As empresas brasileiras começaram 2025 investindo mais em desenvolvimento profissional. E os times de tecnologias estão entre os mais impactados positivamente. A Pesquisa Panorama do Treinamento 2024-2025 mapeou que houve um aumento de 14% no investimento anual em Treinamento e Desenvolvimento (T&D) por colaborador no Brasil, refletindo a crescente importância da capacitação em tecnologia. O relatório destacou que 72% das empresas priorizam a aquisição de cursos pontuais, enquanto 66,9% optam por plataformas de educação com trilhas de estudo, especialmente em áreas como metodologias ágeis, ciência de dados e desenvolvimento de lideranças.
A Pesquisa Global Hopes and Fears de 2024, realizada em 50 países, entre eles o Brasil, com 56 mil entrevistados pela PWC, mostrou que os profissionais também estão ávidos por adquirir habilidades digitais. E são motivados pela adoção da inteligência artificial no dia a dia e pelo direcionamento a enfrentar novos desafios de carreira.
Segundo o levantamento feito pela Rocketseat, ecossistema de educação para profissionais de tecnologia, na sua plataforma voltada a empresas, os três conteúdos mais solicitados foram Desenvolvimento de Inteligência Artificial, Produtividade com Inteligência Artificial para Devs e Inteligência Artificial para Devs.
Profissionais com competências especializadas em IA podem receber salários até 25% maiores do que a média do mercado, segundo a PwC Brasil. “No movimento contrário da ‘destruição’ de carreiras, diversas oportunidades, novas profissões, com novas demandas do mercado, são criadas com a inteligência artificial. E o saldo é positivo com 78 milhões novas profissões. Para muitas delas, a programação será essencial. Isso porque as ferramentas que facilitarão o cotidiano não surgem como passe de mágica, o programador é o meio que conecta as pontas da complexa tecnologia com o trabalho automatizado”, observa a CEO da Rocketseat, Isabela Castilho.
Além das três trilhas voltadas à Inteligência Artificial, os conteúdos mais acessados são: Clean Code; DevOps; Full Stack Web;Python; Lógica de Programação; ReactJS; GO; e Java.
A plataforma Rocketseat para Empresas é utilizada por mais de 120 empresas, boa parte sendo grandes corporações e líderes em seus setores, como Banco do Brasil, Dell, ExxonMobil, Grupo Soma, Grupo Suzano, Santander, Vtex Brasil. “Em relação a necessidades futuras, observando o movimento de empresas parceiras, a demanda por desenvolvimento de times em linguagens como Kotlin, Swift, JavaScript, C#, que são tecnologias presentes no ecossistema Rocketseat, vem aumentando significativamente no mercado de programação”, sinaliza Castilho.
Sobre a Rocketseat
Fundada no Brasil em 2017 por três programadores, a Rocketseat é uma escola de programação especializada que oferece cursos, pós-graduação e eventos voltados à comunidade de devs no mercado de tecnologia brasileiro com um ecossistema completo que atende não só profissionais, mas também empresas e times inteiros de tecnologia de grandes empresas como Mercado Livre, Ifood, Unimed, Banco do Brasil, entre outros. A empresa faz parte do grupo Digital House e ao todo, a Rocketseat já transformou a vida de mais de um milhão de pessoas por meio da educação. Isabela Castilho é a CEO da Rocketseat – à frente das operações.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gazeta da Semana | MELHOR MIDIA EDITORA E PUBLICIDADE LTDA
contato@gazetadasemana.com.br