O setor de franquias de alimentação continua em alta, impulsionado pelo interesse crescente de empreendedores e consumidores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias registrou um crescimento de 12,8% no segundo trimestre deste ano.
No semestre, o avanço foi de 15,8%, com faturamento totalizando R$ 121,8 bilhões, destacando a alimentação entre os segmentos de maior expansão.
Para quem deseja empreender com um investimento acessível, o setor de alimentação oferece diversas oportunidades a partir de R$20 mil, permitindo ao investidor aproveitar o potencial desse mercado em crescimento constante.
Antes de investir em uma franquia, é importante lembrar que todo investimento envolve riscos.
Embora as franquias ofereçam o respaldo de uma marca consolidada e um modelo de negócio estruturado, o sucesso do empreendimento depende de fatores como localização, gestão eficiente e alinhamento com o suporte oferecido pela franqueadora.
Avalie cuidadosamente os contratos e faça uma análise detalhada do mercado e da operação para minimizar os riscos e aumentar as chances de sucesso no setor.
Confira a nossa seleção.
Sua Coxinha
Fundada em 2017, em Jundiaí, interior do estado de São Paulo, a Sua Coxinha é uma rede de franquias de lanchonetes especializadas em coxinhas com sabor único e qualidade aprovada pelos clientes. Em rápida expansão, a empresa já possui 14 unidades em operação e tem se destacado por sua receita única que torna os seus salgados crocantes por fora e macios por dentro, tudo servido bem quentinho. O papel do franqueado é atuar na administração da unidade.
Valor de investimento: a partir de R$150 mil
Faturamento médio mensal: entre R$60 e R$80 mil
Tempo de retorno: entre 12 e 24 meses
Site da empresa: www.suacoxinha.com.br
Mordidela Burger Grill
Especializada em comida rápida, a Mordidela Burger Grill é uma rede de franquias que oferece refeições que vão do café da manhã até o jantar. O negócio oferece o suporte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil, o ZNTT. Os franqueados atuam com a gestão, divulgação e atendimento.
Valor de investimento: a partir de R$65 mil
Faturamento (mês): R$60 mil
Retorno do investimento: 12 meses
Site da empresa: https://franquia.grupozntt.com.br/mordidela/
Vida Leve
Os interessados em uma franquia de healthy foods devem ficar de olho na Vida Leve. A marca está presente em várias localidades do Brasil e conta com produtos naturais para quem busca uma vida mais saudável. Além disso, os modelos oferecidos pela empresa, que é administrada pelo Grupo ZNTT, contam com estrutura enxuta e de simples operação para os franqueados.
Investimento: a partir de R$20 mil
Faturamento (mês): a partir de R$10 mil/mês
Retorno do investimento: 3 a 5 meses (variável)
Site: https://franquia.lojaprodutosnaturais.com.br/
Ital’In House
A Ital’In House é uma rede de franquias de comida italiana no Box que atua com modelo de delivery. A marca conta com cerca de 150 unidades em operação com produtos que vão de macarrão, nhoque até risotos. Tudo desenvolvido com cuidado e atestado por paladares exigentes. O papel do franqueado é atuar com a administração da unidade, divulgação e vendas.
Valor de investimento: a partir de R$250 mil
Faturamento: passa de R$300 mil
Tempo de retorno: entre 16 e 18 meses
Site da marca: https://italinhouse.com.br/
Musteak
A Musteak é uma steakhouse e boutique de carnes premium, especializada em cortes de produção própria. Com origem em uma tradição familiar de mais de 30 anos, a Musteak combina qualidade e autenticidade em cada prato, atendendo ao público no interior de São Paulo. Além de sua unidade em Monte Alto, SP, a marca está em expansão e oferece oportunidades de franquia para quem deseja levar essa experiência gastronômica única a novas regiões.
Valor de investimento: R$360 mil (já incluindo taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio mensal: a partir de R$180 mil
Tempo de retorno: entre 18 e 14 meses
Site da empresa: https://musteak.com.br/
Rap Chef
Fundada por Israel Matias, a Rap Chef é uma inovadora rede de franquias de marmitas ultracongeladas que se destaca no mercado brasileiro. Com sede em São Paulo, a empresa foi criada com a missão de oferecer refeições saudáveis, acessíveis e deliciosas, idealizadas para atender especialmente mulheres, crianças e famílias. A Rap Chef começou sua jornada com uma linha fitness e, após uma fase de reinvenção, expandiu-se para um modelo de franquia bem-sucedido, contando hoje com mais de 500 freezers distribuídos por todo o Brasil. Cada unidade da franquia opera com o suporte total da marca, garantindo qualidade e satisfação tanto para os franqueados quanto para os consumidores finais.
Investimento inicial: a partir de R$ 20.900
Faturamento médio mensal: entre R$ 10.000 e R$ 50.000
Tempo de retorno: 6 a 12 meses
Site da empresa: https://www.instagram.com/meurapchefoficial/
Temaki Fry
Especializada em comida japonesa, a Temaki Fry é uma rede de franquias que se notabiliza pela qualidade e variedade dos produtos servidos. As operações da marca se destacam pelos pratos servidos, mas também pela praticidade e conveniência. As lojas, em sua grande maioria, ficam abertas até de madrugada e oferecem um ambiente moderno e agradável.
Investimento: a partir de R$300 mil
Faturamento (mês): R$300 mil (médio)
Retorno do investimento: 24 a 36 meses
Site: https://temakifry.com/franquia/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCUS ANTONIO LOPES DE SANTANA JUNIOR
marcus@agenciasucellus.com