São Paulo, 21 de fevereiro de 2025 – Incentivar a cooperação entre grandes e pequenas empresas da mesma cadeia de valor, visando principalmente a sustentabilidade econômica e financeira desses negócios. Esse é o objetivo da parceria entre a InterCement Brasil, uma das principais produtoras de cimento do País, e o Sebrae. Pelo Programa Encadeamento Produtivo, pequenas e microempresas da cadeia de suprimentos, localizadas em um raio de até 100 km das fábricas da InterCement, recebem treinamento e atendimento personalizado por parte do Sebrae, com acompanhamento não apenas dos indicadores financeiros, mas de todo o desempenho do negócio.
Com 18 meses de duração, o projeto inclui a realização de diversas atividades, como palestras e oficinas para aprimorar aspectos da gestão de pessoas, administrativa, financeira e de marketing. E, para fechar a programação, todos participam de um encontro de negócios.
Por meio do Instituto InterCement, a companhia aderiu ao projeto em 2015, e a primeira etapa foi realizada nas unidades de Minas Gerais. Na sequência, estendeu-se para as fábricas do Rio Grande do Sul, da Bahia e do Mato Grosso do Sul. Nos quatro estados, a iniciativa englobou 135 empresas, com a realização de 8.100 horas de consultoria em diversos temas, além de cursos, oficinas, seminários e palestras. Entre os resultados obtidos, esses pequenos negócios tiveram aumento no índice de competitividade, redução do grau de dependência e de não conformidade, além de aumento de faturamento e lucratividade. Atualmente, o projeto está sendo desenvolvido nas unidades de São Paulo e Goiás, alcançando, assim, 100% das fábricas da companhia.
Desde 2024, a iniciativa passou a contar também com uma vertente social, voltada a microempreendedores individuais (MEI) e a nano empreendedores. Com duração de três a seis meses, o Programa Encadeamento Social oferece diagnóstico e consultoria, orientação financeira e oficinas, que incluem temas como ESG e transformação digital, visando ao aumento da competitividade de forma sustentável. “A ideia é fomentar pequenos produtores locais, mesmo que estes não façam parte da cadeia de fornecedores da empresa. O público dessa iniciativa social é formado principalmente por mulheres que atuam em várias áreas – são manicures, cabeleireiras, artesãs etc. A exemplo do Encadeamento Produtivo, no final, todos participam de um encontro de vendas para oferecer seus serviços ao público da InterCement Brasil na região. Isso movimenta a comunidade”, diz Suzana Martins, gerente de SRM (Supply Relationship Management) da InterCement Brasil.
O Encadeamento Social já foi realizado nos municípios paulistas de Apiaí e Cajati, e, no momento, acontece em Cezarina (GO), Ijaci e Santana do Paraíso, ambas em Minas Gerais.
Sobre a InterCement Brasil
A InterCement Brasil é uma das líderes na produção de cimento no país e referência na utilização de combustíveis alternativos em seu processo de fabricação, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa e para a sustentabilidade ambiental. A empresa iniciou suas operações em 1974, em Apiaí (SP). Hoje conta com 15 unidades produtivas distribuídas por nove estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. A companhia atende clientes de diversos segmentos, do pequeno varejo até grandes obras e indústrias, por meio das marcas de cimento Cauê, Goiás e Zebu. Operar de forma segura e responsável, respeitando os seus valores e princípios, é uma de suas premissas. Por meio de iniciativas de mobilização social, voluntariado, projetos estruturantes e negócios de impacto, a companhia realiza o seu investimento social privado com foco no desenvolvimento das comunidades nas regiões onde atua.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mylene Abud
mylene.abud@agenciafr.com.br