A moda está em constante evolução e é impulsionada pela busca da inovação e da responsabilidade. A indústria está constantemente se reinventando, explorando novas tecnologias e técnicas que unem design, funcionalidade e responsabilidade. Em linha com esse movimento, o designer brasileiro Reinaldo Lourenço une forças com a TENCEL™ fibers, marca de fibras sustentáveis do Grupo Lenzing, e a Canatiba Textil para lançar sua segunda coleção em parceria. A linha resgata a elegância atemporal, com peças jeans que misturam alfaiataria e visual contemporâneo, sem abrir mão do compromisso com a sustentabilidade.
As peças foram desenvolvidas com fibras TENCEL™, que, além de sustentáveis, são biodegradáveis e compostáveis, promovendo uma abordagem que transcende a estética e convida à reflexão sobre o futuro da moda e seu impacto positivo. A coleção destaca-se pelas lavagens escuras, detalhes de ilhós com amarração e uma alfaiataria de modelagem precisa e fluida, simbolizando a harmonia entre as marcas. “É um grande prazer trabalhar com a Canatiba Textil e com a TENCEL™, empresas que desenvolvem matérias primas novas e elaboradas, importantes para a indústria nacional. Com essa união, consegui inserir a sustentabilidade nas peças, gerando um processo único desde a criação de cada linha, resultando em collabs com história, cultura, responsabilidade ecológica e elegância”, destaca Reinaldo Lourenço.
Escolher moda sustentável vai além do estilo – é uma atitude responsável. Um exemplo disso foi a escolha do tecido Everest MaxSkin, da Canatiba Textil, que utiliza fibras TENCEL™ Liocel, provenientes de fontes de madeira controladas ou certificadas. Essas fibras são produzidas com, no mínimo, 50% menos emissões de carbono e consumo de água, além de serem 100% biodegradáveis e compostáveis. Optar por peças feitas com materiais sustentáveis ajuda a reduzir o impacto ambiental, já que a indústria da moda é responsável por 8% das emissões globais de gás carbônico. “Nosso compromisso é transformar o setor e mostrar que é possível unir sofisticação e responsabilidade ambiental. Queremos inspirar consumidores e marcas a fazerem escolhas conscientes, contribuindo para um futuro onde a moda seja uma verdadeira aliada da sustentabilidade”, afirma Juliana Jabour, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Têxteis na América do Sul do Grupo Lenzing.
O Grupo Lenzing foi pioneiro entre os produtores de fibras celulósicas ao estabelecer metas concretas e cientificamente verificadas para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além do compromisso ambiental, as fibras TENCEL™ Liocel oferecem um toque excepcionalmente suave, tornando os tecidos mais macios e confortáveis. Graças à sua estrutura inovadora, essas fibras absorvem e liberam a umidade de forma eficiente, proporcionando maior bem-estar e uma experiência única ao vestir.
Com mais de 55 anos de história, a Canatiba Textil destaca-se como referência global em tecelagem, fornecendo materiais de alta qualidade para marcas renomadas na Europa e nas Américas. Seu compromisso com a pesquisa e o aprimoramento contínuo de processos industriais reforça seu papel como pioneira na moda sustentável, impulsionando a inovação e promovendo um futuro mais consciente para a indústria têxtil.
“Nesta nova collab, o Everest ganha novas formas e um acabamento impecável, que é DNA do Reinaldo. Sempre me surpreende ver como grandes criadores elevam o jeans ao aplicar sua expertise em cada peça”, ressalta Ivna Barreto, Gerente de Marketing da Canatiba Têxtil.
A coleção cápsula Reinaldo Lourenço com a TENCEL™ e a Canatiba Textil estará disponível para venda a partir de 02 de abril nas lojas do estilista em São Paulo, no e-commerce da marca e nas lojas multimarcas de todo o Brasil.
