Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

11/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

11/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

11/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - NEGÓCIOS - Presentes: mais da metade dos brasileiros são influenciados pela ocasião e pelo orçamento na hora de ir às compras, aponta YouGov
NEGÓCIOS

Presentes: mais da metade dos brasileiros são influenciados pela ocasião e pelo orçamento na hora de ir às compras, aponta YouGov

21/12/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Dados da YouGov Profiles, ferramenta da multinacional de pesquisa de mercado on-line YouGov, apontam as tendências de consumo de presentes no Brasil. Segundo o levantamento, fatores como a ocasião (63%) e o orçamento disponível (55%) são os principais critérios que guiam a decisão dos consumidores no momento de presentear.

Além desses fatores, a ferramenta revela que a proximidade e relação com o presenteado influencia 50% dos entrevistados, enquanto critérios como usabilidade do presente (35%) e as preferências da pessoa aparecem na mesma proporção. Já aspectos como idade (27%) e gênero (23%) também são levados em conta, embora com menor relevância.

David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, explica que a YouGov Profiles é uma plataforma baseada em dados coletados continuamente e pesquisas contínuas, em vez de um único questionário limitado. “Com base nestes dados, fica evidente que datas comemorativas seguem impulsionando o mercado de presentes no Brasil. O Natal, por exemplo, continua sendo um dos principais momentos em que os consumidores gastam tempo e dinheiro para presentear, mas vale atentar para o fato de que a compra de presentes é, além de afetiva, uma decisão econômica. Em um país onde o consumo consciente ganha cada vez mais espaço, o equilíbrio entre custo, ocasião e relação com o presenteado guia as escolhas dos brasileiros”, analisa. 

As categorias mais escolhidas: roupas e bebidas lideram

No ranking dos presentes mais comprados, roupas, calçados e bolsas lideram com folga, escolhidos por 68% dos brasileiros. A preferência é ainda mais expressiva entre o público feminino (72%), enquanto 63% dos homens consideram essa categoria.

Logo em seguida, alimentos e bebidas, como chocolates, vinhos e doces, surgem como uma escolha popular, sendo mencionados por 44% dos consumidores entrevistados pela Profiles. Essa categoria se destaca especialmente entre as mulheres, com 51%, contra 28% entre os homens.

Itens voltados para saúde e beleza também aparecem entre os favoritos, com 40% de adesão. Aqui, a diferença entre gêneros é menor: 46% no público feminino e 42% no masculino, mostrando que produtos como maquiagem, perfumes e sabonetes têm ampla aceitação.

Brinquedos, livros e presentes personalizados

Brinquedos e jogos e livros empatam com 32%, refletindo a busca por opções que agradam tanto crianças quanto adultos. Entre os livros, a adesão é levemente maior entre as mulheres (34%) em comparação aos homens (29%).

Os presentes personalizados ganham cada vez mais relevância, aparecendo com 30% no levantamento. Canecas, camisetas e outros itens customizados são mais procurados por mulheres (35%) do que por homens (23%), reforçando a tendência de presentes com um toque especial e único.

Eletrônicos e joias ainda têm destaque

Na categoria de eletrônicos, a preferência masculina é maior, com 28%, enquanto 19% das mulheres optam por esse tipo de presente. Já as joias, incluindo acessórios e peças especiais, são escolhas de 22% dos brasileiros, com destaque semelhante entre os dois gêneros (23% feminino e 20% masculino).

Vouchers e cartões-presente, uma opção prática e funcional, são escolhidos por 16% dos entrevistados, enquanto equipamentos esportivos, ingressos e viagens aparecem no final da lista, com 10%, 8% e 7%, respectivamente.

“Com os dados da YouGov, fica claro que o mercado de presentes no Brasil é guiado por tradições, mas também por tendências modernas, como a busca por experiências únicas e presentes personalizados. Seja com roupas, bebidas ou acessórios especiais, presentear segue sendo um gesto essencial para expressar carinho e atenção”, diz Eastman.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
POLLYANA NEVES ROCHA FALCAO
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Nova ordem de Trump abre oportunidades inéditas para brasileiros qualificados nos setores de energia, mineração e infraestrutura nos EUA

11/05/2025

Dia das Mães 2025: como manter o orçamento equilibrado na data mais afetiva do ano

11/05/2025

Dia das mães: pesquisa aponta calçados e vestuários mais acessíveis como destaque para a data

10/05/2025
EM DESTAQUE

Da marcenaria ao artesanato: março é o mês de celebrar os profissionais que transformam o mundo com as mãos

19/03/20250

Por que a pálpebra treme? Entenda as causas e quando é hora de procurar ajuda

01/05/20250

Emenda, que altera regra de autorização de residência, foi publicada e tende a agilizar o tempo em que estrangeiros esperam para obter a cidadania portuguesa

01/03/20240

BPM e workflow management: juntos, podem fazer a revolução

07/06/20240

Sinduscon-MG e CBIC abrem inscrições para a 3ª edição do Construa Minas

15/07/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Iguatemi Esplanada celebra a importância da maternidade leve neste Dia das Mães

11/05/2025

Falta de acessibilidade em lojas e shoppings dificulta compras para o Dia das Mães

11/05/2025

Dia das Mães no Carioca Shopping tem sorteio de vales-compra, brinde especial e show ao vivo

11/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.