Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Como Economizar Dinheiro Rápido 7 Dicas Infalíveis

15/05/2025

Aprenda Como Fazer Molho Branco Bechamel Perfeito Qualquer Receita

15/05/2025

Como fazer um bolo de cenoura fofinho?

15/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - Pensando como startup: uma abordagem para a inovação em qualquer contexto empresarial

Pensando como startup: uma abordagem para a inovação em qualquer contexto empresarial

27/03/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Na última década, pensar como uma startup passou a ser sinônimo de decisões rápidas e baseadas em dados, de experimentação sem receio de errar, de estar na vanguarda e eternamente em projeto Beta. No conceito, uma startup  é uma empresa emergente e inovadora, focada em criar um modelo de negócio escalável, oferecendo soluções para desafios específicos,  muitas vezes ligada ao tecnológico, entretanto, pode representar qualquer setor. Mas quando falamos em pensar como uma startup, pode ser dentro de uma multinacional ou no mercadinho do bairro. 

As startups, por sua natureza, operam em um ambiente de alta incerteza e exigem uma capacidade de adaptação acelerada às mudanças do mercado. Isso se traduz em uma cultura de pensamento rápido e testes frequentes. A análise de dados e métricas são fundamentais para avaliar o progresso e identificar oportunidades de melhoria. A falha é vista como uma brecha de aprendizado e não como um fracasso.

O que é ter um “pensamento de startup”? De forma resumida, seria:

Ser proativo e tomar iniciativa;
Ser capaz de identificar e aproveitar oportunidades;
Ser resiliente e adaptável às mudanças;
Ser capaz de tomar decisões rápidas;
Não ter medo de errar;
Não ter medo de recomeçar;
Ser intuitivo;
Tomar decisões baseados em dados;
Pensar em escala.

Embora as startups sejam frequentemente elogiadas por sua inovação e potencial de crescimento, existe também um certo preconceito com elas e com o termo. Esse preconceito pode ter várias origens, seja pelo alto risco de falha, o pouco histórico da empresa e as frequentes mudanças de decisões, que podem ser vistas como uma falta de comprometimento. As startups são frequentemente associadas à geração Y, o que pode levar a estereótipos negativos sobre a ética de trabalho e a maturidade dos fundadores.

Assim, alguns empreendedores costumam ter restrições de apresentar suas empresas como startups, pelas consequências do preconceito com o nome, como a dificuldade em obter investimentos, de atrair e reter talentos, fechar parcerias com empresas maiores ou conquistar clientes. Entretanto, o preconceito com startups é um problema real que pode ter reflexos negativos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação. As startups são um importante motor de inovação e crescimento na economia. 

O “pensamento de startup” não é apenas um conceito que entrou nas rodas de conversa quando as empresas de tecnologia do Vale do Silício tiveram o seu grande boom, ele pode ser aplicado a qualquer empresa ou organização que pode se beneficiar da adoção de uma cultura de experimentação, aprendizado e adaptação rápida. É uma forma encontrada pelas empresas tradicionais de se manterem em movimento, de estarem na vanguarda dos seus mercados.  

*Nilio Portella – graduado em Economia pela Universidade Federal do Amazonas, MBA em Marketing pela FGV e MBA em Ações e Stock Picking pelo IBMEC. Nilio Portella é CEO e co-fundador do M&P Group – um dos maiores grupos de comunicação do país. Ligado aos movimentos da nova economia, busca investir em startups do setor de Comunicação & Marketing, além de empresas de diversos setores. Fundou, ao lado do sócio Túlio Mêne, o fundo Captall Ventures.

 

Sobre o M&P Group

O M&P Group é uma das principais holdings de mídia e inovação do país. Criado há 17 anos, a partir da agência de publicidade Mene & Portella, o conglomerado possui mais de dez empresas especializadas no mercado de criação, produção, distribuição e proteção de conteúdo; gerenciamento de carreiras de influenciadores e creators. Formado por Mene Portella Comunicação, Bossa Invest, Non Stop, eMotion, One Big Media, Trakto, Oinc Filmes, Showkase, OnMovie, 4Equity – Media Ventures e nScreen, o grupo faturou R$300 milhões em 2023. Em 2022, fechou com o faturamento de R$ 250 milhões e R$ 100 milhões do ano anterior. A companhia possui também uma vertical de inovação, por meio da CaptAll Ventures, com sede em São Paulo, com o objetivo de investir em startups que tem como foco a economia criativa, como martechs, adtechs e mediatechs.

 

Informações à imprensa – FSB Comunicação

Vanessa Costa | (51) 98274-4949| vanessa.costa@fsb.com.br  

Renata Nascimento | (11) 95166 -7386 |  renata.nascimento@fsb.com.br

Daya Lima – Diretora de Núcleo | (11) 98207-5278 |  dayana.lima@fsb.com.br 

 

Brasil
Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Como Economizar Dinheiro Rápido 7 Dicas Infalíveis

15/05/2025

Aprenda Como Fazer Molho Branco Bechamel Perfeito Qualquer Receita

15/05/2025

Como fazer um bolo de cenoura fofinho?

15/05/2025
EM DESTAQUE

Crescimento da população médica impulsiona contabilidade especializada

08/11/20230

Pacientes oncológicos encontram alternativa para tratamento de náuseas com cannabis medicinal

15/01/20240

Em um mês, plataforma Desenrola renegociou R$ 2 bilhões em dívidas

07/11/20230

Sabesp prevê R$ 18,6 bi para rios Pardo, Grande, Piracicaba, Capivari e Jundiaí

06/03/20240

Provão Paulista: Fatec abre 5ª e 6ª chamadas para ingresso no ensino superior

22/02/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Como Economizar Dinheiro Rápido 7 Dicas Infalíveis

15/05/2025

Aprenda Como Fazer Molho Branco Bechamel Perfeito Qualquer Receita

15/05/2025

Como fazer um bolo de cenoura fofinho?

15/05/2025
CONTATO

E-mail: wupimarketing@gmail.com

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.