Sobre a TENCEL™
TENCEL™ é a principal marca de fibras têxteis do Grupo Lenzing. Desde 1992, a marca TENCEL™ tem sido uma potência que defende uma mudança positiva na indústria têxtil por meio de processos de produção eficientes em termos de recursos e inovações contínuas em fibras. As fibras Liocel e Modal da marca TENCEL™ são materiais de baixo impacto e alto conforto feitos de fontes de madeira gerenciadas de forma sustentável. Ambas as fibras são naturalmente macias, suaves ao toque e podem suportar cores ricas em tecidos. Com controle eficaz da umidade, os tecidos feitos de ambas as fibras também suportam uma sensação natural de secura.
Como soluções têxteis sustentáveis, as fibras TENCEL™ Liocel e Modal são altamente versáteis e podem ser combinadas com uma ampla gama de fibras têxteis para oferecer uma variedade quase infinita de designs e funções de produtos. As fibras podem ser incorporadas em quase todas as categorias têxteis, desde prêt-à-porter, jeans, roupas íntimas, roupas esportivas, roupas de trabalho, calçados e até produtos têxteis-lar.
As fibras TENCEL™ Liocel e Modal podem se decompor e compostar no final de seu ciclo de vida (certificado TÜV AUSTRIA). As fibras também são certificadas com o rótulo ecológico da UE (licença nº. AT/016/001) pela excelência ambiental, reconhecendo os elevados padrões ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Para saber mais sobre a marca TENCEL™, visite https://www.tencel.com/. Para obter mais detalhes sobre os recursos de sustentabilidade, desempenho, bem como a tecnologia e os processos de produção por trás das fibras da marca TENCEL™, visite https://www.tencel.com/claims.
Sobre o Grupo Lenzing
O Grupo Lenzing representa a produção ecologicamente responsável de fibras especiais à base de celulose e material reciclado. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos. As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas funcionais, confortáveis e modernas até têxteis-lar duráveis e sustentáveis. Devido às suas propriedades especiais e à sua origem botânica, as fibras Lenzing biodegradáveis e compostáveis certificadas pela TÜV também são altamente adequadas para produtos de higiene do dia a dia.
O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor agregado para os consumidores. O Grupo Lenzing se esforça para a utilização e processamento eficientes de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a transformar a indústria têxtil do atual sistema econômico linear para uma economia circular. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e, assim, também apoiar as metas do Acordo de Paris e do “Green Deal” da Comissão Europeia, a Lenzing desenvolveu um plano de ação climática claro e baseado na ciência que visa reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e uma meta líquida zero (escopo 1, 2 e 3) até 2050.
Principais Fatos e Números Grupo Lenzing 2023
Receita: 2,52 bilhões de euros
Capacidade nominal: 1.110.000 toneladas
Funcionários (FTE): 7.917
TENCEL™, LENZING™ ECOVERO™, VEOCEL™, LENZING™ e REFIBRA™ são marcas comerciais da Lenzing AG.
Sobre a Canatiba Textil
Desde a sua fundação, há mais de 50 anos, a Canatiba busca na tecnologia o caminho para a transformação e modernização do mercado de jeanswear – o mais competitivo dos segmentos têxteis. Reunindo entre seus clientes as principais marcas da Europa, América do Sul, América Central e África, a Canatiba investe continuamente em pesquisa de tendências e processos industriais com o objetivo de transformar ideias em inovação permanente. Equipada com tecnologia de ponta, a Canatiba opera com processos certificados e utiliza insumos ecologicamente corretos que possibilitam a redução de emissões de gases, reuso de água, cumprindo os mais modernos protocolos sustentáveis do planeta.
Sobre Reinaldo Lourenço
Em suas próprias palavras: “A mulher que usa minhas roupas é contemporânea, gosta de moda, gosta de design, tem prazer em se vestir”. A cada temporada, essa estilista brasileira, nascida em Presidente Prudente, cidade do interior de São Paulo, conquista mais espaço na moda. A originalidade nas fusões culturais, a união de materiais e a reconstrução do vintage constituem a base do seu conceito futurista, que funde o futuro e o passado. Seu arsenal de contrastes comunica uma linguagem capaz de impulsionar a moda para novos desafios estéticos com recortes, drapeados e sobreposições.
Tastemakers Brasil
Bárbara Bitencourt | (11) 95775.7503
Pricila Lagos | (11) 99167.1807
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Barbara Miranda Bitencourt
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