Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Óculos de sol feminino: Proteção e estilo para seus olhos

02/06/2025

Como fazer um álbum de fotos digital?

02/06/2025

Bolo de Rolo Pernambucano Patrimônio Cultural e Saboroso

02/06/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Qual o impacto das avaliações negativas na internet em 2024?
TECNOLOGIA

Qual o impacto das avaliações negativas na internet em 2024?

12/04/202400
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

O site Reclame AQUI é o mais conhecido dos brasileiros quanto o assunto é procurar empresas antes de fazer compras. A página tem mais de duas décadas de atuação, com 20 milhões de acessos mensais, volume suficiente para que esse espaço seja encarado como um “validador extra oficial”.

Também pudera: 66% dos acessos do Reclame AQUI são de pessoas querendo informações de outros consumidores a respeito de produtos, serviços, reputação e qualidade de atendimento.

Ao lado de outros validadores, como o Google Meu Negócio e as redes sociais, esta página é um choque de realidade diário para as empresas – que já perceberam o valor de zelar não apenas do que está oferecendo, mas também da sua reputação online, a chamada prova social.

“Estamos lidando com o comportamento do consumidor, ou seja, é um termômetro diário e permanente que quando descuidado, pode prejudicar reputações. Um comentário ruim em qualquer lugar da internet tem poder suficiente para anular 20, 30 comentários positivos.” comenta Ediney Giordani, Estrategista de Marketing Digital da KAKOI Comunicação.

Qual o comportamento?
A Pesquisa de Avaliação do Consumidor Local 2024, da Bright Local, analisou esses padrões de comportamentos interativos entre consumidores e negócios locais, trazendo luz para a importância de cuidar das avaliações online na construção e manutenção da reputação.

– O Google ainda é o site mais utilizado para procurar críticas online, embora o percentual tenha caído de 87% em 2023 para 81% em 2024.
– 91% dos consumidores levam em consideração avaliações das filiais locais de grandes empresas para o impacto da percepção geral. Ou seja, se o fast food do bairro atender mal, quem recebe críticas é o grupo todo.
– 88% dos consumidores usariam uma empresa que responde a todas as suas avaliações e apenas 47%, menos da metade, consumiriam algo de quem não responde a nenhuma avaliação.

“Responder às avaliações é básico, ainda mais quando os comentários são negativos. Uma empresa que lava as mãos nesse momento está pedindo para que as pessoas não venham até o local e há lógica nesse comportamento: se a empresa não respondeu alguma coisa, deve ser verdadeira a reclamação e a pessoa, enquanto consumidor, não deseja passar pela mesma situação.”

Onde estão esses comentários?
O Google Meu Negócio segue relevante assim como as redes sociais, que servem como início da jornada das pessoas em busca de avaliações. A pesquisa mostra que 34% dos consumidores começam dando uma olhada no Instagram e 23% partem do TikTok para ver os comentários.

Ediney chama a atenção ao fato de que os consumidores que procuram um negócio local pesquisam a reputação em mais de um lugar, para se certificar que os comentários são reais:

“Esse comportamento está presente em 71% dos consumidores pesquisados. O consumidor sabe que as empresas recebem comentários em várias frentes, como o Facebook. Cuidar apenas do Google e ignorar outras fontes de avaliações é abrir um portal para que o consumidor encontre uma única avaliação péssima que, se estiver abandonada, sem resposta, tem poder negativo para mudar a decisão desta pessoa” completa Ediney.

 

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

CP Games se destaca no principal encontro de iGaming do Brasil

06/05/2025

Lava e seca: Tecnologia e eficiência para roupas limpas e bem cuidadas com inovação e praticidade

28/04/2025

O futuro da informação: o jornalismo em tempos líquidos

28/04/2025
EM DESTAQUE

Gargamel de Águas Claras é recluso por vender droga de cavalos em festas

15/09/20230

A Era das Legendas com Propósito: Como as Frases Estão Redefinindo o Conteúdo nas Redes

03/04/20251

Estratégias Eficientes para Iniciar Projetos de SEO e Aumentar o Tráfego do seu Site

26/01/20240

Matheus Mattuvo apresentador rede tv

26/02/20240

O TEMPO E A TEMPERATURA: terça-feira (28) com sol e variação de nuvens na região Sudeste

27/11/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Óculos de sol feminino: Proteção e estilo para seus olhos

02/06/2025

Como fazer um álbum de fotos digital?

02/06/2025

Bolo de Rolo Pernambucano Patrimônio Cultural e Saboroso

02/06/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.