Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia Internacional da Luta Contra a Endometriose reforça a importância do diagnóstico precoce e acesso ao tratamento

08/05/2025

HCP promove campanha Maio Cinza e alerta para os perigos do câncer cerebral

08/05/2025

Dia Mundial Sem Tabaco: Tabagismo aumenta riscos de complicações em transplantes capilares

08/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Por mais eficiência operacional de ponta a ponta: a tecnologia aplicada na gestão do varejo
TECNOLOGIA

Por mais eficiência operacional de ponta a ponta: a tecnologia aplicada na gestão do varejo

19/06/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Por Adriano Sambugaro 

 

Adaptabilidade, flexibilidade e eficiência são três palavras-chave para o mundo do varejo moderno, se aproximando cada vez mais de tecnologias que aprimoram a gestão e permitem que os pontos de operação sejam transformados.  

 

A principal preocupação em implantar experiências favoráveis aos consumidores faz da tecnologia um artifício de investimento ainda mais importante. A pesquisa da consultoria Opinion Box e da empresa Dito, de 2023, revela que 86% dos entrevistados acreditam que a tecnologia contribui grandemente para o processo de compra.  

 

Impactando diretamente as rotinas, os benefícios começam na produtividade e otimização de processos, até a influência em uma gestão mais eficiente e um atendimento mais eficaz. Avançando mais a cada dia, a relação entre a tecnologia e o varejo tem representado o momento de aproveitar oportunidades e superar desafios. 

 

A frente de caixa e a transformação digital  

Um dos pontos mais críticos na operação de um estabelecimento varejista é a frente de caixa. A eficiência dessa área tem o poder de determinar a satisfação do cliente a produtividade da loja. Lendo essa preocupação, tecnologias como o self-checkout e o monitoramento das operações com integração de dados em tempo real tem revolucionado a forma como as transações são realizadas e controladas.  

 

Explicando de forma simples cada funcionalidade e suas vantagens, temos o self-checkout como um impulsionador da autonomia dos clientes, que podem escanear e pagar seus produtos de forma autônoma, reduzindo filas e agilizando o processo de compra. Porém este novo recurso, traz novas preocupações para os varejistas, como o aumento de perdas por erros operacionais, fraudes e até o efeito contrário do objetivo inicial, com lentidão no processo caso o suporte não seja adequado. É aí que entra a tecnologia novamente, para elevar o nível da experiência de compra na área de autoatendimento, com o atendimento instantâneo via chat e monitoramento em tempo real das operações. 

Este monitoramento em tempo real é uma ferramenta de gestão que também pode ser aplicada nos checkout tradicionais, com cobertura de imagens completas e inteligentes associados aos dados do cupom, auxiliando na resposta rápida a possíveis incidentes, além de permitir a fiscalização remota de operações, agilizando muito as validações que antes precisavam da presença de um fiscal. 

 

 

A gestão de estoque e a necessidade de inteligência  

Como sabemos, a tecnologia tem como sobrenome a adaptabilidade e a flexibilidade, dois elementos que contribuem grandemente para a gestão de estoque. Sistemas de gestão de inventário baseado nas tecnologias avançadas e artificiais oferecem uma visão em tempo real dos níveis de estoque e permitem que o controle seja mais preciso.  

 

Um exemplo claro para essa melhoria é a tecnologia RFID (Identificação por Radiofrequência), com rastreamento automático de produtos, desde a entrada no armazém até a disposição nas prateleiras. Com o RFID, é possível realizar inventário de uma loja inteira em poucos minutos, localizar itens com facilidade, e manter a visibilidade de estoque atualizada o que é extremamente importante para vendas omnicanal. Ao mesmo tempo, servem como alertas, prevenindo perdas quando produtos são removidos sem autorização.   

 

A inovação integrada no varejo  

Investir na integração de tecnologia na gestão do varejo cria um ecossistema inteligente de grande ganho operacional de ponta a ponta. Além de tornar a loja um ambiente amplamente adaptável e flexível, capaz de responder rapidamente às mudanças e exigências do mercado, a experiência dos consumidores também está sendo levada em consideração.  

 

Através de uma compra agradável e personalizada, varejistas se mantém competitivos no mundo dos negócios, aproveitando dos resultados gerados para análise de insights e informações que se transformam em mais oportunidades de melhoria.  

 

É, portanto, um ciclo virtuoso e contar com especialistas para orientar e guiar a implementação correta e saudável dessas tecnologias é o primeiro passo. A tecnologia, sendo complexa, precisa contar com especificação detalhada da infraestrutura necessárias, com estratégias eficientes para atingir a segurança e a gestão eficiente que ajuda a alavancar os resultados do varejo.  

 

*Adriano Sambugaro é CEO da Inwave 

 

Sobre a Inwave  

A Inwave é uma empresa focada em soluções inovadoras e inteligentes voltadas ao mercado de varejo. Com mais de 15 anos de experiência, a Inwave conta com seu próprio Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, para decifrar as últimas tendências tecnológicas e encontrar novas formas de revolucionar o mercado varejista. Com o foco no desenvolvimento, a Inwave traz soluções que auxiliam o varejista a reduzir perdas, melhorar a experiência de compra e a transformar toda a gestão de varejo. Alguns clientes Inwave são Carrefour, Super Nosso, Cencosud, Muffato, Villefort, Super Adega, Supermercados Andreazza, Nike, Centauro, Riachuelo, Lacoste, Torra e dezenas de outras redes no Brasil, além de varejistas na Europa e América Latina.  

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEPHANIE FERREIRA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

SISQUAL® WFM realiza evento em São Paulo para debater eficiência operacional na área da saúde

08/05/2025

A IA tem direito de usar minha obra?

08/05/2025

MakeOne reforça protagonismo em IA e Customer Experience como patrocinadora e debatedora no IACX 2025

08/05/2025
EM DESTAQUE

Dia Mundial da Saúde: cuidar do corpo é também cuidar da mente, afirma a psicóloga Débora Queiroz

01/04/20250

Médicos e alunos de Medicina viajam de São Paulo para prestar atendimento médico no Pará 

12/12/20240

Black Friday Privacy: Até 80% de Desconto nos Perfis Mais Quentes da América Latina

24/11/20230

Dólar: moeda está cotada a R$ 4,91

11/12/20230

Churrasco On Fire, da dupla Fernando e Sorocaba, chega São Miguel do Oeste

14/11/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia Internacional da Luta Contra a Endometriose reforça a importância do diagnóstico precoce e acesso ao tratamento

08/05/2025

HCP promove campanha Maio Cinza e alerta para os perigos do câncer cerebral

08/05/2025

Dia Mundial Sem Tabaco: Tabagismo aumenta riscos de complicações em transplantes capilares

08/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.