Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Os novos tempos de vigilância do consumidor
TECNOLOGIA

Os novos tempos de vigilância do consumidor

28/03/202401
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em março, o Mês do Consumidor oferece descontos após férias, carnaval e despesas do início do ano. Uma tentativa ousada para capturar o que resta de dinheiro na economia doméstica. Mas o que assistimos, nos últimos anos, são sujeitos muito mais conscientes das possibilidades de exercício da cidadania através do consumo, bem  como do poder de negociação com as marcas. Isso inclui o comportamento que intitulo como vigilância do consumidor, que é a busca por informações sobre as marcas, numa comparação dos seus discursos publicitários e com consequente contestação.

Já acompanhamos há anos a movimentação para a cobrança de direitos nas plataformas Consumidor.gov ou Reclame Aqui. Apenas em 2023, segundo o boletim da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), foram mais de 1,3 milhões de reclamações atendidas no site oficial. Também não é novidade o esforço das marcas em dimensões que ultrapassam a barreira comercial, com as causas de sustentabilidade, diversidade ou saúde. A pesquisadora Gisela Taschner antecipou essas duas situações, ao verificar que no Brasil ainda tentamos dar conta de direitos básicos do consumidor, enquanto surgem demandas para o posicionamento de marcas em questões mais complexas.

Nos novos tempos de vigilância do consumidor não se aceitam comunicações sem fundamentos ou sem aderência à história das marcas. Alguns casos podem auxiliar nesse entendimento, como a empresa de cosméticos sendo questionada em sua publicidade sobre valorização da mulher, uma vez que sua diretoria era toda masculina. No comentário, o cliente ainda indica o link para o site de investidores da empresa. Em outra situação, um tênis é utilizado para homenagear o passinho carioca e a periferia, comunicação rapidamente questionada por um consumidor que comenta sobre o comercial ser na “comunidade”, mas o preço ser de burguesia. Também podemos citar, torcedores questionando o patrocínio de jogadores acusados de estupro, marcando influenciadores e notícias de veículos de comunicação. Somam-se a esses episódios, as incontáveis reclamações sobre entrega, utilizando as publicações das próprias marcas em mídias sociais para reivindicar soluções.

O uso de dados disponíveis na internet facilita a busca e o registro das informações por usuários. Surgiram ainda iniciativas institucionais nesse sentido, como é o caso do Sleeping Giants, com maior poder midiático, que expõe práticas contrárias aos discursos das marcas. Definitivamente, o ambiente digital facilitou a vigilância. Os consumidores se conectam por seus ideais e discutem nas comunidades de marcas em mídias sociais, mesmo sem nunca terem se conhecido. São íntimos pela carência de autenticidade ou pela falta de entrega daquilo que foi prometido, utilizando a informação e as competências da cibercultura para cobrar respostas das empresas.

A tecnologia digital, largamente utilizada pelas marcas para capturar e tratar dados dos compradores, agora é apropriada por seus públicos para cobrar coerência. Essa não é uma postura ingrata, mas reflexiva de quem está cansado de promessas sem resultados efetivos, sustentadas por gastos com produtos. Todo o processo de consumo também é uma extensão do sujeito, incluindo a cidadania, e expõe aspirações e desejos. Este é um excelente momento para as marcas incentivarem mudanças internas antes de promoverem comunicações, criando vínculos efetivos com seus públicos e evitando crises.

*Clóvis Teixeira Filho é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e Coordenador dos cursos de pós-graduação na área de Comunicação no Centro Universitário Internacional, UNINTER

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
EM DESTAQUE

As melhores dicas de comunicação para conseguir uma vaga de emprego dos sonhos

26/09/20231

O TEMPO E A TEMPERATURA: Chuvas intensas em quase todo o Goiás neste sábado (4)

03/11/20230

DF remove, de janeiro a agosto, cerca de 400 mil toneladas de resíduos descartados irregularmente

22/11/20230

AVC: Como identificar possíveis sinais de um acidente vascular cerebral

23/04/20250

Comendador Helio Reis é agraciado, recebe titulação e comenda pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA

08/04/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
CONTATO

E-mail: noticiassitesblogs@gmail.com

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.