é sua invisibilidade inicial”, explica Robson Evangelista, Consultor em Gestão Financeira Empresarial e CEO da RE Gestão Empresarial.
O especialista ainda ressalta que para muitos empreendedores, a paixão pelo produto ou serviço oferecido ofusca a necessidade de um planejamento financeiro rigoroso. “A gestão financeira é muitas vezes deixada de lado, vista como um fardo administrativo, e não como uma ferramenta essencial para o sucesso. No entanto, a realidade é que sem uma visão clara das finanças, até mesmo o negócio mais promissor pode se desmoronar”, afirma.
O planejamento é muito importante não apenas para manter a saúde financeira da empresa, mas também para impulsionar seu crescimento. Em um mercado cada vez mais competitivo, traçar estratégias de curto e longo prazo torna-se essencial, estabelecendo objetivos claros e metas a serem alcançadas. “Isso permite que o empreendedor compreenda melhor o setor em que atua, analise a concorrência, projete futuras expansões e tome decisões assertivas no momento certo. Além disso, é fundamental acompanhar as mudanças na economia e nas preferências dos consumidores para se manter relevante e competitivo”, completa Robson.
BPO financeiro: o aliado na prevenção da falência de pequenas empresas
Se a falta de gestão financeira é o inimigo silencioso que ameaça a sobrevivência de pequenos negócios, o BPO Financeiro surge como o aliado estratégico capaz de virar esse jogo.
O BPO Financeiro nada mais é do que a terceirização da gestão financeira da empresa, feita por especialistas que cuidam de tudo: controle de fluxo de caixa, conciliação bancária, gestão de contas a pagar e receber, emissão de relatórios financeiros e, o mais importante, análise estratégica para orientar o empreendedor nas decisões do dia a dia.
Vantagens do BPO:
Controle rigoroso das finanças;
Planejamento financeiro;
Análises regulares;
Cumprimento de obrigações fiscais;
Aconselhamento e suporte;
Tecnologia e automação;
Foco no Core Business.
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MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
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