Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - FINANÇAS - Pequenos centros comerciais fortalecem mercado de vizinhança
FINANÇAS

Pequenos centros comerciais fortalecem mercado de vizinhança

05/12/202300
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Sem corredores cobertos, com estacionamento na frente das lojas e vitrines voltadas para fora, os strip malls, na tradução literal “shoppings em linha”, já são bem conhecidos nos Estados Unidos, sendo referência do varejo de lá por oferecer soluções de conveniência e serviços ao consumidor que reside ou trabalha na região. Apesar do modelo de negócio ter chegado ao Brasil há algumas décadas, ganhou força na pandemia, e vem a cada ano conquistando maior ritmo de crescimento.

Com mais pessoas trabalhando, ao menos parcialmente, a partir de casa e a busca por maior comodidade e qualidade de vida, existe uma mudança significativa no perfil do consumidor brasileiro, e é nesse movimento que se multiplicam os strip malls, empreendimentos que fortalecem o comércio de vizinhança. Quase 70% dos empreendimentos nesse formato no Brasil possuem menos de 5 anos, o que indica um mercado ainda muito jovem e com relevantes possibilidades.

Levantamento mais recente da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls) mostra que o modelo que predomina hoje no Brasil é o de menor porte, de até 1.500 m². E mais de 90% dos estabelecimentos ainda ficam na região Sudeste, o que indica grande oportunidade de crescimento nas demais áreas do país, ainda pouco exploradas, mas que estão se movimentando.

Em Goiás, por exemplo, existem empresas que estão atentas às oportunidades e investem nesse mercado, como a BP Real Estate Pro, que entrega soluções em ativos imobiliários. “Percebemos que existe uma mudança de hábitos por parte do consumidor e, além de atender às expectativas desse novo público, com o modelo de negócio é possível reduzir substancialmente os custos de operação”, explica Marcos Blanche, sócio diretor da BP Real Estate Pro. A empresa lançou cinco strip malls nos últimos dois anos na região Centro-Oeste e trabalha com investidores que buscam oportunidades de diversificar a carteira de forma segura. 

O servidor público Glauber Oliveira Barroso fala sobre a comodidade: “É um local compacto que atende muito bem as nossas expectativas. Antes eu malhava em outra academia que não era tão longe, mas tinha que pegar o carro pra ir e não era 24 horas. Aqui ficou muito mais prático, além de ser bem melhor poder vir andando e apreciando a cidade de uma outra forma. Com certeza representa mais qualidade de vida.”

Mercado de vizinhança e o novo consumidor

Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel em dez países da América Latina, incluindo o Brasil, apontou que 68% dos latinos fazem suas compras perto de casa, optando pela conveniência da proximidade ao ponto de venda. Analisando apenas os consumidores brasileiros, este número chega a 77% segundo pesquisa realizada neste ano pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Dentre os principais motivos para a escolha, somando 40% dos indicadores, estão o conforto, comodidade, agilidade e facilidade. Outras razões também foram citadas pelos consumidores, como acessibilidade e localização (17%); costume e conhecimento do local (15%) e preço (9%). “A mudança de hábito impacta até mesmo a saúde das pessoas, uma vez que esses empreendimentos têm áreas abertas que facilitam a circulação, o que mantém os clientes confortáveis, sem perderem de vista seus objetivos de consumo”, avalia Marcos.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Quais são os melhores investimentos para quem deseja morar em Portugal?

10/02/2025

Adesivo Hotmelt Acrílico UV: solução sustentável e de alta performance

04/09/2024

Henkel destaca soluções avançadas para o setor de mineração na Exposibram 2024

04/09/2024
EM DESTAQUE

Telhanorte Tumelero é campeã em duas categorias do Prêmio Reclame AQUI 2024

13/12/20240

Dia do Queijo: Hamburguerias do DF celebram a data

20/01/20240

Recreio Shopping reforça protagonismo feminino e celebra o Mês da Mulher

19/03/20250

Óleo diesel registra queda de preços nesta semana

19/12/20230

Como Fazer Uma Caipirinha Brasileira

28/12/20241
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

12/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

12/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

12/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.