Para aumentar a lucratividade de um negócio, é importante adotar estratégias eficazes, incluindo a introdução de itens estratégicos ao portfólio de serviços. Quando bem escolhidos, esses produtos não apenas geram novas fontes de receita, mas também proporcionam uma experiência mais completa e personalizada aos clientes.
De acordo com a Euromonitor, o mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil apresenta um crescimento robusto, com a indústria estimada em US$ 27 bilhões em 2023, e uma projeção de expansão de 7,2% ao ano até 2027. Esse cenário revela o grande potencial de lucratividade que pode ser explorado pelas empresas.
Um exemplo notável é a Homenz, rede pioneira em saúde e estética para o público masculino. Desde seu início, a marca optou por desenvolver linhas próprias, atendendo às necessidades dos clientes além do ambiente clínico, como suplementos para fortalecimento capilar, cremes faciais e vitaminas. Esses exemplos demonstram como a rede criou uma oferta complementar que vai além dos serviços prestados.
Pensando nisso, Luis Fernando Carvalho, CEO da rede, compartilha algumas dicas essenciais sobre como aplicar essa tática e transformar seu negócio.
1. Compreenda as demandas
“A chave para um foco estratégico bem-sucedido é entender as necessidades reais dos seus clientes. Sempre analise o feedback dos consumidores e acompanhe as tendências do setor para identificar o que realmente faria a diferença no cotidiano deles. Se você oferece tratamentos capilares, por exemplo, incluir suplementos e cosméticos capilares como parte do portfólio faz todo o sentido”, explica Luis Fernando.
2. Ofereça soluções complementares aos tratamentos realizados
“É necessário manter ou potencializar os resultados dos procedimentos realizados, criando uma experiência mais completa e contínua para o cliente. Isso não só fortalece a percepção de valor, mas também incentiva o cliente a incorporar os cuidados em sua rotina”, afirma.
3. Crie alternativas recorrentes para fomentar a fidelização
Conquistar os clientes a ponto de fazê-los retornar regularmente para reposições, fortalece o vínculo com a marca e cria uma receita constante. “Ao integrar o serviço à manutenção, você não apenas mantém o cuidado contínuo, mas também assegura que a experiência estética se estenda além da visita ao estabelecimento, criando um relacionamento duradouro e promovendo a lealdade à marca”, explica Carvalho.
4. Treine sua equipe
O executivo também ressalta a importância de treinar a equipe: “Pode parecer simples, mas é importante que a equipe esteja bem preparada para apresentar esses itens de forma eficaz. Treinamos os colaboradores para recomendar os produtos de maneira personalizada, ajudando a criar uma experiência ainda mais satisfatória para os clientes”, conclui.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISLANY OLIVEIRA CALDEIRA
islany@markable.com.br