O setor de panificação brasileiro demonstrou resiliência e um forte salto em 2024, impulsionado pelo aumento do fluxo de clientes e pela capacidade de adaptação às novas tendências de consumo, como, por exemplo, a dos produtos artesanais. Segundo estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal), o faturamento do setor alcançou R$ 153,36 bilhões, um aumento de 10,92% em relação ao ano anterior.
O crescimento robusto supera as taxas dos últimos anos. Um dos motivos apontados pelo estudo é o aumento do fluxo de clientes nas padarias, que cresceu cerca de 4,57%, sinalizando a retomada do setor como ponto de encontro e opção prática para o dia a dia. “A padaria voltou a ser o local para refeições rápidas, encontros e até reuniões de trabalho. Alcançamos um crescimento fantástico, pois foi quase quatro vezes maior que a performance do ano passado e reforça o quanto a padaria retomou seu posicionamento como um espaço versátil de serviços”, destaca Emerson Amaral, administrador, especialista em gestão empresarial membro do conselho técnico do ABIP (Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria) e responsável pelo relatório.
No que tange às tendências, o relatório destaca a crescente demanda por produtos saudáveis, práticos e que usam ingredientes como massa madre, matéria prima que está ganhando cada vez mais relevância para o consumidor.
A Lesaffre, multinacional francesa líder em fermentação, é pioneira no Brasil na produção de massa madre viva em grande escala e mostra como esse ingrediente tem desempenhado um papel essencial nessa evolução do mercado da panificação. “A expansão do setor está sendo fortemente impulsionada pela inovação e pela crescente demanda por produtos diferenciados. A introdução de tecnologias, como a massa madre viva, permite a criação de pães com melhor sabor e textura, possibilita um shelf-life (tempo de prateleira) prolongado, além de benefícios nutricionais. Essas inovações atendem ao consumidor moderno, que busca alimentos com apelos saudáveis e de alta qualidade, contribuindo para o crescimento sustentável do mercado, diz André Tesini, diretor Comercial e Marketing da Lesaffre Brasil.
O relatório também revela variações regionais. O Norte do país lidera o crescimento do faturamento, com um aumento de 16,36%, enquanto o Sudeste, região onde concentra o maior número de empresas, cresceu 8,87%. A cidade de São Paulo lidera como a capital com maior número de estabelecimentos (21.358), seguida por Rio de Janeiro (12.191), Belo Horizonte (4.809), Brasília (4.723) e Salvador (4.005).
O setor de panificação apresenta uma estrutura diversificada, com um grande número de Microempreendedores Individuais (MEIs), 62,98%, mas com forte participação das Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) no faturamento total. Essa composição contribui significativamente para a economia brasileira, gerando cerca de 1,08 milhão de empregos diretos e 1,93 milhão de empregos indiretos em 2024. O setor, no entanto, enfrenta o desafio da falta de mão de obra qualificada.
Dados adicionais:
Produtividade: a produtividade por funcionário no setor de panificação cresceu 12,45%, atingindo R$ 14.080,23 em 2024.
Pão francês: este item demonstra sua contínua relevância, com um crescimento de 5,17% no volume de vendas (kg). Para capitalizar ainda mais esse mercado, as padarias têm a oportunidade de ir além do tradicional, investindo em qualidade superior e em novas formulações que atendam às demandas por saudabilidade, praticidade e novas experiências de sabor. Essa adaptação pode ser um importante diferencial competitivo para o setor.
IA: a inteligência artificial tem se mostrado promissora para o setor, com aplicações em diversas áreas, desde a criação de mensagens para clientes até a automação de vendas e gestão. A IA surge como uma importante ferramenta para otimizar processos e impulsionar as vendas.
Sobre o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal)
Processos e metodologias adequados ao cenário realista dos negócios de alimentação, com foco em resultados efetivos diante das nuances de mercado. Essa é a proposta do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal), que, por meio de consultorias, capacitações, promoção e disseminação de conteúdos técnicos, leva aos negócios apontamentos cruciais para o desenvolvimento sustentável das empresas alimentícias.
Sobre a Lesaffre
Um em cada três pães no mundo é feito com fermento Lesaffre. Com 170 anos de história, a multinacional francesa é líder em fermentação, desenvolvendo soluções para panificação, saúde e biotecnologia.
Fundada em 1853, iniciou com a produção de álcool e, em 1863, expandiu para fermento de panificação. Pioneira em massa madre desde a década de 90, oferece produtos que prolongam frescor e maciez com soluções clean label.
Presente em mais de 50 países, a Lesaffre está presente no Brasil há mais de 30 anos e inaugurou em 2021 a primeira fábrica local de massa madre viva. Com sede em Campinas, a empresa conta com uma equipe técnica via Baking Center™ e uma rede de distribuidores por todo o país.
Informações para a imprensa – MALI Content
Laila Abou Mahmoud
(11) 99183-3223
[email protected]
Liane Leonel
(11) 97693-5158
[email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAILA ABOU MAHMOUD
[email protected]