Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Dia das Mães: Shoppings do Rio e Niterói celebram a data com sorteios de carros e iPhone

09/05/2025

Sugestões de restaurantes do ParkShopping São Caetano para comemorar o Dia das Mães

09/05/2025

Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%

09/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - BEM-ESTAR - Saúde Mental vs Inteligência Artificial: o desafio corporativo da década
BEM-ESTAR

Saúde Mental vs Inteligência Artificial: o desafio corporativo da década

fatimabrasil15/04/202500
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

 

Nos próximos anos, as empresas devem enfrentar um desafio significativo e a saúde mental dos colaboradores e a Inteligência Emocional se tornam fundamentais para o sucesso de um negócio. Este cenário é impulsionado por mudanças geracionais e pela crescente presença da IA, além da necessidade urgente de manter o lado humano das corporações. 

 

O fato é que a IA está transformando muito radicalmente, e na mesma proporção de velocidade, a forma como trabalhamos, introduzindo eficiência, principalmente, mas também desafios para este equilíbrio emocional. Isso porque, apesar dessas ferramentas diminuírem o tempo aplicado em processos como contratação e folha de pagamento e reduzir o tempo gasto em tarefas operacionais significativas, ela também requer treinamento para conservar habilidades humanas, como o pensamento crítico – extremamente importante para as companhias. Esse insight é apoiado por um estudo da Gallup, que mostra que equipes com mais inteligência emocional podem ver uma melhoria de até 22% em produtividade. Isso é especialmente importante no Brasil, em que o estresse no trabalho é um problema para 67% dos trabalhadores, segundo dados do relatório “People at Work 2023: A Global Workforce View”, do ADP Research.

 

Nesse cenário, há a necessidade de as empresas não apenas adotarem tecnologias avançadas, mas também cultivarem um ambiente que priorize o bem-estar psicológico dos colaboradores, afinal, “máquinas não podem mover nossos corações”, como diz o empresário e investidor Jack Ma. E o mercado concorda: relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que ter saúde mental e suporte emocional apropriados no local de trabalho pode reduzir as taxas de afastamento por doença em até 28%, gerando um impacto direto na economia da empresa. Além disso, com a estimativa de que o estresse ocupacional afeta 1 em cada 4 trabalhadores europeus, a importância de iniciativas dessa natureza se torna ainda mais premente.

 

Ao examinar o panorama quantitativo, a McKinsey relatou que investir em programas de saúde mental pode resultar em retornos financeiros consideráveis. Isso porque cada dólar gasto nessas áreas resulta em um retorno de quatro dólares na forma de ganhos indiretos, incluindo aumento na produtividade e diminuição do absenteísmo. Já a Deloitte, em suas análises, destacou esta tendência afirmando que as gerações emergentes, como a Geração Alpha, que hoje ainda está se formando, já cresceram imersas no mundo digital e estarão cada vez mais inclinadas a procurar por ambientes de trabalho que unem inovação e empatia. 

 

Essa entrada de novas gerações no mercado de trabalho traz expectativas e valores distintos. As gerações mais jovens exigem transparência, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e oferecem uma perspectiva mais sensível à saúde mental. Essa geração exige qualidade de vida e isto faz com que as empresas reavaliem suas políticas, adaptando-se para fornecer apoio psicológico e um ambiente inclusivo que priorize o bem-estar mental. 

 

Por isso, precisamos enxergar a tecnologia como uma ferramenta de avanço humano – e não um substituto -, criando a fundação para ambientes profissionais eficazes e enriquecedores. Organizações que priorizam essas qualidades criam um espaço onde a criatividade, a colaboração e o engajamento prosperam. A previsão é que a IA venha não para substituir os trabalhadores, mas para ser uma aliada, potencializando habilidades. O desafio é treinar colaboradores para melhor interação com essa inovação. E, nesse processo está a necessidade de fomentar um diálogo contínuo e integrar a dimensão emocional na cultura organizacional.

 

Com todos esses insights e dados à disposição, é claro que enquanto as empresas continuam a embarcar na revolução tecnológica, elas também devem, acima de tudo, equilibrar essa viagem considerando a saúde mental e a inteligência emocional como pilares robustos que manterão seus times coesos e suas estratégias eficazes. Assim, essas qualidades – inconfundivelmente humanas – permanecem inestimáveis e devem nortear os novos padrões de engajamento e produtividade.

 

Planteando as bases para um ambiente saudável e adaptável, as companhias estarão não apenas preparadas para enfrentar os desafios futuros, mas também equipadas para liderar com visão e empatia. Abordar saúde mental e inteligência emocional não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma responsabilidade social e econômica. Nesse cenário emergente, líderes empresariais são convocados a agir com coragem, garantindo que o equilíbrio entre tecnologia e humanidade continue sendo a bússola que orienta decisões e ações. Assim, o futuro do trabalho se torna não apenas uma corrida por eficiência, mas uma jornada coletiva em direção a um amanhã mais inclusivo e consciente.

 

Cleide Cavalcante é jornalista com Master pela Universidade de Navarra e especialização em Comunicação Interna. Gerente de Comunicação na Progic, empresa líder em tecnologia para Comunicação Interna no Brasil, possui mais de 20 anos de experiência e 350 projetos digitais implantados em grandes empresas, como IBM, Danone e Michelin.

 

Sobre a Progic:

A Progic é líder em tecnologia para comunicação interna no Brasil e marca presença em mais de 15 países na América Latina, Europa e África. Conta com mais de 800 clientes e alcançando diariamente mais de 1.000.000 de pessoas ao redor do mundo. Por meio do Caqui, uma plataforma multicanal de comunicação corporativa que inclui TV corporativa, aplicativo, e-mail e desktop, a Progic auxilia empresas a se conectarem com 100% de seus colaboradores através de uma comunicação unificada, dinâmica e moderna, contribuindo para o aumento do alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. Acesse o site da Progic e saiba mais.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIANA SANTOS SILVA
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

Farmácia Hospitalar do IgesDF apresenta resultados expressivos e projeta inovações para 2025

09/05/2025

Hospitalar 2025 promove ações sociais e amplia impacto no setor da saúde

09/05/2025

Rodobens Seguros e Partner Benefícios promovem debate sobre saúde mental e riscos psicossociais no ambiente corporativo

09/05/2025
EM DESTAQUE

GOAT Digital apresenta Rookie Digital, unidade dedicada a micro e pequenas empresas

04/09/20240

NIAD promove campanha com os shoppings administrados em prol das pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

08/05/20240

Empreendedorismo: Liberdade de Decisão e Crescimento Financeiro

12/04/20240

NRF 2025: Hughes do Brasil explora tendências entre varejo e comunicação via satélite

10/01/20250

Zona Norte de SP tem os preços médios de combustíveis mais baratos da cidade, afirma Edenred Ticket Log

24/12/20240
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

Dia das Mães: Shoppings do Rio e Niterói celebram a data com sorteios de carros e iPhone

09/05/2025

Sugestões de restaurantes do ParkShopping São Caetano para comemorar o Dia das Mães

09/05/2025

Dia das Mães deve impulsionar vendas no varejo e shoppings preveem crescimento de 8%

09/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.