Close Menu
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
CONTATO
  • MODA E BELEZA
  • BEM-ESTAR
  • DECORAÇÃO
  • RECEITAS
  • FINANÇAS
  • FAMOSOS
  • TECNOLOGIA
  • TURISMO
  • PET
  • DICAS
Jornal Brasil AtualJornal Brasil Atual
Início - TECNOLOGIA - Será que estamos realmente aproveitando todo o potencial da IA para construir relacionamentos mais eficazes e personalizados?
TECNOLOGIA

Será que estamos realmente aproveitando todo o potencial da IA para construir relacionamentos mais eficazes e personalizados?

fatimabrasil24/04/202501
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
Compartilhar
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado a forma como interagimos com marcas e consumidores, tornando-se peça-chave para estratégias de personalização e engajamento. No entanto, será que estamos, de fato, explorando todo o seu potencial para construir relacionamentos mais eficazes e autênticos? Ou ainda estamos limitados a abordagens superficiais e automatizadas? 

Muitas empresas investem em CRM e outras ferramentas de automação, mas frequentemente se limitam a segmentar públicos e disparar comunicações massificadas, sem levar em conta o verdadeiro propósito da personalização. A IA generativa tem o poder de transformar essa realidade, criando interações ricas e individualizadas, mas apenas quando aplicada de forma estratégica. 

Ao longo dos anos, acompanhamos avanços significativos na coleta e análise de dados. Hoje, conseguimos entender comportamentos, prever necessidades e adaptar a experiência do consumidor em tempo real. Ferramentas como chatbots inteligentes, sistemas preditivos e motores de recomendação baseados em IA já permitem um nível de personalização muito superior ao que tínhamos há uma década. Mas, para que essas tecnologias entreguem seu máximo valor, é essencial que sejam usadas não apenas para otimizar processos, mas para fortalecer conexões reais entre marcas e consumidores. 

O desafio está em equilibrar a automação com a humanização. É fundamental que as interações impulsionadas por IA sejam mais do que simples respostas automáticas. Elas devem agregar contexto, empatia e relevância ao diálogo. No CRM, por exemplo, a IA pode ir além da segmentação e do envio de mensagens programadas, aprendendo com as interações e ajustando as comunicações para que sejam cada vez mais naturais e significativas. 

Outro ponto crítico é a transparência. Os consumidores estão mais atentos ao uso dos seus dados e esperam que as empresas utilizem a IA de forma ética e responsável. Isso significa criar experiências personalizadas sem ser invasivo, respeitando limites e garantindo que a tecnologia esteja a serviço do usuário, e não o contrário. 

Portanto, o verdadeiro potencial da IA na construção de relacionamentos eficazes ainda está em evolução. As empresas que souberem integrar tecnologia, dados e estratégia com inteligência humana terão uma vantagem competitiva real, pois oferecerão não apenas personalização, mas também relevância e autenticidade. 

Se quisermos realmente aproveitar os benefícios da IA, precisamos ir além do básico e explorar novas maneiras de criar conexões mais profundas e impactantes. A tecnologia já está disponível – a questão agora é como escolhemos usá-la. 

 

*Adilson Batista é especialista em IA Generativa e CIO da Cadastra. – E-mail: [email protected]   

Sobre Adilson Batista

Nascido em 1976, na cidade de São Paulo, Adilson Batista é CIO da Cadastra, além de especialista em Inteligência Artificial Generativa. Seu trabalho combina três competências distintas: design, tecnologia e estratégia de negócios. Atuou como vice-presidente da Wunderman e diretor de estratégia digital da Young & Rubicam, hoje VML. Foi fundador e CEO da agência digital Today e da consultoria de transformação de negócios Adbat, dedicando-se a projetos focados em negócios digitais. Para mais informações, acesse: https://www.linkedin.com/in/adilson/.  

  

Informações à imprensa

NB Press Comunicação  

Tel.: +55 11 99419-5757  

E-mail: [email protected] 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
[email protected]

Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

Assuntos Relacionados

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
EM DESTAQUE

cineasta canadense Bruce LaBruce vem ao Brasil para receber o prêmio Ícone Mix| Festival Mix Brasil _ 13 a 24/11

24/10/20240

PM Ambiental detém dupla e apreende balões em SP

15/04/20240

Dia Internacional da Talassemia – Levantamento da Abrasta mostra os desafios enfrentados pelos pacientes em todo o país

07/05/20240

Atendimento Veterinário Domiciliar: Uma Nova Tendência de Cuidado e Bem-Estar para os Pets

28/04/20250

O TEMPO E A TEMPERATURA: terça-feira (28) deve contar com chuva intensa em Santa Catarina

27/11/20230
QUEM SOMOS
QUEM SOMOS

Site de Notícias e Opinião

EM DESTAQUE

29 líderes da TD SYNNEX reconhecidas como Mulheres do Canal CRN® 2025

13/05/2025

Gartner: CEOs acreditam que suas equipes executivas não têm conhecimento elevado em IA

13/05/2025

TVs QLED da Samsung recebem certificação “Real Quantum Dot Display” da TÜV Rheinland

13/05/2025
CONTATO

E-mail: [email protected]

Telefone:  +55 11 97498-4084

© 2025 Jornal Brasil Atual.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.