Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - Reajuste anual de medicamentos entra em vigor em 1º de abril; veja como economizar antes da alta
BEM-ESTAR

Reajuste anual de medicamentos entra em vigor em 1º de abril; veja como economizar antes da alta

fatimabrasil29/03/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Reajuste anual de medicamentos entra em vigor em 1º de abril; veja como economizar antes da alta

Sindusfarma aponta para um aumento de 3,48%; especialista alerta para impacto na continuidade dos tratamentos e dá dicas para reduzir gastos

Nova Lima, março de 2025 – A partir de 1º de abril, os preços dos medicamentos no Brasil sofrerão o reajuste anual autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento (CMED), vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em 2025, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) aponta para uma média de 3,48%, o que deverá ficar abaixo da inflação dos últimos 12 meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 5,06%. O percentual final será divulgado até 31 de março.

O reajuste dos medicamentos pode variar conforme a concorrência no mercado. Quanto maior a oferta de um determinado remédio, menor tende a ser o aumento autorizado. Isso acontece principalmente com genéricos e similares sem patente, que possuem preços mais competitivos. Já medicamentos patenteados ou com poucas alternativas disponíveis podem sofrer reajustes mais elevados.

Embora o reajuste médio seja inferior à inflação, na prática, os preços finais podem variar significativamente. Isso porque o reajuste incide sobre o Preço Máximo ao Consumidor (PMC), que estabelece o valor máximo permitido para a venda dos medicamentos. Lélio Souza, Vice-presidente de Soluções para Prática Médica da Afya, explica que muitos medicamentos são comercializados abaixo desse teto, permitindo variações amplas nos preços praticados pelas farmácias.

“Mesmo que o reajuste seja menor, como os 3,48% projetados, o consumidor pode encontrar diferenças expressivas nos valores, pois o preço final depende das políticas de cada farmácia. Em 2024, por exemplo, identificamos medicamentos que tiveram variações maiores que 300% ao longo do ano. Esse é o caso da Rivaroxabana, um tipo de anticoagulante, que teve seu preço variando em até 359%”, afirma Souza. Os dados são da CliqueFarma | Afya, plataforma de comparação de preços de medicamentos, e foram obtidos com base nos menores preços mensais praticados entre as mais de 80 redes de farmácias parceiras da plataforma.

Impacto na saúde e alternativas para economizar

Para o médico e professor de Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade da Facimpa | Afya, Isaac Ramos, o aumento dos preços pode comprometer a continuidade dos tratamentos, especialmente para populações de baixa renda. “O comprometimento da renda com medicamentos pode levar à interrupção de tratamentos essenciais, agravando condições de saúde e aumentando a demanda por serviços médicos”, explica.

Para minimizar os impactos do reajuste, o especialista orienta os consumidores a adotarem estratégias que garantam o acesso aos tratamentos com menor custo. Confira algumas dicas:

Opte por genéricos ou biossimilares: são versões mais acessíveis financeiramente, com eficácia comprovada.
Aproveite programas governamentais: o programa “Farmácia Popular” oferece medicamentos gratuitos ou com descontos para diversas condições de saúde.
Busque assistência farmacêutica no SUS: unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizam gratuitamente diversos medicamentos essenciais.
Compare preços antes da compra: utilizar plataformas online para comparação de preços, como a CliqueFarma | Afya, pode ajudar a encontrar os melhores valores.
Compre em maior quantidade: se o medicamento tiver validade longa e for de uso contínuo, adquirir uma quantidade maior pode gerar economia.
Aproveite descontos e programas de fidelidade: muitas farmácias oferecem benefícios para clientes cadastrados.

Sobre a Afya  
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.593 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 21 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq  em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. 
Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br. 

Informações para imprensa:
InPress Porter Novelli
[email protected] 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SOPHIA MUNIZ SALUSTIANO
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Mais de 76 mil doses de vacinas são aplicadas no Dia D de Vacinação em São Paulo

12/05/2025

Você sabia que sua saúde bucal pode aumentar o risco de doenças graves?

12/05/2025

São Judas realiza 1º Simpósio de Implantodontia com especialistas renomados

12/05/2025
EM DESTAQUE

BV, Bmg e Nestlé iniciam período de ofertas

25/11/20240

Ranking de acidentes de trabalho: foco na prevenção deixa construção civil fora do top 5 em Joinville

24/01/20250

Samsung apresenta soluções de exibição inovadoras que vão além dos limites na ISE 2024

03/03/20240

Black Friday: MadeiraMadeira oferece projeto 3D de ambientes gratuito para quem frequentar lojas físicas até o final deste mês

25/11/20240

Soluções metálicas para espaços públicos: bancos, grades e passarelas mais duráveis e seguras

03/03/20250
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.