O Ozempic (semaglutida) tornou-se uma substância popular na busca pela perda de peso rápida, sendo muito procurado por pessoas que desejam resultados imediatos sem adotar mudanças no estilo de vida, especialmente no que diz respeito à prática regular de atividades físicas. Contudo, especialistas alertam sobre os perigos dessa abordagem limitada.
A semaglutida atua principalmente no controle do apetite e no metabolismo glicêmico, o que pode levar a uma perda significativa de peso. No entanto, quando utilizada isoladamente, sem o acompanhamento de exercícios físicos, pode gerar efeitos negativos na saúde geral e na composição corporal.
Pesquisas recentes destacam que a perda de peso rápida obtida exclusivamente por medicação pode causar uma redução significativa da massa muscular, comprometendo a força e o metabolismo basal, fatores cruciais para uma manutenção saudável do peso corporal a longo prazo. Um estudo publicado no International Journal of Obesity (2023) alerta que pacientes que perdem peso sem realizar atividades físicas regulares estão mais propensos a recuperar rapidamente o peso perdido, além de enfrentarem maiores riscos de desenvolver osteoporose, redução da densidade óssea e comprometimento da saúde cardiovascular. O Dr. Bruno Geloneze, endocrinologista e cientista do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp, alerta que o uso de medicamentos como o Ozempic dessa forma pode levar à perda de massa magra e, em longo prazo, até de massa óssea. Ele enfatiza: “Nunca foi tão necessário a adesão a um bom plano executado de atividade física e de uma alimentação equilibrada”.
“A prática de exercícios físicos é fundamental para quem utiliza medicamentos como o Ozempic. Além de ajudar na preservação da massa muscular, a atividade física regular melhora significativamente o metabolismo, aumenta a disposição e promove uma maior estabilidade emocional e mental”, explica Rafael Gobbi, fisiologista do exercício pela UNIFESP e gestor da Go Now Studio.
Entre os principais riscos de apostar somente no uso do Ozempic sem atividade física regular destacam-se:
Perda significativa de massa muscular: comprometendo a força física e o metabolismo.
Risco aumentado de recuperação do peso perdido: devido ao metabolismo mais lento.
Problemas ósseos: redução da densidade óssea e maior risco de osteoporose.
Saúde cardiovascular comprometida: ausência de exercícios reduz a capacidade cardiorrespiratória.
Rafael, da Go Now Studio reforça a importância de um acompanhamento multidisciplinar, combinando o uso de medicamentos, quando indicados por médicos especialistas, com um programa regular de exercícios físicos personalizados. As aulas na Go Now são adaptadas para garantir a segurança e a eficácia do treinamento, proporcionando benefícios duradouros e sustentáveis. “Nosso compromisso é oferecer suporte completo, orientando cada cliente em uma jornada equilibrada e saudável, garantindo não apenas a perda de peso, mas uma verdadeira transformação na qualidade de vida”, finaliza Gobbi.
A Go Now Studio orienta aqueles que desejam complementar o uso do Ozempic com atividades físicas adequadas.
Sobre a GO NOW
A Go Now é uma rede de Studios, que oferece Pilates, Funcional e Eletroestimulação em treinos individuais e/ou até quatro pessoas. Está presente nos bairros: Alto da Lapa, Brooklin, Campo Belo, Cerqueira César, Higienópolis, Ipiranga, Jardim Paulista, Perdizes, Pinheiros, Pompéia, Vila Madalena e Vila Olímpia.
Informações para a Imprensa:
Silvia Perlov – MTB 25202
Cel. (11) 98169-1818
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SILVIA PERLOV
silperlov@gmail.com