Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%

09/05/2025

Recife Outlet apresenta seleção de presentes especiais para as mães

09/05/2025

Paulista North Way tem presentes exclusivos e personalizados para o Dia das Mães 

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Projeto de extensão da Unifesp cria jogos educativos digitais para comunidade escolar
TECNOLOGIA

Projeto de extensão da Unifesp cria jogos educativos digitais para comunidade escolar

fatimabrasil15/04/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) – Campus São José dos Campos e professoras da escola municipal Maria dos Santos Aparecida Roncoi entregaram, no último dia 8/4, jogos educativos gratuitos desenvolvidos em conjunto, voltados para apoio e utilização em sala de aula. O grupo criou três jogos, sendo dois para o aprendizado das formas geométricas – Amélia pelo Mundo e Geodeck – e um sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), denominado 100 da Bisa.

A atividade faz parte do Centro de Estudos em Games e Internet (Cegi), projeto de extensão coordenado pela docente do ICT/Unifesp Vanessa Andrade Pereira, que tem como objetivo proporcionar atividades relacionadas aos temas dos jogos digitais, aplicações em tecnologias interativas, desenvolvimento de protótipos, plugins e interfaces para usos diversos (educação, saúde, empresarial e entretenimento) e estimular os estudos sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação na sociedade.

De acordo com a docente responsável pelo projeto, o Cegi, foi criado em 2016 como um projeto de extensão, congrega cerca de 30 alunos(as) e entrega, ao menos, três jogos por ano para a comunidade, que ficam disponíveis na página do projeto.Atualmente divide-se em sete equipes: Game Design, Programação, Música, Arte, Tester, Marketing e de Pesquisa.

O grupo realiza diversas atividades acadêmicas anuais com temas relacionados aos jogos digitais (cursos de criação de jogos, game jams, mostras de arte, palestras e pesquisas) e conta com cerca de 20 jogos disponíveis gratuitamente no site, geralmente, trabalhando conteúdo de matemática do 3.º ano do ensino fundamental. A escolha pela matéria se deve ao baixo desempenho dos alunos brasileiros nos testes internacionais. Espera-se que o engajamento, motivado pelo jogo, possa melhorar o interesse e familiaridade dos alunos com o conteúdo.

Ainda segundo a docente, a iniciativa nasceu com o propósito de aproximar a universidade da comunidade, criando pontes entre o conhecimento acadêmico, a inovação tecnológica e as demandas reais da sociedade.

“Neste ciclo, tivemos a oportunidade de unir o trabalho dos(as) estudantes do ICT/Unifesp com o das professoras da rede estadual de ensino, permitindo um processo colaborativo, rico em trocas, no qual os saberes da escola e da universidade se encontraram para produzir algo significativo para o ambiente escolar, enquanto os alunos do ICT/Unifesp tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades importantes para o mundo do trabalho. Agradecemos às professoras da escola pela dedicação e por abrirem as portas para esse trabalho conjunto. E agradeço especialmente aos(às) estudantes e a servidora técnica administrativa em educação da Unifesp e intérprete de Libras Sara Bueno, que se envolveram com tanto empenho e criatividade “, ela completou.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CARLA GABRIELLI BERTO
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Daikin lança AirTech Challenge 2025: Reimaginando o futuro do ar

08/05/2025

IAS anuncia soluções de Brand Safety e Suitability com IA para publicidade em podcasts na Spotify Audience Network

08/05/2025

ASUS anuncia promoção de compre e ganhe para o Dia das Mães

08/05/2025
EM DESTAQUE

Furukawa promove mais um treinamento gratuito de tecnologia para estudantes em situação de vulnerabilidade social

30/10/20231

Demanda das empresas por crédito avança 11,3% em janeiro, com forte procura das MPEs, mostra Serasa Experian

01/04/20250

Por onde anda o ex ator de Chiquititas, Odoguiinha?

31/05/20240

ANBC destaca papel dos birôs de crédito diante da desaceleração do mercado em 2025

18/04/20250

PositivoSEG explica a importância da manutenção preventiva de sistemas de segurança eletrônica para evitar falhas e reduzir custos

14/03/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%

09/05/2025

Recife Outlet apresenta seleção de presentes especiais para as mães

09/05/2025

Paulista North Way tem presentes exclusivos e personalizados para o Dia das Mães 

09/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.