Uma publicação que vai estimular o entendimento e a adesão de boas práticas em governança empresarial. Assim pode ser resumida a obra “Governança da Inteligência Artificial – estrutura, desafios e práticas para organizações inovadoras”.
O lançamento do livro organizado pelos pesquisadores, Aguinaldo Aragon Fernandes, Ivanir Costa, Vladimir Ferraz de Abreu, contou com artigos inéditos de vários profissionais acadêmicos e do mercado de Tecnologia da informação.
Uma confraternização foi realizada na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, na última quinta-feira (20), para que o grupo de trabalho recebesse convidados e apoiadores da pesquisa científica.
Realidade atual da Governança em IA
O crescimento na adoção de tecnologias baseadas em IA cresceu expressivamente em 2024. Segundo o levantamento da consultoria Statista realizado no período, 72% das empresas entrevistadas afirmaram que utilizavam pelo menos uma das funcionalidades na organização.
Contudo, quando se questiona a maturidade das corporações para implementar as tecnologias de modo efetivo, esse índice reduz para 1%, aponta outra pesquisa, essa divulgada pela Mckinsey, no primeiro trimestre de 2025.
No Brasil, a atual gestão pública conta com apoio do setor privado, para acelerar a conclusão do regimento, de modo que atenda os interesses da sociedade. Em dezembro de 2024, o Senado aprovou o Projeto de Lei 2.338/2023, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.
Avaliação de pesquisadores e empresários
Na ocasião do lançamento do livro, prestigiaram o evento, profissionais da academia e mercado. O professor Leandro Zerbinatti, professor e consultor em Governança em IA, é autor de um dos capítulos, em parceria com Dirceu Matheus Júnior, professor e coordenador dos cursos de pós-graduação no setor de Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Para Leandro, a publicação da obra é um marco para a economia nacional, tendo em vista a estruturação da legislação brasileira. “A obra chega no mercado em um momento importante, no qual as empresas querem implementar tecnologias de IA e não sabem por onde começar”, argumenta.
Enquanto isso, Dirceu reforça que o livro aponta como usar a tecnologia com ética e transparência. “Acredito que esse é o desejo de todos os envolvidos na publicação. Contribuir para que o setor empresarial implemente os recursos de modo correto e beneficiando toda a sociedade”, pontua.
O consultor e pesquisador, Ivanir Costa, fez uma observação muito oportuna sobre o livro de Governança em IA. “Todos os envolvidos nessa publicação atuam no mercado ou academia. Portanto, foi muito interessante acompanhar mentes diferentes trabalhando juntas, em prol do bem comum”, avaliou o professor que foi um dos organizadores do conteúdo.
Com um olhar mercadológico abrangente, a Head Global de Analytics e IA da Qintess, Tatiana Oliveira, afirmou que a Governança da IA é um dos pilares mais estratégicos no futuro das empresas. “O livro aborda um tema essencial, garantir que a IA gere valor real, de forma ética, segura e alinhada às regulamentações emergentes”.
A gerente de Governança do grupo Bradesco, Vivian Fernandes, reforçou a atualidade do tema e como ajudará as empresas, no sentido de nortear as ações e projetos. “Podemos afirmar que se trata de um guia prático consultivo e um case de sucesso, pois vai agregar muita informação para o setor empresarial”, conclui.
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Aline de Oliveira Silva
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